sábado, agosto 25, 2012

Fim da trégua - VERA MAGALHÃES -


FOLHA DE SP - 25/08


A estratégia da campanha de José Serra de trazer o mensalão para a eleição paulistana, deflagrada ontem no programa de rádio do tucano, rompeu precocemente o pacto de não-agressão firmado pelos núcleos jurídicos do PT e PSDB. O acordo informal tinha como objetivo evitar excessiva "judicialização" da disputa. A ideia inicial dos dois partidos era recorrer à Justiça apenas em questões de conteúdo, evitando contestações formais e recorrentes pedidos de direito de resposta.

Vem dançar 
O QG de Fernando Haddad interpretou a associação do mensalão à taxa de lixo, explorada por Serra, como uma armadilha. "Querem trazer à campanha a Martaxa. Mas não vamos entrar nessa, isso não cola no candidato", diz um membro da coordenação petista.

Na manga 
Mesmo evitando o contra-ataque imediato, a bancada do PT na Câmara paulistana preparou estudo que lista tributos que tiveram aumento nas gestões de Serra e Gilberto Kassab, incluindo IPTU e ISS.

Low profile 
Intriga petistas e tucanos a subexposição de Celso Russomanno nos seus 2 minutos de propaganda na TV. Numericamente à frente de Serra no último Datafolha, o candidato do PRB dividiu seu espaço com o vice na inserção inaugural e nem sequer falou no segundo programa, exibido ontem.

Saindo da toca 
Recluso em Vinhedo desde o começo do julgamento do mensalão, José Dirceu passou a semana em São Paulo diante da expectativa de que o seu caso demore a ser apreciado. Anteontem, foi ao Instituto Lula falar com o ex-presidente.

Solidariedade 
Interlocutores afirmam que Lula está preocupado e conversa diariamente com seu ex-ministro da Casa Civil. Amigos que o acompanham dizem que o humor do petista oscila dependendo das visitas que recebe em casa. Um dos mais assíduos é o escritor Fernando Morais.

Olho nela 
Petistas estão atentos ao primeiro voto da ministra Rosa Weber, que deverá abrir a próxima semana. "Será o voto da Dilma'', dizem, num raciocínio algo simplista, pelo fato de ela ter sido a única nomeada ao STF no mandato da presidente.

Sinal dos tempos 
De um político noveleiro, percebendo que a TV Globo escolheu a minissérie "A Casa das Sete Mulheres" para preencher a lacuna do horário eleitoral em Brasília: "Trata-se de uma homenagem ao ministério da Dilma".

Lá... 
Comitiva de ministros percorrerá a partir do dia 31 portos da Bélgica, Alemanha e Holanda. Paulo Passos (Transportes), Leônidas Cristino (Portos) e Bernardo Figueiredo (Empresa de Planejamento e Logística) conhecerão o modelo europeu de concessões do setor.

... e cá 
No Brasil, o pacote portuário de Dilma deve ser anunciado em setembro.

Revezamento Sérgio Cabral (PMDB), que tem planos de deixar o governo do Rio no final de 2013, sinalizou para o Palácio do Planalto que gostaria de presidir a Autoridade Pública Olímpica.

Acelerador 1 
O governo paulista montou força-tarefa para apressar a concessão de licenças ambientais e liberações de interferências no sistema viário, além de redes de energia, para destravar obras orçadas em R$ 20 bilhões.

Acelerador 2 
O mutirão, chefiado pela Casa Civil, visa atender o cronograma de Geraldo Alckmin para a reta final do mandato. Só no Projeto Tietê 3, R$ 509 milhões em investimentos estão "congelados" enquanto não saem as autorizações oficiais.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"O PT reclama de dinheiro, mas a campanha de Haddad é a que mais gasta no país. Farão outro mensalão para pagar dívidas depois?"

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA PAULISTANA, FLORIANO PESARO, sobre a queixa do presidente do PT-SP, Edinho Silva, de dificuldade de arrecadação.

contraponto


Jam session

Durante evento de lançamento do livro "Corrupção, ética e economia", de André Franco Montoro Filho, quarta-feira à noite, em São Paulo, José Serra cumprimentava a irmã do autor, Mônica. Quando notou que ela exibia um laço cor de rosa enfeitando o penteado, cantarolou, lembrando um hit de Celly Campello:

-Um sapatinho eu vou; um laço cor de rosa enfeitar...

Surpresa, a filha do ex-governador Franco Montoro retribuiu, entoando uma marchinha dos anos 40:

-Pois, na hora do aperto, é dos carecas que elas gostam mais!- cantou, arrancando gargalhadas.

Nenhum comentário: