sexta-feira, julho 20, 2012

Nervos de aço - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP 20/07


O advogado de Roberto Jefferson, Luiz Barbosa, vai usar metade da uma hora a que tem direito na sustentação oral do STF para bater na Procuradoria-Geral da República. A defesa do denunciante do mensalão vai desqualificar a denúncia por não incluir o ex-presidente Lula, que será apontado como comandante do esquema. A defesa também pretende desferir ataques ao relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa, chamado de "zaga do Lula'' pelos advogados de Jefferson.

Alvo Gurgel estará na mira não só da defesa de Jefferson, mas dos demais réus. Uma estratégia comum será acusá-lo de negligência pelo fato de ter retido por três anos a Operação Vegas, que continha indícios da relação do senador cassado Demóstenes Torres com o empresário acusado de contravenção Carlinhos Cachoeira.

Carona Em um ponto, a defesa de Jefferson contradiz a tese do mensalão, levantada por ele. Os advogados vão desqualificar a parte da denúncia que diz que os empréstimos do PT junto aos bancos Rural e BMG foram forjados para encobrir desvio de dinheiro público. Em maio, o PT anexou ao processo a quitação das dívidas.

Banho-maria O Sindifisco, que representa os trabalhadores da Receita Federal, prevê que o Ministério do Planejamento, responsável pela negociação com os servidores em greve, "cozinhará" as categorias até fim de agosto.

Na marra Para o sindicato, o Planejamento se prepara para enviar medida provisória ao Congresso com aumento linear de 3%. Se isso acontecer, diz a entidade, os auditores continuarão parados por tempo indeterminado.

Caladão Eleito símbolo da negativa do governo em negociar, o Planejamento teve o prédio bloqueado ontem por grevistas, e ficou sem secretárias para atender ligações e anotar os recados.

Sem disfarce Enquanto Fernando Haddad ironiza protesto de tucanos por conta da greve nas universidades federais, anteontem, um grupo de professores dessas instituições tenta ser recebido pelo candidato petista, ex-ministro da Educação, há duas semanas, sem sucesso.

Não é comigo Diante das negativas, os servidores, em sua maioria das unidades do ABC e de Guarulhos, ameaçam abordá-lo nas ruas. Integrantes do QG haddadista buscam demovê-los, argumentando que as negociações vêm sendo conduzidas pelo novo comando do MEC.

Do contra Ex-vice de Haddad, Luiza Erundina (PSB) adiou pela segunda vez o ato que organizaria para reiterar apoio ao petista. Após criticar a foto do candidato ao lado de Paulo Maluf, a ex-prefeita manifestou contrariedade com as cheerleaders que embalaram a passeata de largada da campanha.

Batismo Gilberto Kassab passou a promover, em sua casa, reuniões noturnas com os titulares das 31 subprefeituras. Nas conversas procura orientá-los sobre a interface do governo com a campanha de José Serra, já que quase todos são militares da reserva, sem know-how político.

Fora do ar No dia 2 de agosto, a Band promoverá debates em várias capitais, mas Recife ficará de fora. Aliados de Humberto Costa (PT) acusam o governador Eduardo Campos de ter pressionado para evitar a realização do confronto, para evitar a exposição de Geraldo Júlio (PSB), novato em disputas.

Visita à Folha Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil, visitou a Folha ontem. Estava acompanhada de Ana Paula Ferreira, diretora de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Haddad deveria estar mais preocupado com o julgamento do mensalão, o verdadeiro pedágio que o PT impôs à sociedade."

DE ANDREA MATARAZZO (PSDB), sobre a crítica do candidato petista à prefeitura ao sistema de cobrança a ser implantado nas rodovias de São Paulo.

contraponto

Paris, te amo

Durante visita ao Palácio do Planalto, Sérgio Cabral (PMDB) foi cercado por repórteres após acertar a participação do Rio no plano de prevenção a desastres naturais. Os jornalistas quiseram saber se o governador irá à abertura da Olimpíada, em Londres. Ele confirmou:

-Vou, sim, junto com a presidente Dilma. Nós vamos lançar a Casa França lá!

Diante das gargalhadas, Cabral -que foi flagrado em fotos festivas em Paris com o dono da Delta, Fernando Cavendish- percebeu a gafe e tratou de corrigir:

-É, quer dizer... a Casa Brasil!

Nenhum comentário: