sábado, fevereiro 16, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 16/02

Refis carioca 1
O Diário Oficial do Rio traz na 2ª feira as regras do plano de refinanciamento das dívidas tributárias com a prefeitura. Batizado de PPI, o Refis carioca, vale para devedores de IPTU, ISS e taxa de lixo. No pagamento à vista, há 70% de desconto nos juros; a prazo, 50%. Os prazos vão de 20 a 84 meses.

Refis carioca 2
A dívida total na Secretaria municipal de Fazenda é de R$ 9 bilhões. No ISS, sete mil processos concentram 90% do valor devido.

É seguro
A ACRJ criou Conselho Empresarial de Seguros e Resseguros. Marco Antônio Gonçalves, da Bradesco Seguros, será o presidente.

Rota do óleo
A Azul recebeu autorização da ANAC para operar rota diária entre Campinas (SP) e Macaé (RJ). O primeiro voo é dia 6 de março. A aérea está de olho no movimento do setor de óleo e gás da região.

Futebol
A Centauro, varejista de material esportivo, renovou patrocínio à Copa do Brasil. Em janeiro, rede já assinara com árbitros da Conmebol.

Estreia
O arquiteto Ricardo Campos assina o projeto da primeira franquia da Iódice, de moda, no Rio. Abre mês que vem,
no Rio Design Barra. É investimento de R$ 300 mil.

ALTA NO ALUGUEL DE IMÓVEIS SE ESPALHA NA CIDADE
Após subida no preço de compra e venda, locação fica mais cara em bairros como Gávea, Vila Isabel, Madureira e Bangu
O mercado imobiliário carioca está entrando numa nova fase de valorização. Depois da onda que levou às alturas valores de compra, venda e locação em Ipanema, Leblon (bairros mais nobres da Zona Sul) e na Tijuca pósUPPs, é a vez de Gávea, Jardim Botânico, Vila Isabel, além de Madureira, Bangu e seus vizinhos nas zonas Norte e Oeste, respectivamente. O diagnóstico estará no Panorama do Mercado Imobiliário, que o Secovi-Rio, lança mês que vem. A coluna teve acesso a uma prévia da alta dos aluguéis em 2012. O metro quadrado de um dois quartos na Gávea saiu de R$ 41,16 para R$ 56,66. Nos imóveis de três quartos no mesmo bairro, a valorização chegou a 28,3%; no Jardim Botânico, a 29%. “Chamamos isso de efeito cascata. Primeiro, sobem os preços de compra e venda em bairros mais nobres. Depois, as áreas do entorno se valorizam. Os aluguéis encarecem em um a dois anos, por causa da duração dos contratos”, explica Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi. A mesma tendência já ocorre em Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, pós-inauguração do BRT; em Madureira, após o parque; em Vila Isabel, pós-UPP do Morro dos Macacos.
+37,67% EM UM ANO
Foi a variação média do aluguel de apartamentos de dois quartos na Gávea, em 2012, segundo o Secovi-Rio. Jardim Botânico, Flamengo, Méier, Tijuca e Vila Isabel também se valorizaram mais de 20%.

UM DESTINO
A Addict, grife masculina, lança campanha da coleção de inverno “A jornada e um destino” no fim deste mês. João Mello Leitão assina a direção criativa, e Zé Tepedino, a produção. Demian Jacob fotografou os modelos Breno Ortega (foto) e Eric Schayss. A imagens vão circular em mídias impressa e sociais. Com quatro lojas, a grife espera alta de 40% nas vendas.

Mais vinho
A Wine, e-commerce de vinhos, prepara expansão para este ano. Quer inaugurar novo centro de distribuição, na Região Sul, com aporte de R$ 5 milhões. Hoje tem um, na cidade de Serra (ES). Outros R$ 5 milhões serão investidos em logística da informação. Ano passado, o site faturou R$ 60 milhões, o dobro de 2011. Vendeu 1,7 milhão de garrafas. Em 2013, quer duplicar novamente as receitas. “Operamos com margens de lucro menores, o que diminui o preço dos vinhos. Outra preocupação é oferecer uma curadoria aos clientes, por conta da grande quantidade de rótulos que existem atualmente”, diz Anselmo Endlich, sócio.

É ROCK
Inspirada em ícones do rock, a marca infantil Alphabeto lança na próxima sexta-feira a coleção de inverno 2013. Tem homenagem aos Beatles, Lady Gaga e Michael Jackson. Os modelos mirins foram clicados por Renam Christofoletti. A peça será veiculada em mídias impressa e on-line. A marca prevê alta de 15% sobre a temporada do ano passado.

‘BLOCKBUSTER’
O Megapix fará campanha para comemorar título de canal de filmes mais visto no horário nobre da TV paga em 2012.O ranking é do Ibope Media Workstation. As peças circulam dia 1º de março em TV, metrô, busdoor, shoppings e aeroportos. A Havas Worldwide Brasil assina.

Diversão
O site de entretenimento mineiro SouBH fechou com o BH Convention Bureau. Vão investir R$ 1 milhão em ações voltadas para turistas. A página recebe três milhões de visualizações por mês.

Quem chega
A Triple Point, de software de gestão de commodity, abre escritório no Rio, dia 26. É o 16º no mundo e o primeiro no Brasil.

Personagem
O Gendai, fast-food japonês, terá um mascote. Criação da agência Digi, Akira (foto) é o sushiman que representará a marca no site e nas redes sociais.

Financeiro
A ATS Brasil, nova bolsa de valores, estreia logomarca hoje. É sociedade de NYSE Euronext e Americas Trading Group. A
11:21 assina. 

Na telinha
Sheraton Rio São Conrado, JW Marriott e Mercure Botafogo aderiram ao Rio Welcome Channel. O canal turístico da Opera Prima já está em 16 hotéis cariocas. O público potencial é de 400 mil pessoas por mês. O RC&VB apoia.

Livre Mercado
O comércio fluminense faturou 3,2% mais em novembro passado, informa a Fecomércio-RJ. Em 2012, o avanço foi de 2,5%. A pesquisa será reformulada este ano.

A unidade Barra da Med-Rio Check-up, aberta há três meses, bateu a marca de mil exames. Seis em dez clientes são executivos de multinacionais.

O banco de dados do centro de documentação do Sistema Globo de Rádio será apresentado na Apple-Filemaker, em março. Projeto de Wanessa Canellas e Bruno Pojo.

A CPFL informa que os estudos em parceria com a Energia Ambiental para geração com fontes renováveis não inclui a usina de biogás, em Xerém. O projeto fora citado pela Sedeis, secretaria estadual.

Nenhum comentário: