domingo, maio 06, 2012

'De A a Z' - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/05/12

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou à Polícia Federal um pedido de providências complementares a partir de informações não conclusivas do inquérito da Operação Monte Carlo. Ele quer que a PF faça a degravação do que chama de "conversas fortuitas'' colhidas no período em que membros do grupo de Carlinhos Cachoeira foram grampeados.
A documentação, segundo relatos de parlamentares da CPI, envolve diversas autoridades protegidas por foro privilegiado. Nas palavras de um senador, o material que foi devolvido para a PF, ao qual a comissão não teve acesso, "vai pegar de A a Z".

Mosaico 1 O diretor de Planejamento da Eletronorte, Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro Antonio Palocci, é mais um dos citados no inquérito que chegou à CPI.

Mosaico 2 A partir de um diálogo de Raimundo Ferreira, o Ferreirinha, funcionário da Infraero, a PF diz que "a grana que Claudio [Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste] perdeu está na mão de Adhemar Palocci''. É uma das conversas "fortuitas", sobre as quais não há detalhes.

Digitais A Comissão de Relações Exteriores da Câmara foi interditada na sexta-feira para uma varredura nos telefones. Arrastado para o Cachoeiragate, o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi presidente da comissão no período das investigações.

Troco Aliados de Sérgio Cabral (PMDB-RJ) articulam para levar o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) -responsável por divulgar as fotos e vídeos que mostram a intimidade do governador com Fernando Cavendish, da Delta- para o olho do furacão da CPI do Cachoeira.

Rede Os peemedebistas vão apontar ligação de Garotinho com Cachoeira, que contratou Waldomiro Diniz para presidir a Loterj, em 2001. Em 2004, Waldomiro, então assessor de José Dirceu na Casa Civil, foi flagrado recebendo propina do empresário de jogos no primeiro escândalo do governo Lula.

Tripartite
 O acordo para blindar Cabral, Marconi Perillo (GO) e Agnelo Queiroz (DF) na CPI envolveu as cúpulas de PMDB, PSDB e PT, com aval do presidente do Senado, José Sarney (AP).

Gregos e troianos
 De um senador petista sobre a solução dada por Dilma Rousseff de arbitrar a disputa por diretorias da Codevasf e da Sudene contemplando o PT da Bahia e o PSB do Piauí, respectivamente: "É uma daquelas operações em que todo mundo fica insatisfeito".

Órbita O diagnóstico do PT de São Paulo é que aumentaram nas últimas semanas as chances de o PC do B apoiar Fernando Haddad na capital. O presidente estadual da sigla, Edinho Silva, teve uma conversa considerada exitosa com o ex-ministro comunista Orlando Silva.

Ecumênico
 O PTB, que é cortejado pelo PSDB de José Serra e o PMDB de Gabriel Chalita para alianças na capital, deve fechar alianças com o PT em pelo menos 80 cidades do interior paulista.

Eu sozinho
 Campos Machado vai voltar a conversar com Serra no fim do mês. Mas num ponto o PTB bate o pé: deve ficar de fora do "chapão" para a Câmara paulistana. Sozinho, o partido espera aumentar a bancada dos atuais 3 vereadores para até 6.

Voto de silêncio A ordem do prefeito Gilberto Kassab para seus soldados que postulam a vice de Serra é submergir enquanto o TSE não decidir sobre o tempo de TV e acesso ao fundo partidário de seu partido, o PSD.

Tabuleiro 
A senadora Ana Amélia trabalha para levar o PP para a chapa de Manuela D'Ávila (PC do B) à Prefeitura de Porto Alegre. Ela sugere quatro nomes para a vice, mas uma ala do partido quer apoiar a reeleição de José Fortunati (PDT).

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI


tiroteio

"Em CPI, quem tem medo de pauta resolve atacar a imprensa para virar notícia. E há quem tenha medo também de notícias, porque a partir delas pode virar réu."
DO DEPUTADO MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ), sobre a defesa feita por alguns parlamentares da CPI de que setores da imprensa sejam alvo de investigação e que haja controle para evitar vazamento de informações para jornalistas.

Contraponto

Escrito nas estrelas


Em conversa grampeada pela Polícia Federal, Carlinhos Cachoeira faz galanteios à sua mulher, Andressa:
-Sabe qual é seu nome que aparece aqui no meu rádio?
-Amor da minha vida?, arrisca ela.
-Corpo celeste, responde o acusado de contravenção.
-Por que você não coloca 'amore'?, sugere Andressa.
-Pode ser. Mas corpo celeste mata a pau, né?

Nenhum comentário: