sexta-feira, janeiro 04, 2013

Filho do Brasil na TV - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 04/01


Pela projeção do Ibope, mais de três milhões de pessoas, entre Rio e São Paulo, assistiram ao filme “Lula, o filho do Brasil”, quarta-feira, na TV Globo. Ou seja: quase quatro vezes mais que o público que foi ao cinema assistir ao longa, de Fábio Barreto, sobre o ex-presidente.

A velha tradição
Veja como anda a sujeira na Baía de Guanabara, no Rio. O Fuzuê, bloco de carnaval da Ilha do Governador, vai reeditar este ano a antiga tradição do “banho à fantasia”. Só que os foliões, em vez de entrarem no mar (pra lá de poluído), vão tomar banho de... mangueira. Ah, bom.

Deputado Frota
O ator Marcos Frota foi sondado para se candidatar a deputado federal, nas próximas eleições, pelo PT de Dilma.

Calma, gente 
Tem gente no Country, o clube mais fechado do Rio, em Ipanema, tentando vetar o ingresso no quadro social da querida Guilhermina Guinle. O alvo da intentona seria, na verdade, o namorado da atriz, o advogado Leonardo Antonelli, irmão de Giovanna Antonelli.
É pena.

No mais
Há uma crise no nosso modelo partidário. Ontem, durante cinco minutos, no horário nobre da TV, foi exibido em cadeia nacional o programa de um tal Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O espaço foi ocupado para oferecer vaga a quem deseja ser candidato a deputado federal, em 2014, mas, em momento algum, o partido disse para que veio, quais são suas ideias. É triste.

A HORA DO ESTÁCIO
Português radicado no Rio desde 1958, o escultor e arquiteto Ascânio MMM investe na revitalização do Estácio, berço do samba e área bastante degradada. Em três anos, ele comprou e restaurou três sobrados de 1906, em estilo eclético, na Av. Salvador de Sá, onde instalou seu ateliê. Veja como ficou (foto de cima) e como era este conjunto. A medida pode ser o início da expansão das fronteiras da Lapa, onde a iniciativa privada foi mais rápida do que o poder público. “O Estado sozinho não dá conta, depende de iniciativas pessoais para fazer a cidade um pouco melhor”, diz Ascânio, que tem nove esculturas espalhadas pelo Rio. Que seja feliz!

Joaquim 2014
O senador Pedro Simon terminou de escrever “O futuro será melhor”, livro que fala sobre o julgamento do mensalão e elogia ministros do STF, em especial o presidenciável Joaquim Barbosa. Será lançado dia 20 de fevereiro.

Elenco de cronistas
O livro “Elenco de cronistas modernos”, da José Olympio, está de volta às livrarias. A orelha é de Ferreira Gullar, e os textos, dos feras Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga.

‘Eugene Oneguin’
André Heller-Lopes, o diretor de óperas e novo coordenador de elenco da OSB, foi convidado para dirigir “Eugene Oneguin”, de Tchaikovsky, na Áustria.

A voz da América
Dia 14, virá ao Brasil o comandante da Marinha norte-americana, almirante Jonathan Greenert. Vai visitar as obras do Prosub, em Itaguaí, RJ, onde a Marinha daqui constrói as instalações para fabricar o primeiro submarino de propulsão nuclear do país.

Quem ainda não foi à mostra “Impressionismo: Paris e a modernidade”, no CCBB do Rio, terá uma facilidade nesta última semana em cartaz: a partir de amanhã, o horário de visitação será ampliado até meia-noite.

Queima de fogos
Eike Sempre Ele Batista não foi o único ricaço a suspender, neste réveillon, a queima de fogos na porta de casa. Edson Bueno, que embolsou US$ 4,9 bilhões com a venda da Amil para a UnitedHealth, fez o mesmo em sua mansão em Búzios, RJ.

É que, de 2011 para 2012, um dos fogos que a produção de sua festa soltou atingiu um carro do vizinho. Bueno teve que comprar outro para a vítima.

A farra do réveillon
Não foram só os donos de estacionamentos e os flanelinhas que faturaram neste réveillon. O porteiro de um prédio na Rua Barão de Jaguaripe, em Ipanema, cobrava R$ 100 por vaga no estacionamento do edifício, vazio, com muita gente fora.

Apagão histórico
Ontem, em Paraty, o clima era de comoção contra a Ampla. A cidade ficou às escuras durante boa parte do dia.

Dinheiro vivo
Um grande clube do Rio, que passa por turbulência financeira, estaria negociando com empresas para receber as cotas de patrocínio em... dinheiro vivo.
É para driblar penhoras judiciais.

Metrô no carnaval
Por iniciativa do secretário Julio Lopes, e a exemplo do que já ocorre no réveillon, o metrô carioca vai vender bilhetes antecipados para o carnaval.
Os tíquetes serão ilustrados com temas momescos.

Cidade do Rock
Gente maldosa que foi à abertura da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio, ver a estreia de “Rock in Rio — O musical”,diz que, nos camarotes do teatro, o espaço entre a cadeira e a parede é perfeito para... um anão. Com todo o respeito.

Ponto Final
O economista Carlos Langoni tem aconselhado seus parceiros que assumiram, agora, a direção do Flamengo a leitura do livro "A bola não entra por acaso; do espanhol Ferran Soriano, que transformou o Barcelona num dos maiores clubes do mundo. Num trecho, o cartola diz que dirigir um clube é corno trabalhar dentro de um aquário com todo mundo olhando para você. Faz sentido.

Nenhum comentário: