sábado, maio 05, 2012

Carga ao mar? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 05/05/12

Dirigentes do PSDB pressionam para que o deputado Carlos Alberto Leréia (GO) se licencie do partido já na terça-feira, até que a CPI mista revele o tamanho do seu envolvimento com o esquema montado pelo empresário de jogos Carlinhos Cachoeira.

O destino de Leréia, entretanto, ainda divide integrantes da sigla. Parte dos tucanos, como os senadores Alvaro Dias (PR) e Aécio Neves (MG), defende o afastamento imediato para não repetir a conduta do PT no mensalão. Outra ala, porém, teme que rifar Leréia agora possa deixar vulnerável o governador Marconi Perillo (GO), a quem o partido se empenha em blindar.

Veja bem Em sua defesa, Leréia tem repetido na bancada que é amigo de Cachoeira há anos, admite ter interferido em favor dele para nomeações de cargos públicos, mas diz que não participava de esquema de contravenção.

iCachoeira Para os colegas de partido, Leréia deu uma explicação singela para ter a senha do cartão de crédito de Cachoeira: disse que pediu para o amigo pagar aplicativos "baratinhos" de jogos para o tablet que comprou para os filhos nos EUA, uma vez que havia estourado o limite de seu próprio cartão.

Buraco do tatu O Senado instalou duas câmeras e impôs regras para os parlamentares visitarem a sala montada no subsolo para guardar documentos da CPI do Cachoeira. Da lista de normas, a que mais irritou os congressistas foi a proibição de entrar com celulares.

Morde... Está em curso uma articulação, com apoio de PT e PMDB, para dar a vice-presidência da CPI ao senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL). "É para implodir a investigação'', protesta um membro.

...e assopra Petistas e petebistas afirmam que apoirão a indicação do presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB), que ainda não definiu o vice.

Entre tapas... A comitiva da Força Sindical foi barrada pelo assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência, José Lopez Feijóo, dirigente da CUT, na reunião de anteontem com Dilma Rousseff no Palácio do Planalto para falar sobre as medidas econômicas. A Força havia levado um integrante a mais, além dos três acordados.

...e beijos Ontem, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, telefonou para transmitir o agradecimento da presidente ao deputado Paulinho da Força (PDT-SP) por ter sido o único dirigente das centrais sindicais a se manifestar a favor das medidas, que reduzirão a remuneração da poupança.

Timing Já o presidente da CUT, Artur Henrique, tomou uma bronca da presidente nessa mesma reunião por tentar incluir uma pauta das centrais no debate: a isenção de Imposto de Renda sobre parcela da participação dos lucros e resultados. Dilma o cortou, afirmando não ser oportuno tratar de outros assuntos naquele momento.

Eco Na esteira das cobranças de Dilma endereçadas ao setor financeiro, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) promove na terça-feira em São Paulo manifestação pela redução dos juros praticados pelas operadoras de cartões de crédito.

Leão Os auditores fiscais da Receita Federal farão na quarta-feira o Dia de Mobilização de Advertência, para reivindicar ao governo reajuste salarial. Vários serviços serão afetados com a paralisação, entre eles a liberação de mercadorias importadas em portos e aeroportos.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Cabral pode sair pela cozinha no Rio, mas não evitará perguntas quando entrar pela porta da frente da CPI para explicar suas relações impróprias com o dono da Delta."

DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a saída do governador do Rio de Janeiro pela cozinha do BNDES para escapar de jornalistas que o aguardavam para falar sobre as fotos com Fernando Cavendish em viagens ao exterior.

contraponto

Bin Laden do cerrado


A deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) chegava ao Congresso para a estreia da CPI do Cachoeira, na semana passada, quando se encontrou com o colega Espiridião Amin (PP-SC). Impressionado com a rede de influência descoberta do empresário em Goiás, Amin brincou:

-Não sabia que o Cachoeira tinha montado uma verdadeira Al Qaeda em Goiás!

Ao que Íris respondeu:

-O pior é que todos nós imaginávamos que essa rede existia...

Nenhum comentário: