domingo, outubro 07, 2012

Todos contra um? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/10

Preocupados como clima conflagrado entre Fernando Haddad, Celso Russomanno e Gabriel Chalita na reta final da campanha paulistana, emissários de Dilma Rousseff e Lula procuraram dirigentes de PT, PRB e PMDB para costurar a união no possível segundo turno contra José Serra, seja quem for o finalista. Para permitir o "acordão" e não melindrar os aliados, Dilma fez questão de não atacar adversários de Haddad na sua rápida participação na campanha, na última semana.

Procon 
Caso avance, Russomanno vai mesmo mudar a equipe de marketing. O publicitário Ricardo Bérgamo terá companhia de Agnelo Pacheco, indicado por Campos Machado (PTB). O "reforço" será anunciado amanhã.

Sonho meu 
O cenário de embate com Russomanno no segundo turno é o trabalhado pelo marqueteiro do PSDB, Luiz González, há 20 dias, desde que Serra estancou sua curva de queda nas pesquisas. O QG guardou munição contra o candidato do PRB para a nova fase.

DR 
O Planalto começa a debater procedimentos para o segundo turno com partidos da base em reuniões a partir de terça, capitaneadas por Ideli Salvatti (Relações Institucionais). A ministra receberá os líderes governistas Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Braga (PMDB-AM) e José Pimentel (PT-CE). Também é esperada a participação dos representantes de PT e PMDB no Congresso.

Pastel de vento 
Desde quinta-feira, petistas são bombardeados com números conflitantes sobre quem vai para a segunda fase da disputa em São Paulo. "Parece pastelaria: tem para todo gosto".

Ponte aérea 
Dividido entre São Paulo, Belo Horizonte e a campanha de Hugo Chávez na Venezuela, também hoje, João Santana começa o dia em Caracas, embarca à tarde para São Paulo e pode ir ainda hoje à capital mineira. Amanhã, volta à Venezuela.

Sem pausa 
Dilma manifestou a Lula medo de que, encerrada a disputa municipal, comece outra, pela vaga de candidato do PT ao governo de São Paulo. Ela vai chamar Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde) e Marta Suplicy (Cultura) e dizer que não quer que 2014 comece em 2012.

Rojão 
Com a expectativa de vencer ou disputar o segundo turno em sete capitais e em Campinas (SP), que tem "status" equivalente na contabilidade interna, o PSB deve só esperar a apuração para bater bumbo do saldo eleitoral, com o presidenciável Eduardo Campos à frente.

Em casa 
O PSB considera vital liquidar a fatura no Recife hoje. Embora os institutos apontem tendência de segundo turno com o tucano Daniel Coelho, o argentino Diego Brandy -que é chamado de "mago" das pesquisas no QG de Geraldo Júlio- tem prometido vitória antecipada ao amigo Eduardo Campos.

Mudando... 
Presidente do TSE, Cármen Lúcia deve se pronunciar pelo menos duas vezes hoje. Fará balanços sobre os problemas em urnas eletrônicas e dará um panorama geral quando a votação terminar. Já os resultados serão proclamados pelos TREs.

... de assunto 
Também integrante do STF, a ministra quer se manifestar publicamente para responder às críticas de que teria deixado a condução do processo eleitoral em segundo plano por causa do mensalão.

Trote 
Tasso Jereissati (PSDB) recebeu ligação de telemarketing em que Lula pedia votos para Elmano Freitas (PT). Em 2010, gravação similar instava os cearenses a não votarem em Tasso, alvo do petista graças à derrota na prorrogação da CPMF.

Tiroteio

O eleitorado paulistano pregou uma peça em todos. Parece sinalizar que deseja um segundo turno diferente: com três candidatos.

DO HISTORIADOR MARCO ANTONIO VILLA, analisando a embolada disputa pela Prefeitura de São Paulo, com cenário indefinido até a eleição.

Contraponto


Urna indevassável

Candidato a prefeito de Salvador pelo PRTB, Rogério da Luz roubou a cena no debate da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, que pertence aos herdeiros do senador Antonio Carlos Magalhães, cujo neto, ACM Neto (DEM), disputa uma vaga no segundo turno na capital.

Com tiradas e brincadeiras, o candidato foi o franco-atirador do debate. Já na saída do evento, ao concluir a entrevista com os jornalistas, tripudiou:

-Espero o voto de todos, inclusive do pessoal que trabalha aqui na Rede Bahia, porque, afinal, o voto é secreto. Não precisa votar em Neto, não!

Nenhum comentário: