segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Liberdade dos bispos - VINICIUS MOTA

FOLHA DE SP - 18/02

SÃO PAULO - Pastor ou professor? A Igreja Católica debate o perfil do novo líder a ser eleito em março. O experimento algo frustrante com Bento 16, teólogo circunspecto, recomendaria um sucessor atilado nas lides com a comunidade dos fieis.

A distinção soa artificial para quem observa a trajetória, nos primórdios do Cristianismo, de Paulo de Tarso -o mesmo que, feito santo, dá nome a esta cidade brasileira. Converter e convencer, ensinar e revelar, criticar e erigir eram missões inseparáveis no apóstolo tardio.

Paulo, encarregado da evangelização em grandes centros do Império Romano, foi o pilar da emancipação do movimento cristão em relação ao Judaísmo. Liberou a nova crença da rigidez, do localismo e do hermetismo judaicos. Abriu portas para um inédito monoteísmo de massas, franqueado a todos, e não só ao povo eleito.

Mas a força de Paulo -a sua pregação acerca do caráter libertador da fé no redentor, em oposição ao statu quo da lei mosaica- precisou ser controlada à medida que a Igreja Católica crescia e se confundia, ela própria, com o establishment.

A salvação do espírito só seria válida nos termos da organização eclesiástica. A liberdade espiritual de que falava Paulo -que poderia abonar leituras dispensando mediações na ligação entre fiel e criador- foi transferida para o conjunto dos bispos.

No segundo e no terceiro séculos da era cristã, um profundo trabalho de depuração foi realizado pelos líderes da igreja. Traçou-se a genealogia dos bispos, a fim de atestar a sua relação histórica e espiritual com um dos apóstolos de Jesus.

A filiação do bispo de Roma, que viria a ser o chefe da igreja, foi atribuída a Pedro, o pescador do mar da Galileia. Paulo, que como Pedro fora morto na capital do império, sumiu desse mapa. A igreja entendeu que seria prudente separar os papeis entre o professor e o pastor -e controlar bem seus exercícios.

Nenhum comentário: