terça-feira, março 12, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 12/03

LEI DOS ROYALTIES ENXUGA VERBA DO MEIO AMBIENTE
Nova regra, além de tirar receita do Fecam, reduz a capacidade de financiamento com União e entidades multilaterais

Não bastasse a redução da parcela dos royalties destinada ao Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), a lei que redistribui a renda do petróleo entre os estados ameaça a capacidade de multiplicação de investimentos do Estado do Rio. É que o dinheiro do Fecam, além de bancar projetos de despoluição das águas e saneamento básico, é usado como contrapartida em acordos com o governo federal e com organismos multilaterais. No programa de despoluição da Baía de Guanabara, rebatizado de Psam, os R$ 250 milhões do fundo estadual alavancaram R$ 1,050 bilhão em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Esse projeto, junto com a recuperação das lagoas da Barra e Jacarepaguá, está no caderno de encargos dos Jogos 2016. É compromisso dos governos federal, estadual e da Prefeitura do Rio com o COI”, sublinha Minc. Ano passado, o Fecam recebeu R$ 410 milhões de repasses de royalties (5% do pós e 10% do pré-sal). A previsão para 2013 era de R$ 460 milhões. Se a distribuição mudar, o fundo perderá até R$ 130 milhões. “Além de perder recursos, reduziremos a capacidade de alavancagem. É pancada dupla”, diz Minc

Concorrência
Búzios, na Região dos Lagos, está em campanha pelas competições de vela dos Jogos 2016. A modalidade está prevista para a Baía de Guanabara. Despoluída.

Em crise
A imprensa registrou 1.038 crises empresariais no Brasil em 2012, informa a Imagem Corporativa. Um quarto dos registros foi sobre problemas com consumidores.

Varejo (11%) e aviação (10%) foram as áreas mais citadas. Mas o episódio mais comentado do ano foi a suspensão pela Anatel da venda de chips das operadoras TIM, Oi e Claro.

Milhão
A Unimed-Rio fechou 2012 com patrimônio líquido de R$ 242,4 milhões, alta de 17% sobre o ano anterior. A cooperativa médica ampliou em 50 mil a base de clientes. Está com 900 mil. Planeja bater um milhão este ano.

É seguro
A Yasuda Seguros, do Grupo Sompo, espera crescer 58% no Estado do Rio em 2013. Está de olho nos setores de óleo e gás e automobilístico. “As múltis estão vindo para o Rio, queremos acompanhar o movimento”, diz o diretor Luiz Macoto Sakamoto.

Ecológico
O programa Patentes Verdes, do INPI, já tem 67 pedidos. Deve chegar a cem ainda este mês. É projeto voltado a tecnologias que reduzem impactos ambientais.

Mundo executivo Diretores e gerentes de obras, treinamento e desenvolvimento e engenheiros de petróleo estarão entre os profissionais mais requisitados no Rio de Janeiro este ano. A previsão é da Michael Page, empresa de recrutamento executivo.

“Os mercados de construção e óleo e gás continuam aquecidos. O profissionais de desenvolvimento vão cuidar da estruturação das empresas”, diz Ricardo Guedes, diretor-executivo da consultoria na cidade. Em 2012, as posições de finanças foram as mais requisitas na filial. A área correspondeu a 25% das contratações, seguida de engenharia (14%) e construção (10%). O Rio foi responsável por 33% das vagas da consultoria no setor jurídico e por 26% em banking. Em terceiro, veio a área de TI, com 22%.

R$1,35 BILHÃO ATÉ 2015
É o volume de recursos que o Fecam destinaria a projetos de despoluição de águas e saneamento no Rio. O dinheiro alavanca ria R$ 2,9 bi do PAC e do BID, estima a Secretaria do Ambiente.

‘LOVE IN RIO’
O amor pelo Rio de Janeiro inspirou a nova campanha da operadora Claro. Os anúncios vão ressaltar as diferentes formas de cariocas e fluminenses expressarem admiração pela Cidade Maravilhosa e pelas belezas do estado. Tatuar uma paisagem, por por exemplo. Hoje, entram no ar um par de filmes para TV. Haverá também ações em rádio, revista, jornal, internet e mídia outdoor. A agência Ogilvy & Mather assina.

ROCK
A Limits homenageia os amantes da música na campanha da coleção de inverno 2013. As peças brincam com capas de
de LPs.
O modelo Felipe Roque foi fotografado por Lucio Luna, no Circo Voador, templo do rock. A campanha começa a ser veiculada na web amanhã.
A marca espera alta de 25% nas vendas sobre o inverno 2012.

CAFETERIA
A atmosfera dos cafés inspirou a coleção outono-inverno 2013 da Siberian, de moda masculina e feminina.
O catálogo completo chega às 80 lojas na segunda quinzena deste mês. Foi André Passos que fotografou Ricardo Merini (foto) e Fernanda Sonai no Santo Grão, um dos famosos cafés da capital paulista. 

Sem conserto
A Renault e a Space foram condenadas a indenizar em R$ 20 mil o Grupo Tecla. O veículo da empresa saiu de uma autorizada Renault para a concessionária Space, sem o conhecimento do dono. O conserto durou seis meses. O carro será trocado e parte do IPVA, ressarcida. A decisão é da 3ª Vara Cível do TJ-Rio.

Ambição
O Azeite Andorinha vai ampliar o investimento no Brasil em 30% este ano. Deve bater R$ 8,5 milhões. A intenção é crescer, em 2013, ao menos 23 pontos percentuais acima da média no mercado.

Campeão
A Combrasil Alimentos investiu R$ 1 milhão em linha de produtos com escudos dos quatro grandes times cariocas.
O arroz e o feijão da marca estão na lista. Na rua, na 5ª.

‘Business’
O turismo de negócios no Rio superou o de lazer em 2012. Bateu 48,35%, soma dos 36,17% de hóspedes
avulsos com os 12,18% que vieram para convenções. O lazer representou 29,94%. A pesquisa é de ABIH-RJ e
Fecomércio-RJ. A ocupação média foi de 76,95%, contra 79,08% em 2011. Mil novos quartos em operação.

Barreira
Sete em dez moradores do Rio ouvidos em pesquisa de Bayard Boiteux e Fundação Cesgranrio nunca tiveram contato com turistas estrangeiros. Mas (65%) já trataram com visitantes de outros lugares do Brasil.
É a tal barreira da língua.

Lá fora
Bateram US$ 4 milhões em 2012 as receitas de reservas via agências do Brasil nos hotéis Mandarin Oriental. Foi alta de 20,59% sobre 2011. A diária média paga por brasileiros chegou a US$ 627 (+11,27%). A rede tem 27 hotéis em três continentes.

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