domingo, outubro 21, 2012

A hora do Brasil - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 21/10


O sociólogo italiano Domenico De Masi, autor, entre outros, de "O ócio criativo” está escrevendo um livro sobre o Brasil. Para ele, que conhece bem esta terra, o país, depois de viver 450 anos sob a influência europeia e uns outros 50 sob a americana, tende a andar com as próprias pernas:
— Afinal, tanto a Europa como os EUA estão em crise.

As voltas que...
Aliás, quarta, num jantar no Rio com formadores de opinião (jornalistas, humoristas, esportistas, gente da política etc.), Fernando Fernandez, presidente da gigante anglo-holandesa Unilever no Brasil, disse que o país tem superado as expectativas da empresa, que não para de crescer por aqui.
Sobretudo, no Rio e no Nordeste.

Mas...
O mais interessante foi o que o executivo disse sobre a Europa.
Segundo Fernandez, lá, por causa da crise, a Unilever tem mirado no... empobrecimento, com foco na criação de produtos que custem... um euro (!), pois a população não tem mais dinheiro para consumir como antes. Deve ser terrível... você sabe.

Só por e-mail
O ministro Joaquim Barbosa, do STF, que rivaliza em popularidade com Carminha, só analisa pedidos de audiência feitos... pela internet.
A resposta, sim ou não, também é dada exclusivamente por e-mail.

Dores de coluna...

Aliás, passado o julgamento do mensalão, Joaquim vai à Alemanha para uma consulta médica.

Menino do Rio

Aécio Neves vai mudar de endereço... no Rio. Trocará o Leblon por Ipanema. Ah, bom!

O DOMINGO É...
...de Nanda Costa, 26 anos, linda atriz nascida em Paraty, RJ, que, a partir de amanhã, terá um dos maiores desafios de sua carreira - estreia na TV Globo como Morena, a protagonista de “Salve Jorge”, a novela de Glória Perez que substituirá “Avenida Brasil”. A personagem é nascida e criada no Complexo do Alemão. Salve Nanda! 

Xixi no Louvre
Acredite. Estes dias, no Louvre, em Paris, um brasileirinho de uns 3 anos baixou a calça, pôs o juninho para fora e... fez xixi aos pés de uma escultura.
Foi um corre corre. Os pais, roxos de vergonha, perguntaram: "Por que você fez isso?!" E o miudinho, apontando aquelas estátuas com bilaus de fora: "Pode, mamãe, pode" Há testemunhas.

Madureira chorou
Zaquia Jorge (1924-1957), saudosa vedete do subúrbio da Central, no Rio, vai ganhar uma biografia. É escrita por Vagner Fernandes, autor de "Clara Nunes, guerreira da utopia’!
A atriz morreu afogada na Barra, em 1957, e muitas músicas foram feitas em sua homenagem, entre as quais o clássico "Madureira chorou’ (Carvalhinho e Júlio Monteiro), gravado por vários sambistas.

Amaury Jr. dos anônimos

Surgiu no Rio uma produtora de TV especializada em cobrir festas de... gente anônima.
Criada por um grupo de jovens, produz, para quem contrata seus serviços, um programa no estilo de Amaury Jr. Depois, o resultado vai para a internet. Chama-se Rey da Imprensa e tem feito uns sete programas por mês.

Lady Gloss

A próxima revista "Luluzinha Teen’ chegará às bancas com uma paródia de Lady Gaga, que cantará no Brasil mês que vem.
A personagem Glorinha, veja a capa, assume o nome Lady Gloss e faz shows em que imita a cantora americana.

Lego no Rio
A gigante dinamarquesa Lego, que fabrica aqueles famosos bloquinhos de montar, vai abrir uma loja própria no Rio, sua segunda no Brasil (a primeira fica em São Paulo).
Deve ser inaugurada no início de dezembro, no Rio Design Barra.

Via Dutra
Jacques Janine, a rede paulista de salões de beleza criada em 1958, vai abrir em novembro sua primeira loja no Rio, em Copacabana.

Novela rica
A São Clemente, cujo enredo para 2013 são as novelas do horário nobre da telinha, foi autorizada pelo MinC a captar R$ 4.126.200 para seu desfile.

Alô, xerife Beltrame!
Seguem os ataques de ladrões à luz do dia a alunos das escolas de Botafogo e Humaitá, no Rio.
Sexta, mais três adolescentes foram cercados por gatunos na Rua Visconde Silva. Um deles, da Escola Sá Pereira, ficou sem o iPhone.

Tchau, tchau, tchau

Débora Falabella, com o fim da novela "Avenida Brasil’? na qual brilhou como Nina, planeja se mudar do Rio.
Deseja voltar a morar em São Paulo, onde tem casa.

Nenhum comentário: