sábado, maio 19, 2012

Veta um pouquinho - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 19/05

A despeito da intensa campanha de ONGs e militantes verdes nas redes sociais, a presidente Dilma Rousseff não vetará na íntegra o Código Florestal. O governo acha que a medida seria um retrocesso ambiental, já que manteria em vigor a legislação atual, considerada defasada e licenciosa com os desmatadores.

A solução para os pontos vetados não deverá estar numa única medida provisória, mas em "mix" de proposituras. Algumas questões serão tratadas via MP e outras em decretos e portarias. Num dos itens mais polêmicos, que obriga a recomposição de florestas, haverá escalonamento para poupar pequenos produtores.

Estica... A CPI do Cachoeira jogou luz sobre o racha entre as bancadas do PT no Senado e na Câmara. A mensagem do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) para o governador Sérgio Cabral (RJ) foi classificada por um senador petista como "coisa daquele pessoal da Câmara".

... e puxa Senadores defenderam nos bastidores a troca do ex-líder do governo na Câmara na CPI, mas o líder do PT, Jilmar Tatto (PT-SP), descartou a possibilidade.

Isso aí A blindagem tem aval do governo. A orientação é deixar Cabral, "governador do Estado que vai sediar a Copa e a Olimpíada'', como diz um auxiliar de Dilma, fora da polêmica.

'Somos teu' Vaccarezza virou alvo de bullying no PT. Na reunião do Diretório Nacional, em Porto Alegre, as piadas iam do trivial ao impublicável. "O Vaccarezza não veio porque foi comprar um celular com tela menor", era uma da primeira categoria.

Ministro em fuga Fernando Pimentel (Desenvolvimento) não informou a Dilma que compareceria à reunião do Lide, do empresário João Dória Jr., quando abandonou a comitiva presidencial para ir para a Roma. Disse apenas que teria de viajar para outro compromisso. Dilma não simpatiza com Dória.

Não morreu 
Ministério Público Eleitoral de São Paulo decidiu assumir a autoria da ação para cassar os mandatos dos vereadores que deixaram o PSDB na capital. O partido tinha desistido, a pedido de José Serra para facilitar a aliança com Gilberto Kassab, de tentar retomar os mandatos no TRE.

Oremos Adversários na campanha paulistana, Serra e Gabriel Chalita (PMDB) visitarão amanhã o Santuário Mãe de Deus, na zona sul paulistana. Ambos pretendem participar da festa de aniversário do padre Marcelo Rossi. Para evitar esbarrões, o peemedebista irá pela manhã e o tucano, à tarde.

Geopolítica O PMDB nacional articula apoio à candidatura do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) à Prefeitura de Fortaleza, em troca da vice na chapa de Chalita.

Pódio 
O nome sugerido pelos comunistas é o de Nádia Campeão, ex-secretária de Esportes de Marta Suplicy (PT), que tem participado ativamente das conversas.

Nos trilhos Ainda que cresça a contestação interna ao desempenho de Jurandir Fernandes à frente da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Geraldo Alckmin planeja mantê-lo, por ora, no cargo. O mesmo vale para Peter Walker, indicado por ele para o comando do Metrô.

Força-tarefa O ex-líder operário José Ibrahim chefiará a versão sindical da Comissão da Verdade, recém-constituída pela central UGT com o objetivo de auxiliar na investigar crimes de tortura contra trabalhadores e sindicalistas durante a ditadura.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio


"A ternura do ex-líder Vaccarezza com o Sérgio Cabral o credencia seriamente a virar garoto-propaganda do programa 'Brasil Carinhoso', que a Dilma lançou."

DO DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), ironizando o fato de o petista ter mandado para o governador torpedo com os dizeres "Você é nosso e nós somos teu", garantindo blindagem a ele nas investigações da CPI do Cachoeira.

contraponto

Família do barulho


Durante evento promovido anteontem pelo DEM para anunciar apoio a José Serra, políticos da sigla disputavam quem obtinha aplausos mais efusivos da plateia, composta basicamente por cabos eleitorais recrutados na periferia. Ao perceber que as manifestações eram mais ruidosas quando anunciados Alexandre Leite, deputado federal, e seu pai, Milton Leite, vereador, o tucano Walter Feldman, que assistia ao ato, observou:

-Não dá pra competir com eles. Até se o mestre de cerimônias falar em "café com leite" vai ter gritaria.

Nenhum comentário: