terça-feira, abril 24, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 24/04/12


Empresa cria contrato para energia industrial ociosa

A Brix, plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica, que tem Eike Batista como um dos sócios, vai lançar um novo tipo de contrato para o setor.

O produto aparece como alternativa a uma demanda antiga feita pelo mercado livre de energia industrial ao governo.

A legislação brasileira não permite a comercialização do excedente, ou seja, de uma parcela de energia contratada pelo consumidor que eventualmente não seja usada, por motivos como uma queda de produção não planejada, por exemplo.

"Há anos pedimos que o governo regulamente isso", diz Luciano Pacheco, da Abrace (que reúne consumidores).

Se a regulação não permite que o consumidor venda a parte da energia comprada mas não usada, o novo contrato permite que ele, inicialmente, só a "reserve".

O fechamento da compra só ocorre quando as informações sobre a quantidade de consumo estiverem mais próximas do volume efetivo, sem que a legislação seja desrespeitada.

O contrato, chamado de "flex", será destinado a negócios com energia de fonte convencional e vai oferecer 50% de flexibilidade mensal em relação ao volume originalmente contratado, segundo Marcelo Mello, da Brix.

"Ele concilia as incertezas referentes ao consumo efetivo com a impossibilidade de venda de eventuais excedentes de energia", afirma.

LUZ DISSIPADA

A Philips prevê para 2016 o início da disseminação do uso de lâmpadas LED entre os consumidores brasileiros.

A previsão da empresa é que o preço do produto comece a cair dentro de dois ou três anos.

Com durabilidade até 24 vezes maior que as incandescentes e 40 vezes mais cara, a lâmpada LED tem seu mercado hoje restrito a empresas e à administração pública.

"Em lugares públicos, o LED gera uma economia média de 40%. Mas pode chegar a 80% dependendo da tecnologia", diz o presidente da Philips na América Latina, Marcos Bicudo.

No final do ano passado, a produção de luminárias LED na fábrica da Philips em Varginha (MG) correspondia a 40% do total.

A expectativa da empresa, no entanto, era que esse número não ultrapassasse os 30%.

As vendas globais de LED da companhia cresceram 22% no primeiro trimestre do ano, ante mesmo período de 2011. Elas representam 16% das vendas totais de iluminação.

Otimismo A Alemanha é o país com melhor expectativa econômica na União Europeia e o único com indicador positivo em março (7,2 pontos), segundo estudo da GfK. Na França, o índice é de -10,4 (ante -54,2 em novembro). Os últimos são os tchecos, com -62,7.

Emprego no varejo O Grupo Pão de Açúcar informa que pretende contratar 20 mil novos empregados no país em 2012. As vagas serão distribuídas em todos os Estados onde o grupo atua, entre as marcas Pão de Açúcar, Assai, Extra, sedes administrativas e outros.

Em obras A construção civil gerou 123,3 mil novos empregos com carteira assinada no primeiro trimestre no país, segundo o SindusCon-SP (sindicato do setor). A expansão, de 3,88% ante dezembro, era prevista devido às obras já contratadas, mas é cedo para dizer que o mesmo ritmo de crescimento será mantido no ano, segundo a entidade.

NÚMEROS

123,3 mil foram os empregos gerados no 1º tri pela construção

3,3 milhões era o volume de trabalhadores empregados no país no fim de março

RETOMADA PARA ELES
Com a retomada econômica nos EUA, os homens estão recuperando postos de trabalho em um ritmo muito mais rápido que as mulheres.

Segundo estudo do Pew Research Center, a taxa de desemprego entre os homens era de 4,7% no quarto trimestre de 2007, alcançou um pico de 10,7% no mesmo período de 2009 e diminuiu para 8,6% no final de 2011.

Já entre as mulheres, a taxa evoluiu de 4,5% em 2007 para 8,3% em 2009 e 8% em 2011, considerando sempre o último trimestre de cada ano.

O estudo também mostra que o aumento da taxa de emprego entre as mulheres (0,9%) foi inferior ao próprio crescimento populacional do grupo (1,5%).

Nenhum comentário: