quarta-feira, abril 18, 2012

Pragmatismo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 18/04/12

A despeito de não ter criticado a estatização da petrolífera YPF na Argentina, o governo brasileiro está de olho na privatização da empresa aérea TAP. E aguarda o anúncio da licitação pelos portugueses para definir medidas de apoio às empresas nacionais, para que elas se habilitem para o leilão. Estão na prateleira: recursos do BNDES, desoneração dos salários e redução do percentual do PIS/Cofins. O objetivo é manter os voos para a Europa que saem do Nordeste e de Brasília.

Em busca de apoio para o Rio
Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ) tentaram impedir ontem que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovasse projeto que acaba com a guerra fiscal, equalizando o ICMS. Fizeram esse movimento em solidariedade ao Espírito Santo e em apoio aos senadores de Goiás e Santa Catarina, estados que serão prejudicados com a mudança. Os dois senadores do Rio esperam com isso criar uma base de apoio, entre senadores de outros estados, para quando entrar na pauta do Congresso a lei que redefine o pagamento dos royalties do petróleo, cujo texto prejudica os produtores.

“Os partidos de esquerda, que queiram efetivamente mudar a sociedade para melhor, não podem deixar de travar uma luta sem tréguas contra a corrupção” — Tarso Genro, governador (PT-RS)

OS VERDUGOS. O PMDB entregou a presidência da Comissão de Ética para um senador do PSB. Agora, o bloco PSDB/DEM no Senado está disposto a abrir mão de duas de suas seis vagas (três titulares e três suplentes) na CPI Mista do contraventor Carlos Cachoeira. Os oposicionistas convidaram o peemedebista Jarbas Vasconcellos (PE), na foto, e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para integrarem a comissão nas vagas do bloco.

Dissimulado
O ex-ministro José Temporão (Saúde) encontrou, por acaso, o ex-presidente da Funasa e deputado Danilo Forte (PMDB-CE), e disse: “Estou feliz com a sua eleição!”. Forte comentou com terceiros: “E a gente tem que ouvir calado!”.

A Delta e o Rio de Janeiro
O governo do Rio rompeu um contrato, para a construção de 580 casas populares em Nova Iguaçu, com a Construtora Delta, em 2009. A empresa de Fernando Cavendish, de acordo com o ex-secretário e deputado Leonardo Picciani (PMDB), havia ganhado a licitação com o preço mais baixo, mas para executar a obra pediu um aditamento do contrato no valor de cerca de 87%, sendo que a lei só permite uma revisão de até 25%.

Dependência
A leitura predominante na bancada sênior, da Câmara e do Senado, é que a CPI é a oportunidade que o PMDB precisava para tutelar o PT e ampliar sua presença no governo Dilma. Foi o que ocorreu na CPI do Mensalão no governo Lula.

Hermanos
O presidente do Uruguai, José Mujica, encontra-se com a presidente Dilma amanhã. Ele está preocupado com a nacionalização da YPF. Mujica teme o desabastecimento em seu país e quer que o Brasil garanta suas necessidades.

Contra o fluxo
Diante das críticas à privatização da YPF na Argentina, o ex-presidente da ANP Haroldo Lima reage: “Na História, não há precedente de país emergente ter desenvolvido seus recursos petrolíferos sem uma empresa estatal”.

O LÍDER do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), por causa da Zona Franca de Manaus, obstruiu ontem a votação da PEC da Música na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

A SENADORA Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da CNA, embarcou ontem para a China. Na agenda: a produtividade agropecuária brasileira e o sistema de logística de transporte da China.

TERMINOU o casamento de mais de dez anos entre a CNT e o Instituto Sensus. A entidade vai criar um núcleo próprio de pesquisas de opinião pública.

Nenhum comentário: