domingo, setembro 23, 2012

Por escrito - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 23/09


José Serra usará seu programa de governo, a ser lançado na quinta-feira, para reiterar que, se eleito, não vai deixar a prefeitura. No prefácio do texto de 150 páginas e 20 capítulos temáticos, o tucano diz que trabalhará "com entusiasmo e intensamente" do "primeiro ao último dia" do seu mandato. A ênfase é na dobradinha com Geraldo Alckmin, em programas a serem executados em parceria entre a prefeitura e o governo paulista, sobretudo em saúde e transportes.

Sem batismo 
Em contraste com o Arco do Futuro e a Rede Hora Certa, carros-chefes de Fernando Haddad (PT) -o primeiro a lançar o programa de governo-, Serra evitará o uso de nomes-fantasia para suas propostas.

Oficial Coordenado pelo ex-secretário de Educação Hubert Alqueres, o plano foi auditado por Francisco Luna, Mauro Ricardo e Manoelito Magalhães, que cotejaram as promessas com o Orçamento de 2013, em gestação.

Psiu! O tucano propõe ampliar o Cidade Limpa, vitrine da gestão de Gilberto Kassab, desta vez com foco na poluição sonora.

Vou de táxi
De olho num eleitorado de 35 mil motoristas, Serra promete financiamento para a renovação da frota de táxi e isenção de ISS para cooperativas do setor.

No papel 
Sob pressão, Celso Russomanno já admite reunir num documento suas propostas para eventual mandato. Inicialmente, o candidato do PRB dizia que seu plano seria divulgado de forma "fatiada" e apenas no programa gratuito de TV.

Trem...
Além da vantagem de Márcio Lacerda (PSB) na capital, candidatos ligados a Aécio Neves lideram nas principais cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Em Betim, a prefeita Maria do Carmo (PT) tem 22% e Carlaile Pedrosa, do PSDB, 60%, segundo pesquisa do instituto Doxa.

... azul
Em Contagem, governada pelo PT, Ademir Lucas (PSDB) tem 35% e o petista Durval Angelo, 19%, segundo o MDA. Em Nova Lima, Vitor Penido (DEM) tem 49%. Cassinho (PMDB), com apoio do PT, que comanda a cidade, tem 23%, segundo o DataTempo.

Última...
A duas semanas do julgamento de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, os advogados da dupla apontam como esperança o argumento usado pelo ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza no mensalão do DEM.

... cartada Souza, que denunciou o mensalão, afirma na defesa entregue à Justiça que seu cliente, Celso Gontijo, não pode ser condenado por lavagem de dinheiro pois desconhecia o crime antecedente. "Ele abraçou a nossa tese", diz Antonio Carlos de Almeida Castro.

Soletrando 
O ministro Aldo Rebelo (Esporte), obsessivo defensor da Língua Portuguesa, convenceu a presidente Dilma Rousseff que em todos os documentos e peças publicitárias para 2016 o governo grafará Jogos Paraolímpicos, e não Paralímpicos, como quer o COI.

Saia justa
Em périplo pelo país, o governador Eduardo Campos foi lançado candidato à Presidência em 2014 pelo candidato do PDT à Prefeitura de Natal (RN), Carlos Eduardo. Além de Campos, estava no palanque o presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi.

Veja bem
Questionado após o evento, Campos saiu pela tangente e disse que irá discutir "2014 lá em 2014''. Ele disse também que o PSB tem objetivo de ajudar a presidente Dilma Rousseff a chegar a 2014 em boas condições para disputar a reeleição.

Tiroteio

O PT está tão paranoico com o julgamento do mensalão que acha possível até mesmo a deposição de um ex-presidente.
DO DEPUTADO FEDERAL RONALDO CAIADO (DEM-GO), ironizando a nota em que partidos aliados acusam a oposição de promover "golpismo" contra Lula.

Contraponto


Corujão do mensalão

Com a ideia de promover sessões extras recusada, os ministros do Supremo Tribunal Federal têm tentado alongar ao máximo as reuniões de julgamento para evitar atrasos do processo. Na quinta-feira, Marco Aurélio Mello disse ao presidente da Corte, Carlos Ayres Britto:

-Presidente, vou ter que me retirar para o TSE.

Preocupado com o quórum, Ricardo Lewandowski, que lia seu voto, perguntar se deveria prosseguir:

-Estou pronto para continuar até meia-noite...

Mello respondeu, provocando risos dos colegas:

-Se quiserem, depois do Eleitoral estou à disposição!

Nenhum comentário: