domingo, dezembro 09, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Nós não devemos estar desatentos a candidaturas alternativas”
Ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) sobre a eleição presidencial de 2014


PMDB FALA EM TROCAR AGRICULTURA POR TRANSPORTES

Ansiosos com a minirreforma que a presidente Dilma deverá fazer no início de 2013, peemedebistas já falam em trocar o Ministério da Agricultura pelo de Transportes. Argumentam que isso agradaria o PMDB – que faturaria um ministério mais robusto – e o PR, que, além de ter interesse na área do agronegócio, hoje não se considera contemplado com o correligionário Paulo Passos, nos Transportes.

ESCAMBO MINISTERIAL

Interessados no troca-troca alegam que “não seria ruim” para o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura), que está em tratamento de saúde.

PRIORIDADE

A cúpula do PMDB tem contido o apetite dos seus membros para não atrapalhar as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.

QUEM É OUVIDO

O único ministro que pede desculpas, mas vez em quando diz que madame está errada é Edison Lobão (Minas e Energia). E Dilma acata.

WATERLOO

Piada no Twitter com o insuperável Lula e o escândalo Rosemary: “Ele está preparado para a guerra porque já tem dois canhões.”

PARECER DE WEBER SALVOU ACUSADA DE IMPROBIDADE

A ex-chefe da Secretaria do Patrimônio da União na Bahia Ana Lúcia Vilas Boas, atual secretária estadual do Meio Ambiente, contou com a ajuda de Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) e do braço direito José Weber Holanda para voltar ao cargo. Sua demissão, após denúncia de improbidade, acabou revogada em razão de parecer de Holanda, avalizado por Adams – que, claro, dirá que foi enganado.

PARECER SALVADOR

O parecer de José Weber Holanda, que sumiu na AGU, alterou o juízo do Ministério do Planejamento, contrário a Ana Lúcia Villas Boas.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Intercepções da Polícia Federal, na operação Porto Seguro, mostraram que a Bahia era um dos principais locais de atuação da quadrilha.

MUY AMIGO

Na audiência no Senado, Luiz Adams disse que “vagabundos” citados pelo consultor geral Arnaldo Godoy era Weber, o amigo e braço direito.

ÚLTIMA TENTATIVA

O PSDB procurou durante a semana o PP, PTB, PSD, PSC, DEM e PMDB tentando apoio para derrotar o relatório da CPI do Cachoeira, que indicia o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO).

MANOBRA PROTELATÓRIA

O PSDB combinou, em jantar na casa do deputado Domingos Sávio (MG), em Brasília: se o relator Odair Cunha apresentar texto atualizado seria “novo relatório”, a ser lido de novo, com direito a pedido de vistas.

FIDELIDADE ÀS ORIGENS

Dilma não esconde que entre os amigos de copa e cozinha estão três ministros: Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Mendes Ribeiro (Agricultura) e Brizola Neto (Trabalho). Dois gaúchos, um mineiro.

BOLA DE CRISTAL

Como antecipamos, a representante no Brasil da ArmaLite ganhou na quinta (6) a licitação internacional de 300 carabinas 5.56 da Polícia Rodoviária Federal, por R$ 1,3 milhão. A licitação “dançou” em 2011, com o anúncio desta coluna. Mas quem é vivo sempre reaparece.

COMPROU BRIGA

A bancada do PMDB ficou uma arara com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, que ofereceu verba milionária do Prodetur para nove governadores, em vez de liberar emendas parlamentares.

PT NÃO PERDOA

Candidato a presidente da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) enfrenta forte resistência na ala lulista do PT. Ele foi relator no Conselho de Ética de parecer favorável da cassação de José Dirceu, em 2005.

LENDA BURRA

Geraldo Bentes, especialista em Turismo, fez palestra em evento de arquitetos em Maceió, e ouviu a asneira de um deles, nordestino: “É verdade que Niemeyer proibiu a plantação de árvores em Brasília?”

PEDALA, OPOSIÇÃO

Para o deputado Felipe Maia (RN), filho do presidente do DEM, senador Agripino Maia, a oposição precisa decidir o quanto antes se “partirá ou não para a pancadaria em 2013”.

PERGUNTA NA PF

“Evaporada” desde a Operação Porto Seguro, a superassessora “Rose” Noronha entrou no programa de proteção à testemunha?


PODER SEM PUDOR

INSOLÊNCIA PROCEDENTE

Jânio Quadros visitava o Recife e papeava informalmente com aliados quando um repórter passou a fazer-lhe perguntas impertinentes. Jânio manteve a fleuma até ser indagado sobre um célebre jantar, em seu tempo de governador de São Paulo, quando, sob a mesa, teria tocado o tornozelo de uma senhora. Era mulher de ilustre chefe militar, que depois se vingaria incluindo-o na lista de políticos a serem cassados.

- O senhor é muito insolente! - gritou Jânio ao repórter, levantando-se.

Diante do súbito silêncio dos presentes, ruborizado, como se estivesse prestes a explodir de indignação, entregou-se solene e teatralmente:

- Há homens burros e mulheres feias, meu caro. Mas aquele era um casal perfeito!

Nenhum comentário: