sexta-feira, novembro 16, 2012

Duplo mergulho - MIRIAM LEITÃO

O GLOBO - 16/11

COM ALVARO GRIBEL E VALÉRIA MANIERO - INTERINOS

Os números apenas confirmaram o que os europeus já vivem no dia a dia: a zona do euro está de novo em recessão. A segunda em três anos. O bloco está preso em uma armadilha: cortar gastos retrai a economia; não cortar significa rolar a dívida pública com taxas de juros mais altas. Isso fará com que o déficit aumente mais. Não existe saída fácil.

O PIB da zona do euro caiu 0,1% no terceiro trimestre deste ano. Parece pouco, mas foi a segunda retração seguida, o que configura a recessão. Houve a mesma coisa em 2008-2009. Aconteceu na zona do euro o que os economistas temiam, o chamado duplo mergulho, quando a recuperação econômica não se sustenta e o PIB volta ao terreno negativo.

Se até aqui a zona do euro parecia um bloco dividido em dois, com países ricos de um lado, e endividados de outro, isso parece estar mudando. Para pior. Sete dos 17 países tiveram queda do PIB entre julho e setembro. Os ricos estão sofrendo contágio. O PIB da Holanda caiu 1,1%; o da Áustria, 0,1%. Eles foram determinantes para a recessão.

A Alemanha e a França conseguiram ficar no azul, mas escaparam por pouco. O principal motor da Europa cresceu apenas 0,2%. Foi a segunda desaceleração seguida. Os alemães já estão sentindo os efeitos da crise nos vizinhos, porque é para eles que vão grande parte das suas exportações.

Os números de alguns países são assustadores e explicam a onda de greves e protestos que se espalhou pela Europa inteira. A economia grega se contrai há 17 trimestres consecutivos. Já perdeu 20% de seu tamanho. O desemprego está em 26%. Portugal está em recessão há oito trimestres. E a Espanha enfrenta desemprego de 25%, o dobro entre os jovens, e o PIB cai há um ano.

A zona do euro é um projeto incompleto. Os países firmaram um bloco de moeda única, sem que os gastos fossem unificados. Cada país define seu próprio orçamento e cada Tesouro lança títulos para captar no mercado.

Uma das saídas para acabar com a crise seria o lançamento de títulos públicos em comum. Assim, o risco de um seria dividido entre todos. Mas a proposta encontra forte oposição da Alemanha, que resiste em pagar a conta dos vizinhos.

Olimpíada livra UE da recessão
Enquanto a zona do euro, com seus 17 países, entrou em recessão, a União Europeia, que engloba 27 economias, teve expansão de 0,1%. Não é grande coisa, mas em se tratando de Europa, qualquer número positivo é bem-vindo. Contribuiu para esse resultado a Inglaterra, que cresceu 1%. Mas isso não quer dizer que o país esteja em plena recuperação. A alta pode ser temporária, efeito das Olimpíadas de Londres, que turbinaram o turismo e o comércio.

Piorar para melhorar
O jornalista Claudi Pérez, correspondente do jornal "El País" em Bruxelas, onde fica a sede da União Europeia, conta que nos bastidores se comenta que a resistência em pôr mais "dinheiro sobre a mesa", ou seja, em liberar mais ajuda aos países endividados, só deve ser vencida quando a recessão chegar à Alemanha.

Alemanha x Europa
Angela Merkel terá um calendário eleitoral pesado pela frente - em setembro haverá eleições na Alemanha. A popularidade da chanceler no país é alta, justamente pela resistência em fazer novos aportes nos vizinhos. A recessão na zona do euro aumentará a pressão por novos socorros, mas os alemães puxarão a corda no sentido contrário, para que cada governo cuide do seu orçamento.

UM POUCO DE ALÍVIO
. Nem tudo é desolação quando o assunto é corte de gastos. A nota de crédito da Irlanda entrou em perspectiva positiva pela Fitch. Com isso, o governo pagará menos juros.

Nenhum comentário: