sábado, janeiro 26, 2013

Fala, Gilberto Carvalho - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 26/01


O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, diz que não há surpresa no
Planalto com a reação ao anúncio da redução da tarifa de energia. Ele diz: “A Dilma está fazendo coisas que o Lula não fez. A presidente está botando a mão no bolso dos caras. Primeiro foi a redução das taxas de juros e agora a da tarifa de energia. Não dava para imaginar que não haveria reação”.

O PSDB no divã
Tucanos de alta plumagem têm conversado sobre as eleições de 2014. Avaliam que o cenário é preocupante. Para eles, não há dúvida que a única alternativa para o Planalto é o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Mas causa apreensão o fato dele não assumir a candidatura desde já, para encurtar o campo de ação de Marina Silva (sem partido) e Eduardo Campos (PSB). Temem pelo futuro do PSDB em São Paulo, pois avaliam que o governo Geraldo Alckmin ainda não convenceu.
E consideram que o ex-governador José Serra é uma fonte permanente de constrangimento.


“A pulverização do ajuizamento de medidas judiciais possui efeito contrário ao de proteção estimulando-se a perpetuação de conflito social”
Arthur Pinheiro Chaves
Juiz da 9ª Vara da Seção Judiciária do Pará, sobre as 15 ações contra a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu

A palavra de ordem é objetividade
A presidente Dilma proibiu o uso de PowerPoint pelos ministros no encontro dos prefeitos. Ela também não quer saber de balanços e longos discursos. Os ministros devem se concentrar nos programas e ações para atender aos municípios.

Contra a anistia
A procuradora da República Sandra Cureau recebe, segunda-feira, apoio do PV à liminar que pede a declaração de inconstitucionalidade dos artigos do Código Florestal que reduzem as áreas de preservação e dão anistia aos desmatadores.

Os socialistas contra o PMDB
O PSB trabalha para convencer o PT e a presidente Dilma que o PMDB não tem peso político, no Parlamento e na sociedade, para ter o vice-presidente da República e as presidências da Câmara e do Senado. Dizem que o PMDB não tem mais governos estaduais importantes e estaria, portanto, vivendo das glórias do passado.

Afago
Reunida com auxiliares, na quinta-feira, para tratar dos anúncios para os prefeitos, a presidente Dilma fez elogios ao sistema de monitoramento de ações e obras on-line implantados na gestão do ministro Gastão Vieira (Turismo).

A versão do futuro ministro
O vice-governador Afif Domingos (PSD-SP) ligou para dizer que na audiência no Planalto tratou de PPPs. A Casa Civil informa que a reunião tratou só de PPPs e, oficialmente, desconhece “parecer jurídico” sobre acumulação de função e cargo.

COORDENADOR da tendência Movimento PT, Romênio Pereira informa que a corrente terá chapa e candidato próprio à presidência do partido.

Nenhum comentário: