domingo, fevereiro 03, 2013

Hora da vacina - HENRIQUE MEIRELLES

FOLHA DE SP - 03/02

Uma crise de crédito tem semelhanças com um ataque cardíaco. Se a intervenção for imediata e bem-sucedida, as consequências serão menores. Mas se a crise se prolongar e danificar outras partes do organismo por falta de oxigenação, o estado do paciente pode piorar de forma significativa.

O mesmo ocorre numa crise de crédito. Se não for combatida com uma ação rápida e decisiva nos seus canais de transmissão, a paralisia do crédito gera uma gradual falta de liquidez em toda a economia, uma bola de neve destrutiva que torna o processo de recuperação mais lento e difícil.

Enquanto no Brasil, em 2008, agimos rapidamente contra os canais de transmissão da crise -o crédito em dólares, o mercado de derivativos e a liquidez dos bancos pequenos e médios- e fomos o primeiro grande país a superá-la, em outras economias não houve a mesma clareza.

Bancos centrais nessas situações tendem a tomar como primeira medida o corte da taxa básica de juros, dentro da visão convencional de que isso saneará a economia. Mas o que ocorreu naqueles países mostrou a falha dessa abordagem, pois os canais de transmissão da crise seguiram abertos e impediram a expansão do crédito e da atividade.

Na medida em que os bancos centrais foram aprendendo a lição, passaram a tomar medidas não convencionais como a compra de títulos privados e públicos e injeções massivas de liquidez. Entretanto, como agiram atrasados, essas injeções tiveram tamanha magnitude que exacerbaram seus efeitos colaterais. Na economia, como na medicina, não há remédio sem efeito colateral.

Quando o processo de aumento de liquidez promovido pelo Fed (o BC dos EUA) e por outros BCs de países ricos começou, o primeiro efeito colateral foi sentido em economias emergentes como a brasileira, que receberam grande influxo de capitais capaz de criar bolhas e distorções cambiais se não fossem enfrentados de forma correta -no Brasil, isso foi feito principalmente via acumulação de reservas.

Por outro lado, é possível aproveitar efeitos positivos dessa grande liquidez. Permite, por exemplo, financiamento mais barato às empresas brasileiras e fortalecimento do nosso mercado de capitais.

Mas o risco da dose cavalar de liquidez é a exacerbação de preços e a formação de bolhas. Quando a economia se recuperar e o processo inflacionário retomar fôlego, os BCs do Norte começarão a enxugar o crédito e a subir os juros, o que pode provocar correção importante em vários mercados.

Precisamos estar preparados para esse momento de mudança e seus efeitos colaterais. Eles ainda não parecem tão próximos, por isso mesmo é boa hora para se vacinar.

Nenhum comentário: