quarta-feira, fevereiro 22, 2012

A negociação - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/02/12


COM FERNANDA KRAKOVICS 


Além de querer a vice, o DEM coloca como condição para apoiar o PSDB na disputa pela prefeitura de São Paulo a ampliação de sua participação no governo Geraldo Alckmin. O partido ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Social, considerada um cargo “simbólico”. O DEM quer uma pasta “mais robusta”. O partido também conversa com o PMDB, cujo candidato é Gabriel Chalita.

O PSD não é problema
O DEM quer ainda reciprocidade do PSDB em outras capitais, principalmente Salvador e Recife. Na capital baiana, a cúpula dos dois partidos já fechou um acordo para apoiar ACM Neto (DEM), mas o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) resiste. No Recife, a proximidade do PSDB com o governador Eduardo Campos (PSB) incomoda. Em São Paulo, a provável candidatura de José Serra facilita a aliança, já que nenhum dos quatro pré-candidatos tucanos era considerado competitivo pelo DEM. Nem a presença do PSD na chapa é um empecilho. Dirigentes do DEM dizem que o problema seria se o PSD fosse cabeça de chapa.

"Terei comportamento republicano. A contribuição que darei aos partidos da base é um grande esforço de eficiência administrativa” — presidente Dilma, na reunião do Conselho Político, sobre sua participação nas eleições

MÉDIO PRAZO. Apesar de o PSD votar com a base aliada no Congresso, a ocupação de um ministério pelo partido se daria apenas em um eventual segundo governo da presidente Dilma. Isso estava no radar do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao negociar uma aliança com o PT nas eleições para a prefeitura de São Paulo. As conversas foram suspensas quando José Serra resolveu reavaliar sua candidatura na capital paulista.

Privilégio
O Senado gastou em janeiro R$ 65 mil em reembolso de despesas médicas de três ex-senadores. Ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra recebeu R$ 32.958. Senadores e seus dependentes têm direito a plano de saúde vitalício.

Correlação de força
Pré-candidato à prefeitura de Fortaleza, o senador José Pimentel (PSB-CE) tem como suplente Sérgio Novais (PSB). Dos 13 senadores do PT, seis têm suplentes de outros partidos. O PSB tem dois, e PSC, PR, PDT e PP têm um cada.

Suando a camisa
A prioridade do presidente do PT, Rui Falcão, é tentar pacificar o partido em Fortaleza, Belo Horizonte e Recife para as eleições municipais. Apesar de seu esforço para evitar prévias em Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins, presidente do diretório regional, é a favor da disputa interna, que considera um sinal de vitalidade do partido. E ela não se sente à vontade para impor uma decisão de cima para baixo, já que foi vítima disso quando era pré-candidata e quase foi tratorada pelo PT nacional.

Dança das cadeiras
Embaixadora do Brasil na ONU, em Genebra, Maria Nazareth Farani Azevêdo está cotada para assumir a missão do Brasil junto à OEA, em Washington, no lugar de Ruy de Lima Casaes e Silva. Ele será cônsul-geral do Brasil em Lisboa.

PEC da Música
Músicos e cantores preparam mobilização para pressionar o Senado a votar proposta que garante isenção tributária para CDs, DVDs e mídias digitais produzidos no Brasil. O relator na CCJ será o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

LADEIRA ABAIXO. A briga do PT de Niterói vai parar na Executiva Nacional. Lideranças do PT do Rio se preocupam com a autofagia no partido. “Está faltando juízo ao PT”, disse um dirigente.

O ITAMARATY vai reunir diplomatas brasileiros sediados no Oriente Médio, na próxima quinta-feira, em Istambul, para discutir a Primavera Árabe.

TROCA-TROCA. O senador Clésio Andrade (PR-MG) SE filia ao PMDB no dia 5, em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas. O vice-presidente Michel Temer é esperado no evento.

Nenhum comentário: