quinta-feira, outubro 25, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Vossa excelência advoga para ele?”
Ministro Joaquim Barbosa para Ricardo Lewandowski no STF; depois, pediu desculpas


EX-MINISTRO JOBIM CITADO EM ESCÂNDALO NA ITÁLIA
É o principal assunto na Itália o escândalo da venda de armamento ao Brasil e Panamá com uma “taxa de sucesso” paga a Claudio Scajola, ex-ministro de Desenvolvimento do governo Silvio Berlusconi, e a parlamentares. Paolo Pozzessereal, ex-diretor do grupo Finmeccanica, que vendeu 11 fragatas à Marinha do Brasil, está preso. Suspeitos citaram o nome de Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa de Lula.

CAÇA AO TESOURO
Dois intermediários teriam sido “ponte” no Brasil e Itália com Jobim, mas a Procuradoria não acusa Nelson Jobim de receber a comissão.

ACERTO
À Procuradoria da Itália, os tais suspeitos falaram em “acerto” para o ex-ministro Nelson Jobim favorecer a estatal na venda de 11 fragatas.

‘PRIVILEGIADO’
A Procuradoria de Nápoles cita 11% de comissão no negócio de € 550 milhões e que Claudio Scajola tinha “canal privilegiado” com Jobim. 

O CULPADO
O ex-ministro de Berlusconi se diz vítima de “fogo amigo” do governo da Itália, após a “frustrada tentativa de extraditar Cesare Battisti”. 

TAM NÃO SE EXPLICA EM DEZ DIAS E ANAC NÃO LIGA
A Agência Nacional de Aviação Civil não recebeu ontem, 10º dia do prazo que ela mesma fixou, as explicações da empresa aérea TAM para o caos provocado por “falhas no sistema de check-in”. Sempre condescendente, a Anac informou por sua assessoria que o prazo “começa a contar a partir do recebimento de notificação”, enviada pelos Correios. O caos prejudicou milhares de passageiros, mas a Anac não vai divulgar eventuais explicações porque “são de caráter confidencial”.

LIBERDADE DE IMPRENSAR
O PT só gosta de imprensa a favor: uma ONG dos “sem-mídia” aciona a Rede Globo por 18 minutos de mensalão no Jornal Nacional, quarta. 

COORDENAÇÃO
O deputado Luiz Pitiman (PMDB) foi escolhido para coordenar a bancada de três senadores e oito deputados no Congresso Nacional.

ORÇAMENTO PRONTO
O relator do Orçamento 2013, deputado Cláudio Puty (PT-PA), entrega seu relatório hoje na presidência da Comissão Mista de Orçamento.

TOFFOLI CRÊ NOS ASTROS
Ao julgar um habeas corpus (nº 103.412) na primeira turma do STF, o ministro Dias Toffoli foi favorável, alegando que “os astros hoje estão alinhados pela concessão”. Marco Aurélio estranhou e ele insistiu: “Eu acredito em Deus, mas acredito também na astrologia”. E nos autos?

MALHA GROSSA
A “falta de servidores” fez a Receita Federal demorar a notificar os senadores sobre o não pagamento do Imposto de Renda sobre o 14º e 15º salários. As ações estão nas mãos de quatro auditores fiscais. 

REGISTRO HISTÓRICO
José Sarney foi às celebrações dos 200 anos da Constituição de Cádiz, Espanha, de 1812, inspirada na libertária Revolução Francesa. Sarney observou que 11 anos depois o Brasil a adotaria por um dia, quando D. João VI hesitava se voltaria a Portugal, após a queda de Napoleão. 

O CAMINHO DA ÁFRICA
A presidente Dilma Roussef mantém o rumo do antecessor, ampliando os investimentos na África: vai abrir embaixada em Malauí, o país mais pobre do mundo, segundo o FMI, e que sobrevive de turismo e agricultura. Será a 139ª. 

LULALÁ
O ex-presidente Lula planeja ir a Paris no final do ano. Abrigo já tem: o apartamento do publicitário Nizan Guanaes, que virou seu “amigo de infância” nos últimos meses, apresentado pelo ex-ministro Mares Guia. 

DISPUTA EM MAUÁ
Ao contrário do que prometera, Lula não evitou campanhas onde PT e PMDB se enfrenta: fez comício para Donisete Braga, em Mauá (SP), ao lado de São Bernardo. Michel Temer vai à forra nesta sexta, fazendo campanha para Vanessa Damo (PMDB) na mesma cidade.

ÚLTIMA A MORRER
Tinha 429 assinaturas na manhã de ontem o manifesto no site da ONG internacional Avaaz pelo reajuste de 80,5% aos aposentados com mais de 1 salário, inerte na gaveta do presidente da Câmara, Marco Maia. 

REGIME DE ENGORDA
Os ministros do STF vão ganhar alguns quilos, ao final do caso do mensalão. Além de ficarem sentados por várias horas no plenário, eles se esbaldam nos lanches dos intervalos. O de ontem durou 80 minutos.

PENSANDO BEM...
...ao contrário de seu homônimo do time alemão Borússia Dortmund, o Lewandovski daqui atua na defesa. 


PODER SEM PUDOR

CONFUSO HORÁRIO

Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão. No bar Triângulo das Bermudas, em Vitória, lotado de torcedores, entra o vereador Antônio Pelaes (PMDB-ES). Senta-se, pede um chope, e diante das imagens da multidão assistindo a um dos jogos, ele sentencia admirado:
- Dizem que brasileiro é que gosta de futebol. Quem gosta de futebol é japonês. São duas da manhã e olha como eles torcem! 

Nenhum comentário: