sábado, abril 21, 2012

Doutor Lula - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 21/04/12

A ideia de dar a Lula, dia 4, títulos de doutor honoris causa de cinco universidades cariocas (Uerj, UFF, UFRRJ, UniRio e UFRJ) esbarrou no Conselho Universitário da UFRJ, quinta. O assunto saiu da pauta da reunião por pressões de alguns professores e alunos, que temiam o uso político da concessão.

Fim do mundo

Tem político influente convencido de que Cachoeira é o verdadeiro dono da Delta. A conferir.

‘Com-terra’

Veja como o MST, às vezes, tem militantes de fora. Um dos acampados de um protesto em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, chegou ali, quarta, numa caminhonete S-10 prata, carrão utilitário muito usado pelos, digamos, “com-terra”.

E mais...

Uma funcionária, ao vê-lo desembarcar e entrar numa barraca, perguntou como ele podia ser sem-terra e ter uma caminhonete daquelas. Resposta: — É do meu pai. Ah, bom!

Jogo perigoso

Walsh e May, as americanas do vôlei de praia que tropeçaram no circuito mundial, em Brasília, não trouxeram seu técnico, o brasileiro Márcio Sicoli, que mora em Los Angeles. Sicoli teria problemas na Justiça daqui, acusado pela ex de “raptar” o filho deles, de 3 anos.

‘Zorra’ na telona
As filmagens de “De pernas pro ar 2” começam segunda. Na continuação do longa, o elenco ganhou participações especiais de jovens comediantes como Rodrigo Sant’Anna, a Valéria do “Zorra Total”, e Tatá Werneck, do “Comédia MTV”.

ESSA FORMOSURA da natureza é uma ninfeia (Nymphaea capensis), tão linda na cor lilás, repare. A flor, que se abriu estes dias, reforça o encanto já doado pela luz do outono ao Jardim Botânico do Rio. O registro foi feito pelo nosso correspondente no verde, Laizer Fishenfeld, que garante: “Nem Claude Monet conseguiu pintar uma ninfeia comparável a esta.” Que Deus a projeta, e a nós não desampare.

‘Crow-blue’
O livro “Azul-corvo”, de Adriana Lisboa, será lançado nos EUA e na Inglaterra pelo novo selo Bloomsbury Circus, da editora britânica Bloomsbury. A edição em inglês vai se chamar “Crow-blue”.

Aqui no Brasil...

Toda a obra de Adriana Lisboa será relançada pela Alfaguara a partir de 2013, logo após a publicação de seu romance inédito “Hanoi”. Aliás, em 2013, a escritora também comemora dez anos que seu livro “Sinfonia em branco” ganhou o Prêmio Saramago.

Para chinês ler

A edição da revista literária “Granta” com a seleção dos novos autores brasileiros que a Objetiva vai lançar na Flip deste ano será publicada também na Inglaterra e… na China.

O preço do amor
O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, do Rio, reduziu para12 salários mínimos, e só por mais quatro anos, a pensão paga pelo dentista Olympio Faissol à Vilma de Souza, sua ex. Aos 79 anos, pai de oito filhos, Olympio pagava 36 mínimos 
(R$ 22.392).

Segue...

Segundo a decisão, Vilma “já aumentou consideravelmente seu patrimônio com a pensão”. Enquanto isso, Olympio “vem perdendo sua capacidade financeira devido ao pagamento de pensões”.

Corredor do Fórum

O subprocurador Antônio José Campos Moreira pediu ao TJRJ para abrir investigação criminal contra o juiz Rafael de Oliveira Fonseca, de Mangaratiba, afastado desde o mês passado e que já responde a processo administrativo disciplinar.

Como se sabe...

O magistrado é suspeito, entre outras coisas, de destruir provas e de vender alvarás de soltura para supostos milicianos.

Há testemunhas

Parceira da coluna ouviu ontem este diálogo no salão de depilação Pello Menos, em Ipanema:
— Por favor, eu queria virilha completa e ânus.
— Senhora, virilha completa já dá direito a ânus.
— Humm...
— A senhora quer trocar ânus por buço?

Nenhum comentário: