sexta-feira, junho 22, 2012

PTxPT - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/06

O PT da Bahia e o do Ceará estão brigando para fazer o próximo presidente do Banco do Nordeste. O presidente que se demitiu, Jurandir Santiago, tinha sido indicado pelo PT cearense, que quer manter o cargo. Mas para isso terá que inviabilizar a permanência do presidente interino, Paulo Ferraro, também diretor de Negócios, indicado pelo PT da Bahia. O governador Jaques Wagner faz intensas articulações no governo para efetivá-lo.

A defesa do meio ambiente e o comércio
O governo Dilma está batendo duro, nas negociações de bastidores, nas críticas dos governos europeus sobre a falta de ousadia da Rio+20. Os europeus, sobretudo os alemães, defendem que desde já seja implementada uma economia verde, com indústrias movidas à energia eólica, solar ou de lixo reciclado. A Declaração fala em 2015.
Fabrice Coffrini/AFP
Ocorre que esse objetivo, argumentam assessores brasileiros, está associado ao pioneirismo deles em novas tecnologias. Assim, na prática, os europeus querem é vender tecnologia para os emergentes. Ironizam que, mesmo para preservar o meio ambiente, eles não querem nem ouvir falar de transferência voluntária de tecnologia.

A CPI pode ser um vexame. Meu temor é de um relatório orientado politicamente" —Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado (PR) e integrante da CPI do Cachoeira

AVENIDA ABERTA. O racha entre o PT e o PSB, em Fortaleza e Recife, anima o DEM. O presidente do partido, senador José Agripino (RN), na foto, avalia que essa divisão torna competitivas as candidaturas do ex-deputado Moroni Torgan (CE) e do deputado Mendonça Filho (PE). Em Fortaleza, acredita no apoio, em caso de segundo turno contra o PT, do ex-ministro Ciro Gomes (PSB). Em Recife, a tarefa é atrair o PMDB e o PSDB.

Reforço
Diante dos problemas entre os senadores e os deputados petistas na CPI, o PT decidiu reforçar a bancada, mandando para o front o deputado Ricardo Berzoini (SP). Entra no lugar de Sibá Machado (PT-AC), que mal comparecia à comissão.

Oportuno
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB- RR) discursou em defesa da legalização dos jogos de azar. Disse que dos países da América do Sul e Central só Brasil e Cuba não permitem. Pediu e não obteve o apoio de Eduardo Suplicy (PT-SP).

O ziriguidum na Rio+20
Uma bateria formada por ritmistas de escolas do Rio fechou o show de abertura da Rio+20, na noite de anteontem. Alcione chamou ao palco a presidente Dilma, que ensaiou passos. Na pla-teia, autoridades nacionais e estrangeiras arriscaram pas-sinhos. Os gringos exultavam: “Excellent!!”. O ministro Antonio Patriota enlaçou a ministra Eleonora Meni-cucci e dançou com ela. As ministras Izabella Teixeira, Miriam Belchior, Teresa Campello, Ideli Salvatti e Helena Chagas gingaram numa rodinha. Só Gleisi Hoffmann ficou impassível.

Diretas já
A Associação dos Magistrados Brasileiros deflagrou campanha pelas eleições diretas para escolher os presidentes dos tribunais estaduais e regionais federais. Os eleitores: os ju-ízes do primeira instância e os desembargadores.

Sem padrinho
Os procuradores dos estados pressionam o Congresso para aprovar PEC que dá autonomia administrativa ao órgão. Não querem mais que o procurador-geral seja uma escolha dos governadores, mas proveniente de lista tríplice.

O MINISTRO
 Aloizio Mercadante (Educação) está sendo chamado por seus colegas de Esplanada de “primeiro-ministro”. Os motivos: o número de viagens que faz com a presidente Dilma e o quanto ele opina sobre a pasta dos demais ministros.

A DELEGAÇÃO da China é a maior da Rio+20. São 500 pessoas. No domingo, promoveram recepção num hotel, em que dezenas de modelos brasileiras foram contratadas para desfilar com roupas made in China.

O GOVERNO brasileiro dá de ombros com o ceticismo diante dos resultados da Rio+20. Alega que esta foi a leitura predominante da mídia na Rio 92.

Nenhum comentário: