segunda-feira, março 19, 2012

A vez dos Estados - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 19/03/12

Enquanto o governo enfrenta uma rebelião no Congresso, governadores começam a explicitar insatisfação com a forma como Dilma Rousseff trata as questões federativas. Uma reunião reservada na noite de quinta-feira levou ao Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte (MG), os quatro governantes da região Sudeste.

Com uma pauta carregada de pepinos com a União, que vão da mudança nos royalties à nova regra para ICMS de importações, se queixaram que falta coordenação federal e que as discussões se arrastam sem solução. Ficaram de convocar outros Estados para essa agenda, uma nova dor de cabeça para Dilma.

Água... Bombeiros entraram em campo no fim de semana para promover a conciliação entre os grupos do PMDB: José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), de um lado, e o líder do governo, Eduardo Braga (AM), de outro.

... na fervura Estavam previstas uma reunião na casa de Sarney, ontem à noite, e novas conversas hoje. A ideia é tentar estancar o que chamam de "demonização" da ala que comandava a articulação política no Senado.

Outros planos O que mais se ouve no Palácio do Planalto é que Renan Calheiros tem de ser candidato ao governo de Alagoas em 2014, num sinal de que sua volta à presidência do Senado não tem simpatia do governo.

Troco Deputados da base querem aprovar na quarta-feira nova ida do ministro Guido Mantega (Fazenda) ao Congresso, desta vez na Câmara, com a justificativa de que querem ouvi-lo sobre política econômica. "Ficamos com ciúmes do Senado", ironiza um peemedebista.

Mais pressão 1 Entidades ligadas aos direitos humanos divulgaram nota aberta, que circulou inclusive no PT, criticando Dilma por não responder a pedido de audiência feito há quatro meses para tratar da composição da Comissão da Verdade.

Mais pressão 2 No manifesto, os grupos dizem que o "silêncio" de Dilma sobre a comissão "é facilitador para que manifestações extemporâneas" de setores militares que, dizem, "negam o direito à memória e à verdade e apoiam o obscurantismo" ocupem espaço na imprensa.

De olho A mulher de Lula, Marisa Letícia, e assessores próximos, como Clara Ant, se preocupam com a pressa com que o ex-presidente retomou os contatos políticos. A ordem é vigiá-lo para que respeite o resguardo estabelecido pelos médicos.

Último a saber Geraldo Alckmin soube pela Folha da "ciclotaxa", aprovada no Conselho Estadual do Meio Ambiente com aval do secretário Bruno Covas. "Fazemos esforço para cortar gastos e reduzir impostos e aparece uma coisa dessas?", reagiu.

Boca de urna Depois da declaração de apoio de Alckmin a José Serra, aliados do pré-candidato querem o governador em evento quinta-feira na zona sul, região em que o estafe do tucano detectou maior índice de apoio a José Aníbal e Ricardo Tripoli.

Delegacia 1 Funcionário do metrô registrou boletim de ocorrência por lesões corporais e constrangimento ilegal contra o prefeiturável Celso Russomanno (PRB), que gravou depoimentos na estação Ana Rosa semana passada.

Delegacia 2 Vicente Gilmarino Neto, responsável pela estação, disse que Russomanno o pegou pelo braço e lhe deu voz de prisão para obrigá-lo a dar explicações sobre pane num elevador.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Depois de tanto criticarem a taxa do lixo, a defesa que os tucanos fazem da taxa da Controlar e, agora, da ciclotaxa mostra que eles têm mesmo alta taxa de hipocrisia.

DO VEREADOR ANTONIO DONATO, presidente municipal do PT de São Paulo, sobre projeto elaborado pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) propondo cobrança de taxa juntamente com o IPVA para custear ciclovias.

contraponto

Beatificação instantânea

Durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, na quarta-feira passada, Casildo Maldaner (PMDB-SC) tentava convencer Paulo Paim (PT-RS) a comparecer à Romaria Nacional dos Aposentados, marcada para abril em Nova Trento (SC). Ao descrever como o petista, um dos mais aguerridos defensores da categoria, fora recebido em edição anterior do evento na cidade natal de Madre Paulina, o peemedebista levou a plateia às gargalhadas:

-No ano passado, quando esteve lá, o Paim foi mais aplaudido que a santa... 

Nenhum comentário: