domingo, junho 24, 2012

Contra o relógio - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 24/06

A data da liberação do processo do mensalão pelo revisor Ricardo Lewandowski pode adiar o início do julgamento, marcado para 1º de agosto. Para que o calendário seja cumprido, o ministro precisa entregar o relatório até amanhã. Pelo regimento do Supremo Tribunal Federal, a devolução tem de ser publicada. A partir daí, o STF tem 48 horas para comunicar aos 38 réus e ao Ministério Público. Se o revisor liberar o voto na sexta, esse procedimento fica para depois do recesso.

Um a menos Como a volta do recesso é justamente 1º de agosto, o julgamento começaria no dia 6, com os novos prazos. Isso pode impedir que Cezar Peluso, que faz 70 anos em 3 de setembro, vote antes de se aposentar.

Pote até aqui... Por sua vez, Lewandowski não esconde de colegas do Supremo e de advogados a insatisfação com o rito fixado para o caso. Diz que o calendário foi definido à sua revelia e que pela primeira vez na corte um julgamento é marcado antes que o revisor libere os autos.

... de mágoa Queixando-se de trabalhar "20 horas por dia", Lewandowski avisou que o voto ainda não está pronto, mas que deve conclui-lo até o fim da semana. Ele recusou a oferta de mais juízes assistentes feita pela presidência do Supremo há algumas semanas.

Nova... Mulher de Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça diz que o marido relatou ter sido chantageado pelo jornalista Luiz Bordoni, que ameaçou divulgar a relação do contraventor com o senador Demóstenes Torres. Segundo ela, os R$ 45 mil depositados na conta de Bordoni foram "provavelmente'' pagos por Cachoeira.

... versão Aliados de Marconi Perillo (PSDB) esperam que Andressa repita isso em depoimento à CPI do Cachoeira, ainda não marcado. Até agora, Bordoni tem dito que o dinheiro foi depositado por um assessor do governador, Lucio Gouthier, em 2010.

Tipo exportação Do deputado Eduardo Cunha (RJ), fazendo piada com o impeachment a jato no vizinho Paraguai e aproveitando para extrair caráter didático do episódio: "Fernando Lugo percebeu a falta que faz um PMDB na base de apoio".

Rebolado Guardado a sete chaves pelo QG tucano, um dos jingles da campanha de José Serra será apresentado hoje durante a convenção. Versão do hit "Eu quero tchu, eu quero tchá", da dupla João Lucas e Marcelo, diz em seu refrão: "Eu quero Serra, eu quero é já!"

Antes não tinha Para subsidiar seu discurso, Serra consultou ex-secretários de pastas estratégicas na prefeitura, como Educação, Saúde e Transportes. A ideia é usar números comparativos da gestão tucana nas searas sensíveis ao debate eleitoral.

Indeciso Desafeto de Serra, o secretário estadual de Energia, José Aníbal, diz que irá à convenção, mas tergiversa sobre sua escolha nas urnas: "O voto é secreto".

Trampolim Presidente do PTB, Roberto Jefferson prevê a manutenção da candidatura da sigla. "O D'Urso está doido para ser vice do Haddad." Segundo ele, o presidente da OAB-SP procura "vitrine" para se lançar a deputado federal em 2014.

Tô fora Jefferson diz que a aliança com o PT melindraria Geraldo Alckmin. "Mas com o Serra não dá", avisa.

Lição de casa Alckmin passou a ler o clipping do governo munido de caneta marcadora de textos vermelha, com a qual assinala todos os problemas que demandam resposta emergencial de sua equipe. "Temos recebido muita nota vermelha dele", diz um secretário.

Tiroteio

O Congresso paraguaio decretou o impeachment de Lugo e, ao mesmo tempo, deixou o país com um pé fora do Mercosul.

DO DEPUTADO DR. ROSINHA (PT-PR), que integra o Parlasul, analisando as consequências diplomáticas para o Paraguai após o afastamento do presidente.

Contraponto


Leitura subliminar

Reunidos em sessão do Conselho de Ética, senadores ouviam atentamente o presidente da comissão, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), relatar a decisão do ministro José Antonio Dias Toffoli de postergar a votação do relatório de cassação do mandato de Demóstenes Torres (sem partido-GO). Em determinado momento, Valadares cometeu ato falho, levando todos aos risos:

-O ministro exagerou, quer dizer, exauriu decisão!

Presente à sessão, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) prontamente interveio:

-Olha o subconsciente, senador!

Nenhum comentário: