segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Arquivo militar - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 25/02

O Arquivo Nacional fez um acordo de cooperação técnica com o Superior Tribunal Militar. Vai treinar funcionários do STM para conservação de documentos. A parceria vai permitir a digitalização de 707 processos de opositores do regime militar. Eles estão em 543 rolos de microfilmes.

Bebel na ONU
A ONU vai lançar um hino para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8. Bebel Gilberto, nossa cantora, a espanhola Concha Buika e a americana Beth Blatt são algumas das vozes de “Uma mulher”. A música poderá ser baixada na internet por 0,99 dólar. A renda vai para o programa ONU Mulheres.

Clássico brasileiro
A Orquestra Sinfônica Brasileira homenageará os 150 anos de Ernesto Nazareth no concerto de abertura da temporada, em março. “Suíte Nazareth”, encomendada ao compositor Paulo Aragão, terá regência de Roberto Minczuk. O violonista Yamandu Costa será o solista. Merece.

Escola Stuart Angel
Stuart Angel, estudante morto pela ditadura, em 1971, virou nome de escola estadual em Senador Camará, no Rio. Uma caravana de amigos, liderada pela jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart, estará na inauguração hoje.

No mais
O deputado Jair Bolsonaro, que saiu em defesa da blogueira Yoani Sánchez, é o mesmo que defende a ditadura implantada no Brasil em 64. Os militares brasileiros também censuraram e prenderam seus opositores. Democracia é melhor. 

FIM DE FESTA
Já virou tradição. Em dezembro, os comerciantes de lojas chiques de Ipanema e Leblon, na Zona Sul, colocam aqueles tapetes vermelhos nas calçadas para dar um ar mais glamouroso a seus negócios. A intenção é deixar o lugar mais bonito. O problema é que as festas acabam, e as marcas na calçada ficam. Veja na foto do arquiteto Miguel Pinto Guimarães, feita agora, em fevereiro, na calçada do Leblon. “Estamos praticamente em março, e as pedras portuguesas permanecem sujas de cola e com pelos vermelhos. Eles deveriam ser obrigados a restaurar as calçadas imediatamente”, defende Miguel. O arquiteto é contra a ideia do tapete vermelho. “É muito cafona. Quando chove, ele fica imundo e nojento. Não tem glamour nenhum. Ipanema e Leblon não precisam disso”, diz. Mas aí é outra história 

Hora da saudade
Os portugueses, castigados pela crise econômica, arrumaram um jeito criativo de protesto. Interrompem os discursos de ministros cantando “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso. A música, símbolo da Revolução dos Cravos, que pôs fim a ditadura em 1974, lembra, como hino de protesto, o nosso “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, contra a ditadura militar.

Por falar em Vandré...
A funcionária do ItamaratyAracy Moebius Guimarães Rosa (1908-2011), mulher do escritor Guimarães Rosa, homenageada em janeiro por Dilma por ter ajudado a salvar a vida de judeus na Segunda Guerra, escondeu Vandré em seu apartamento na época da ditadura.

Animação brasileira
A série “Nilba e os desastronautas”, animação infantil da produtora brasileira 44 Toons e da Fundação Padre Anchieta, foi vendida para o Starz, canal pago americano com 30 milhões de assinaturas. É a primeira vez que uma animação 100% produzida no Brasil é exibida na TV americana. A estreia é em abril.

Beleza na favela
Um médico tem subido a Rocinha para fazer preenchimento de rosto e aplicar Botox nas moradoras da favela. Cobra R$ 500.

Diário de Justiça
Um carioca vai ganhar R$ 1.800 por ter ficado preso por mais de uma hora em um dos elevadores do Centro Profissional Prima, no Recreio, quando ia para uma sessão de fisioterapia. A decisão, contra o condomínio do prédio e os Elevadores Ideal, é da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio, que acolheu o voto do juiz Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte.

Celeiro de atores
A querida atriz Bibi Ferreira, 90 anos, estará hoje na Escola Técnica de Teatro Martins Pena, que comemora o centenário da primeira turma. O pai dela, Procópio Ferreira, formou-se lá.

Vida bandida
Veja só que baixaria. A filha toda-toda de um ex-jogador de futebol se envolveu numa briga no prédio onde mora, no Leblon, no Rio. Um pouco depois da meia-noite de quinta, ela e o namorado tiveram um arranca-rabo violento na portaria. O rapaz, enfurecido, quebrou a porta de vidro e acabou se machucando. O chão ficou cheio de sangue.

Muro da vergonha
O muro, na Vieira Souto, que isola os bacanas do Country, em Ipanema, está malcuidado. Tem sido usado até como banheiro por banhistas. Aliás, ontem, Danuza Leão, na “Folha”, abordou a decisão do clube de vetar o ingresso de Guilhermina Guinle em seus quadros. E concluiu que a querida atriz tem culpa “por querer pertencer ao clube mais gagá do Brasil”.
Calma, gente!

Nenhum comentário: