sábado, março 16, 2013

Cerco aos maus motoristas ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 16/03

O governo quer aprovar projeto em tramitação na Câmara que mede a velocidade média dos veículos nas estradas durante todo o percurso. Quem ultrapassar a velocidade máxima da pista, será multado. O sistema existe em alguns países da Europa. A presidente Dilma tratou do assunto em reunião com a Casa Civil, Ministério da Justiça e líderes na Câmara esta semana.

Ações no STF e negociação política

Juristas debruçados sobre a nova Lei dos Royalties dizem que a regra é clara: "Proposta uma ação direta de inconstitucionalidade, não se admitirá desistência." Além disso, a jurisprudência do STF segue rigorosamente a mesma linha. Há decisões assinadas pelos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia. Portanto, com as Adins dos governos do Rio e do Espírito Santo levadas ontem ao Supremo contra a Lei dos Royalties, qualquer tentativa de acordo entre os estados será provisória. Eventual entendimento político só poderá ter consequência prática depois que a Corte julgar o mérito da nova distribuição, seja ela contra ou a favor dos produtores.

Que coisa!!

A ministra Marta Suplicy (Cultura) deu um piti ontem, em Washington, no News Museum, sobre a imprensa americana. Ao passar pelo mapa da liberdade de imprensa, o Brasil está em amarelo, cor dos que têm "imprensa parcialmente livre".

Impressões

A eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara não para de gerar reações país afora contra sua escolha. A cantora Rita Lee se saiu com esta: "Impressão minha ou o tal do Feliciano racista e homofóbico é mulato, faz chapinha e tira a sobrancelha? Tá boa santa?"

Fidelidade


Nos dias que antecederam sua demissão do Ministério do Trabalho, Brizola Neto disse a aliados que estava tranquilo: "Aconteça o que acontecer, estou comprometido com este projeto. Dentro ou fora, estou com a presidente Dilma".

Dança das cadeiras

Nelson Hubner, que deixou a direção geral da Anatel, aguarda decisão da presidente Dilma para saber se irá para a secretaria executiva da Casa Civil ou da Previdência. Dilma pretendia remanejá-lo para o lugar de Beto Vasconcelos, que está deixando a Casa Civil. Mas a ministra Gleisi Hoffmann prefere Carlos Gabbas, secretário-executivo da Previdência, no cargo.

Não decolou

Na pesquisa encomendada pelo PT ao Instituto Vox Populi, realizada na semana passada, o economista Sérgio Besserman, um dos nomes cotados para ser candidato do PSDB ao governo do Rio, aparece num dos cenários com 1%.

Intervenção preventiva

O presidente do PSDB de Brasília, Mário Machado, recebeu um puxão de orelha da direção nacional. É que estava na turma do "Volta Arruda". O ex-governador José Roberto Arruda está articulando candidatura ao cargo em 2014.

A Frente Nacional de Prefeitos, que reúne as maiores cidades do país, passará a ser presidida pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT).

Nenhum comentário: