segunda-feira, setembro 24, 2012

NOVA VOZ - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 24/09


Eliane Brum, 46, fez carreira como jornalista, mas foi só escrever seu primeiro romance, "Uma Duas", que já virou finalista do Prêmio SP de Literatura, que acontece hoje no Museu da Língua Portuguesa. "Agora, essa voz nova, que é a da ficção, faz parte do que eu sou. Os monstros acordaram em mim, e é com a ficção que impeço que eles me comam por dentro."

CASA PRÓPRIA
Trabalhar como empregada doméstica não é mais a principal opção das mulheres brasileiras. Os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelam que esse contingente caiu de 6,7 milhões há três anos para 6,2 milhões no ano passado.

CASA PRÓPRIA 2
Em percentuais, as empregadas domésticas, em 2009, eram 17% do total de 39,4 milhões de trabalhadoras, base que se manteve estável. Em 2011, passaram a ser 15,7%.

VENDE-SE
Pela primeira vez, o percentual de domésticas não ficou no topo do ranking -mas em terceiro lugar. As campeãs agora são as comerciárias, que saltaram de 6,5 milhões em 2009 (16,5% do total) para 7 milhões (17,6%). Em segundo, o grupo ocupado em educação, saúde e serviço social. "Isso indica qualificação e também pode ser atribuído a políticas públicas", diz a ministra Eleonora Menicucci, das Mulheres.

TIO DA AMÉRICA
A Estre, maior empresa de gestão ambiental do país, está comprando participação em uma das maiores companhias americanas do ramo. Por US$ 100 milhões, ela está adquirindo 11% da Star Atlantic.

VASSOURA
Com 6.000 funcionários, a empresa americana é a quarta dos Estados Unidos com atuação na coleta de resíduos em lugares como Flórida, Geórgia e Chicago. A ambição da companhia brasileira é aumentar a parceria no longo prazo.

CLIMA
Questionado sobre a possibilidade de eventual condenação de José Dirceu (PT-SP) resultar em prisão, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) que tem sido um dos mais rigorosos no julgamento do mensalão responde: "Não [ocorrerá] necessariamente".

PÉ NO FREIO
Emerson Fittipaldi adiado: a exposição que celebraria os 40 anos de carreira do piloto, em novembro, no Sesi-SP, não conseguiu patrocínio e terá que ser adiada para 2013. O curador Marcello Dantas diz que os produtores da mostra só captaram até agora a metade dos R$ 2 milhões necessários.

DEIXA QUE EU PARO
A Prefeitura de São Paulo, que há três meses começou a exigir o uso de talões de estacionamento para motoristas de "valet", vistoriou metade dos 4.500 restaurantes filiados à Associação Nacional dos Restaurantes. Multou 11% deles.

É PÂNICO OU NADA
Eduardo Sterblitch, do "Pânico", diz que, se sair do programa, "é provável que deixe de fazer TV". "Nunca mais vou ter liberdade criativa desse jeito, então acho que ia preferir atuar só no teatro", diz ele. Nas últimas semanas circulou a informação de que ele poderia trocar a atração pela TV Globo.

CONTÉM GLÚTEN
E Sabrina Sato manteve só por três dias uma dieta sem glúten. "Trabalho demais, não dá pra ficar achando pão especial em qualquer lugar."

GAL LONGE DA COSTA
Gal Costa, que se mudou para SP neste ano, diz estar "adorando". "A cidade tem tanta coisa pra fazer que te puxa pra rua. E também para o trabalho, é claro."

FAIXAS NA FAIXA
Os shows no Studio SP e no Studio RJ às quintas serão gratuitos. O público poderá doar dinheiro numa caixinha. A quantia será dividida entre os artistas que tocarem no projeto, chamado Quanto Vale o Show.

SUPLICY 'CONVOCA' RUSSOMANO
O senador Eduardo Suplicy (PT) bem que tentou convencer Celso Russomanno (PRB) a ir ao debate com candidatos a prefeito promovido pela Arquidiocese de São Paulo, na quinta. Chegou a telefonar para o ausente minutos antes de o evento começar, da primeira fila do teatro Fernando Torres, no Tatuapé. "Ouvi a voz dele, mas a ligação caiu", contou à coluna. Decidiu, então, enviar mensagem pedindo que ele viesse "mesmo que atrasado", em "respeito à democracia" (veja acima). Falhou de novo: não havia rede no local. Sem contornar polêmicas envolvendo a Igreja Católica e dirigente de sua campanha ligado à Igreja Universal, Russomanno não apareceu por lá.

O PAPA É NA OCA
O cardeal dom Odilo Scherer e o padre Juarez foram à abertura da mostra "Esplendores do Vaticano", que leva arte sacra à Oca. O ex-governador Alberto Goldman também esteve no evento.

CURTO-CIRCUITO

A escola de samba Mocidade Alegre celebra 45 anos com uma missa afro. Amanhã às 20h, na quadra da Morada do Samba.

Andrea Matarazzo lança o livro "São Paulo", com fotos de seu iPhone. Hoje, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 19h.

A africana Leymah Gbowee, vencedora do Nobel da Paz em 2011, contará no seminário Mulheres Reais que Transformam sobre a greve de sexo que ajudou a pôr fim à Segunda Guerra Civil da Libéria, em 2003. O evento acontece no dia 30 de outubro, no Rio.

Nenhum comentário: