quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Com a mão do gato - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 09/02/12
Enquanto mantém em público o discurso de que apenas a questão salarial é passível de negociação com os grevistas da PM baiana, Jaques Wagner opera nos bastidores para convencer o Tribunal de Justiça a revogar os pedidos de prisão dos líderes do movimento, principal obstáculo ao fim da paralisação que já dura nove dias. Nesse período, foram registrados mais de 130 homicídios na região metropolitana de Salvador.
Desembargadores foram procurados pelos principais operadores políticos do governador petista. Ouviram apelo para analisar com boa vontade um pedido de habeas corpus vindo da defesa dos policiais.

Cúpula Reunidos ontem à noite no Rio, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), o comandante do Exército, Enzo Peri, e o governador Sérgio Cabral (PMDB) discutiram o "vaso comunicante" entre os policiais que ameaçam parar no Estado e os que já estão em greve na Bahia.

Muita calma... Fala a senadora e ex-prefeita Marta Suplicy: "Gente do PT está me pedindo empenho na campanha do Haddad, mas, enquanto não for esclarecida esta confusão que envolve o PSD, vou aguardar. Prefiro esperar um esclarecimento do partido sobre a negociação com Kassab antes de ter participação mais efetiva".

...nessa hora Marta não chega a dizer que se manterá afastada em caso de aliança com Kassab, mas, em privado, manifesta desconforto diante da ideia de dividir palanque com seu adversário de 2008 e vice de José Serra na eleição que a tirou da prefeitura, em 2004, com um discurso de desconstrução da gestão petista na cidade.

Lipoaspiração Para acomodar o PDT em seu secretariado, Geraldo Alckmin planeja mover Davi Zaia (Trabalho) para a Gestão Pública. Antes, desidratará a pasta. O primeiro passo será transformar o Detran em autarquia, sob controle de Andrea Calabi (Fazenda). A Prodesp migrará para o Planejamento.

Querido de todos Do líder da bancada do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), sobre o demitido presidente da Casa da Moeda: "Disseram que o Dornelles [presidente do PP] queria manter o [Luiz Felipe] Denucci lá, que o Delfim [Netto] queria manter ele lá e que o Lula gostava dele e queria manter ele lá".

Pão e água Em tom queixoso, Jovair contou a colegas que o governo vai substituir o presidente da Conab, Evangevaldo Santos, em resposta à encrenca na Casa da Moeda. O PTB tornou mais difícil a vida de Guido Mantega ao sustentar que foi o ministro da Fazenda, e não o partido, quem escolheu Denucci para comandar a instituição.

Sumiço geral Ontem, quando Mendonça Filho (DEM-PE) defendeu em plenário a ida de Mantega à Câmara para explicar a situação da Casa da Moeda, de onde Denucci saiu acusado de desviar dinheiro, nenhum deputado petista se manifestou. Apenas o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), apareceu para socorrer o ministro.

Na real 1 Quem acompanha a troca de comando na Secretaria das Mulheres avalia que, apesar das negativas oficiais, o debate sobre a descriminalização do aborto ganhará fôlego com Eleonora Menicucci. Militante feminista historicamente favorável à prática, a ministra delegou à acadêmica Lourdes Bandeira a coordenação da transição.

Na real 2 Espera-se que Eleonora monte equipe de "perfil técnico" -leia-se, menos sujeita às pressões do Congresso, onde há forte resistência a qualquer projeto que flexibilize a legislação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Tiroteio

"Designar uma abortista convicta para comandar a política pública de valorização da mulher, hoje com status de ministério, é uma ofensa a todos os que defendem a vida."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), expoente da bancada evangélica, sobre declarações da futura ministra Eleonora Menicucci expondo suas convicções pessoais em defesa da descriminalização do aborto.

Contraponto

Embromation

Na solenidade de abertura do ano judiciário em São Paulo, Michel Temer foi chamado a discursar. Num salão superlotado do TJ, sob temperatura superior a 30 graus, o vice defendeu a produção dos desembargadores. Ao final, um deles, transpirando sob a toga, comentou:
-Ele conseguiu...
O colega ao lado se interessou em saber:
-Conseguiu o quê? Defender o Judiciário?
-Não, conseguiu discursar por quase dez minutos sem dizer nada!

Nenhum comentário: