domingo, fevereiro 05, 2012

A missão - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 05/02/12


O ministro Aloizio Mercadante (Educação) recebeu a primeira tarefa espinhosa da presidente Dilma. Ele terá de enfrentar a influência e o lobby dos Conselhos Regionais de Medicina sobre as universidades federais para dificultar o credenciamento de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. A presidente quer contratar milhares de médicos para atender as populações do interior do Brasil.

De agonia em agonia
Ao encontrar a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na abertura do ano legislativo, quinta-feira, o deputado Luciano Castro (PR-RR) cobrou solução para o Ministério dos Transportes. "Uma coisa de cada vez. Hoje resolvemos uma", disse ela, em referência à substituição de Mário Negromonte no Ministério das Cida-
des. Ideli e Castro combinaram de conversar nesta semana. O PR não se sente representado pelo atual ministro Paulo Sérgio Passos. Ele substituiu o senador Alfredo Nascimento (PR-AM), que saiu do ministério após denúncias de corrupção. O partido se sente injustiçado por não ter indicado o sucessor.

"Deem um cartãozinho para o novo ministro e digam que sou aliado dele” — Henrique Alves, líder do PMDB, em reunião do PP para cumprimentar o novo ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), que não estava

ATO POLÍTICO. A comemoração dos 32 anos do PT, na sexta, deve se transformar em mais um ato para turbinar a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Dependendo de seu estado de saúde, o ex-presidente Lula deve comparecer. A presidente Dilma está sendo esperada. O evento começará na quinta, com uma reunião do Diretório Nacional. No sábado haverá encontro de prefeitos. O partido vai homenagear Apolônio de Carvalho, um dos fundadores do PT, morto em 2005.

Lado A
Uma das prioridades do governo Dilma é tentar fortalecer a Rio+20, que está ameaçada de esvaziamento. Em junho, no Riocentro, os chefes de Estado vão debater propostas de desenvolvimento de economias verdes no mundo.

Lado B
A militância petista, em torno do Fórum Social Mundial, organiza, na mesma data, a Cúpula dos Povos. No Aterro do Flamengo, organizações sociais vão protestar, cobrando medidas que reduzam os níveis de produção e consumo.

De olho no ministério
Mesmo na oposição, o presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, quer nomear ministro. Ele reclamou da escolha de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para o Ministério das Cidades. “Mais uma vez Dilma vira as costas para Minas. O experiente mineiro Márcio Reinaldo era o preferido da bancada (do PP)”, disse ele. Pestana reclama ainda de o estado só ter um ministério, o do Desenvolvimento, que ele considera “periférico”.

Xadrez
O governador Jaques Wagner (BA) deve oferecer ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli a Secretaria da Fazenda, do Planejamento ou da Indústria. Como ele terá que cumprir quarentena, tem tempo para o xadrez ser resolvido.

Resistência
A CNI definiu sua prioridade para este ano no Congresso. Impedir a votação da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. A entidade reúne, na terça-feira, 250 dirigentes estaduais para traçar a estratégia de ação.

O PRESIDENTE do DEM, senador José Agripino (RN), reclama que, “com a obrigatoriedade de votar as Medidas Provisórias, o Poder Executivo passou a ditar a pauta e o ritmo das votações no Congresso”.

PÉ NA ESTRADA. Nesta semana, a presidente Dilma fará um mergulho no interior do país para ver as obras da Transnordestina e da transposição do rio São Francisco. Em dois dias, ela irá a seis municípios do interior de Pernambuco e da Paraíba.

O DEPUTADO Vieira da Cunha (PDT-RS) é o favorito para o Ministério do Trabalho. Ele é afinado com o ex-ministro e presidente do PDT, Carlos Lupi.

Nenhum comentário: