domingo, novembro 04, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Já pagamos nossos pecados”
Líder do PT, Jilmar Tatto, sobre suposto depoimento de Marcos Valério citando Lula

PT SE DIVIDE SOBRE ACORDO COM PMDB NA CÂMARA
Apesar do discurso unívoco da bancada petista sobre manter o acordo de revezamento com o PMDB na Presidência da Câmara, ala da sigla já reclama, nos bastidores, do “desconforto” em entregar o cargo ao líder peemedebista, Henrique Alves (RN). O grupo alega que o PT compõe a maior bancada e que será difícil aprovar projeto de interesse do governo com o PMDB no poder, a exemplo do Código Florestal. 

DECISÃO ISOLADA
Os petistas reclamam também que o acordo foi feito por Cândido Vaccarezza (SP), à época em campanha pela presidência da Casa. 

VONTADE DE TRAIR
Dentro do PT, já se levanta a hipótese de traições, caso o partido insista em manter o acordo: o voto para o comando da Casa é secreto. 

TERTIUS
O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), confidenciou a roda de políticos interesse em voltar à presidência. Nem que seja como tertius. 

BOQUINHAS
O deputado Wellington Luiz (PPL) estimula a greve dos policiais civis contra o governo do DF, mas não abre mão dos cargos que ocupa.

CNJ: CORREGEDOR QUER JUIZ EM TEMPO INTEGRAL
Apesar do apoio dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, dos membros do Ministério Público e da OAB, a Associação dos Magistrados da Paraíba se recusa a apoiar a campanha “Presença do juiz na comarca”, de segunda a sexta-feira, liderada pelo corregedor nacional de justiça, ministro Francisco Falcão. A atitude dá força à acusação de que juízes somente ficam na comarca até quinta-feira.

EM PAZ
O líder do PSB na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), nega que o PT tente cortar as asas do partido: “É intriga da oposição. Estamos juntos”.

PSB COM DILMA
Givaldo Carimbão descarta a candidatura presidencial de Eduardo Campos, em 2014. “Daremos apoio ao projeto de Dilma”, garante.

EM ALTA NO SENADO
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é o mais cotado para líder do governo. Ou para presidir a Comissão de Constituição e Justiça.

ZZZZZZ...
Concluso para decisão, dorme há dois meses na Justiça Federal o processo de improbidade administrativa, obrigando Lula e o ex-ministro Almir Lando (Previdência) a devolver R$ 9,5 milhões dos empréstimos consignados do INSS no BMG, banco citado no mensalão. 

ESTAMOS AÍ
A CUT se articula para mais uma “defesa da sociedade”: implantar conselheiros nas novas prefeituras de médio e pequeno portes para “acompanhar os mandatos”. Basta não exigir carteirinha do PT...

DUPLA CHANCE
Defensores da candidatura do senador Lindbergh Faria (PT) ao governo do Rio alegam que ele tem dupla chance em 2014: em eventual segundo turno contra Anthony Garotinho (PR), ele teria apoio de Sérgio Cabral. Já contra Luiz Pezão, lucraria a ajuda do Garotinho.

EXAME DA ORDEM
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, acha que o Exame de Ordem livra o País de advogados desqualificados: “A profissão não se mede pelo número, exame de ordem não é jabuticaba brasileira”.

ÁGUA E ÓLEO
O ex-governador do DF Joaquim Roriz disse a interlocutores que tem recusado encontros com assessores do governador Agnelo Queiroz (PT), que buscariam uma aproximação entre os dois grupos políticos.

TREINAR VIROU ‘ESCRAVIDÃO’
O sindicato dos atletas gaúchos denunciou o time do Juventude, de Caxias do Sul, por “trabalho escravo”: os jogadores treinam 8 horas ao dia sem receber horas extras e não podem reclamar. Nem Romário, que sempre detestou os treinos, classificava-os de “trabalho escravo”.

CARTOLAGEM
O senador Mário Couto (PSDB-PA) diz ter documentos provando que a Federação Paraense de Futebol é dominada há doze anos por um esquema corrupto liderado por seu presidente, Coronel Nunes. “Um ditador que não mostra a arrecadação da entidade”, afirma.

MINERAÇÃO SE EXPANDE
Parlamentares acompanharão de perto o 3º Congresso Brasileiro da Amazônia, a partir desta segunda, em Belém, em que mineradores e poder público debaterão a expansão da indústria mineral na região. 

PENSANDO BEM...
... é mais fácil Lula acertar todos os plurais que José Dirceu se matar na cadeia. 

PODER SEM PUDOR

SÓ COM RETRATO

Um vereador de Araci, no Norte baiano, foi à Tribuna da Bahia pedir para divulgar uma notícia importante: o ministro do Interior da época, Mário Andreazza, havia liberado recursos para o saneamento da cidade. Trazia até a foto que registrara o encontro, mas havia um problema: só aparecia metade do rosto de Andreazza. "Não dá para publicar", informou o editor. O vereador perdeu o interesse:
- No interior, notícia sem retrato é mentira.

Nenhum comentário: