quinta-feira, agosto 16, 2012

DECANO DO STF PREPARA O ADEUS - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 16/08

Fim do mistério: Celso de Mello, o mais antigo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), vai mesmo se aposentar. E fala pela primeira vez sobre o assunto. "É uma ideia que eu agora acolho com naturalidade."

Amanhã, ele celebra 23 anos de corte -tomou posse no dia 17 de agosto de 1989, indicado pelo ex-presidente José Sarney. Aos 66 anos, 44 deles no serviço público, poderia ficar ainda mais quatro no tribunal, retirando-se aos 70 anos. Mas recebeu um sinal amarelo dos médicos: trabalhando 14 horas por dia e dormindo apenas três, poderia "pifar".

Decano do STF, ele se transformou em referência e é hoje um dos ministros mais respeitados pelos colegas, procuradores e advogados. Não se envolve em polêmicas. Pouco sai de casa. No caso do mensalão, não desgruda os olhos dos advogados dos réus. Anota tudo e diz estar "com a cabeça totalmente aberta" para ouvir tanto defesa quanto acusação. Mas prefere, neste momento, não se alongar sobre o tema.

Na quarta-feira, depois de mais uma sessão, ele falou com exclusividade à coluna em seu gabinete.

Folha - Afinal, o senhor vai ou não se aposentar? As informações já publicadas são desencontradas.
Celso de Mello - Essa era uma ideia que eu repelia liminarmente. Mas agora ela me ocorre e eu já venho aceitando. É possível então que logo, logo, eu me aposente.

Quando?
Talvez no início do ano que vem. Não é uma decisão já tomada. É um processo ainda em curso.

Mas por que, se o senhor ainda teria quatro anos de tribunal?
Estou com problemas na coluna e na perna. Sou obrigado a fazer pequenos percursos de carro. Às vezes, mal consigo ficar em pé. Tenho dores e logo preciso me sentar. Tanto é que eu nem saio [das sessões de até seis horas em que os advogados dos réus do mensalão defendem seus clientes]. Prefiro ficar o tempo todo lá.

Segue recomendação médica?
Em dezembro do ano passado, na posse da ministra Rosa Weber no Supremo, minha pressão foi lá em cima. Fui ao médico, que me disse que era preciso reduzir o ritmo. Nos últimos dois anos, tenho trabalhado 14 horas por dia e dormido apenas três. Não tem sentido. Então a aposentadoria é uma ideia que eu agora acolho com naturalidade. Já não a rejeito liminarmente. Ao contrário.

E por que o senhor não estabelece um prazo?
Porque, como eu já disse, é um processo em andamento. Primeiro tenho que definir o que vou fazer antes de sair do Supremo. Hesito em levar a cabo logo a decisão porque não saberia ficar parado.

MESMA MOEDA
A provável participação do vice-presidente Michel Temer na campanha de Gabriel Chalita (PMDB-SP) a prefeito em SP facilitará o mergulho de Dilma Rousseff na propaganda do petista Fernando Haddad.

MESMA MOEDA 2
O fato de o PMDB de Chalita também apoiar o governo é apontado como impedimento para que Dilma participe mais do pleito em São Paulo, para não melindrar o aliado. Tomando posição na campanha, Temer, que também representa o governo, abriria a porteira e esvaziaria as reclamações.

TÁ CHATO
Lula revelou a interlocutores que pensa em fazer uma cirurgia plástica para diminuir o papo, que ficou mais aparente depois que ele perdeu a barba no tratamento contra o câncer. Por enquanto, é só uma ideia do ex-presidente.

PEIXE CRU
O restaurante Nakombi vai abrir duas filiais neste ano, nos shoppings Vila Olímpia e Villa Lobos. Seus sócios, que entre 2009 e 2010 chegaram a fechar uma unidade em Pinheiros e outra no Rio, querem inaugurar 30 lojas pelo Brasil até 2015. Tudo no sistema de franquias, com capital inicial de R$ 400 mil.

AFOGADOS EM AFÃ
Yane Marques, que ganhou medalha de bronze olímpico no pentatlo moderno, deve voltar hoje à sua cidade natal, Afogados da Ingazeira (PE), de 35 mil habitantes. "A camionete para a carreata e as flores estão prontas. É só saber se ela vem mesmo", diz o prefeito, Totonho Valadares (PSB).

PIOVANINHA
Luana Piovani está captando para fazer mais uma peça infantil. Quer levantar R$ 2 milhões para encenar "Mania de Explicação", livro de Adriana Falcão que adaptou para os palcos. Ela diz que passar o chapéu com empresas "é difícil, porque às vezes demora para darem uma resposta". Luana, como em "O Pequeno Príncipe", interpretará uma criança. "Ainda não sei como vai ser, mas a guria usa uns óculos vermelhos que são uma gracinha!", disse à coluna.

PRIMOS BÜNDCHEN
Quem viu Patrícia Bündchen, irmã gêmea e empresária de Gisele, anteontem, durante compromissos profissionais da top em SP, garante: ela também está grávida, mas de quatro meses. Gisele, que ainda não assumiu oficialmente a segunda gravidez, estaria de cinco meses.

DOU-LHE UMA...
Aconteceu na Vila Olímpia, anteontem, o leilão Objetos do Coração, em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso. A atriz Flávia Alessandra apresentou e Negra Li cantou para convidados como Luiz Alberto de Castro Santos, diretor da Votorantim.

CURTO-CIRCUITO

A grife A Mulher do Padre faz bazar na loja da rua Augusta. Até domingo.

Luiz Gonzaga Belluzzo participa de debate após a peça "A Bola da Vez: Plínio Marcos", no teatro Maria Della Costa. 16 anos.

Os ministros Guido Mantega e Fernando Pimentel são esperados hoje no prêmio As Melhores da Dinheiro, no Credicard Hall.

José Roberto Martins lança hoje o livro "Capital Intangível", na Livraria da Vila do shopping JK.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, CHICO FELITTI e LÍGIA MESQUITA

Nenhum comentário: