quarta-feira, fevereiro 01, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Não pode ser só uma arma de combate político-ideológico”
Presidente Dilma insinuando que é ideológica a crítica à crueldade da ditadura cubana

AMIGO ESTRANGEIRO DE LULA É NATURALIZADO A JATO

O espanhol José Lopez Feijoo, amigo de Lula, furou a fila e obteve nacionalidade brasileira no prazo recorde de duas semanas, passando à frente de processos tramitando até há seis anos. Antes, foi nomeado ilegalmente assessor especial da Secretaria Geral da Presidência, em ato de Antonio Palocci (Casa Civil). O artigo 5º da Constituição proíbe estrangeiros em cargos públicos. Comprovantes em poder da coluna.

MENU DE BOQUINHAS

Lula queria Feijoo, ex-CUT, na diretoria do BNDES e depois o colocou na lista de “ministeriáveis” do Trabalho, para substituir Carlos Lupi.

MALANDRAGEM

José Lopez virou “José Lopes Feijoo” ao ser nomeado em 2 de maio de 2011. Somente dez dias depois pediria a sua naturalização. Com “z”.

RARA EFICIÊNCIA

A naturalização de Feijoo percorreu a jato sete instâncias, da Polícia Federal em São Paulo ao gabinete do ministro da Justiça, em Brasília.

SEM DOCUMENTOS

A Secretaria-Geral diz que a nomeação de Feijoo foi “cancelada” e refeita após a naturalização, mas não mostrou atos que o comprovem.

DELEGADO QUER EXPULSAR DURVAL DE SUAS ENTIDADES

O delegado Onofre de Moraes deixou por instantes o cargo de diretor-geral da Polícia Civil do DF para endereçar petições ao Sindicato e a Associação dos Delegados, solicitando a exclusão ou expulsão do delegado aposentado Durval Barbosa, operador e delator do esquema de distribuição de propinas revelado pela Operação Caixa de Pandora. Morais lembra que Durval é réu confesso no desvio de dinheiro público e não pode continuar frequentando as entidades e o clube dos policiais.

QUEBRA DE DECORO

Onofre de Morais pretende que Durval Barbosa enfrente processo por ofensa ao decoro, na comissão de ética do sindicato dos policiais.

ACUSAÇÃO

O diretor-geral da polícia se sentiu ofendido com a acusação de haver oferecido propina de R$ 150 mil a Durval e ao amigo Edson “Sombra”.

PORTA TRANCADA

“Sombra” exibiu imagens da chegada de Onofre a sua casa, reiterando a acusação. “De tão covarde, ele nem abriu a porta”, desafia Onofre.

EXALTAÇÃO CONTIDA

O vice Michel Temer recebeu em jantar os indóceis do PMDB, para acalmar ânimos mais exaltados. Viu-se que Henrique Alves (RN), líder dessa bancada, está quase isolado. Os demais, liderados pela dupla José Sarney e Renan Calheiros, sabem que o bom cabrito não berra.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Foi notável a ausência da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) na comitiva da presidente Dilma que visita Cuba. Faz sentido: se a ilha não tem direitos humanos, o que iria fazer lá?

ORWELLIANA

As ditaduras são iguais, mas algumas são mais iguais que as outras – esse parece o recado de Dilma em Cuba, onde, ao contrário da visita à Argentina, em 2011, quando se reuniu com as Avós da Praça de Maio, ela não recebeu as Damas de Blanco. De mulher para mulher, foi mal.

PENA ASSUME NO BRB

Jacques Pena assume nesta quarta-feira a presidência do BRB, o Banco de Brasília. Ele presidiu a Fundação Banco do Brasil entre 2003 e 2010 e ocupou duas secretarias no governo de Agnelo Queiroz (PT).

O MAIOR PRESENTE

Na noite desta terça (31), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ganhou o maior presente de sua longa vida. Virou avô, enfim, no dia exato em que completava 82 anos de vida. Nasceu Isabela, sua primeira neta.

NOVOS PROJETOS

O bom baiano José Badaró se demitiu da vice-presidência da Propeg, uma das maiores agencias de publicidade do País. Vai pilotar novos desafios, entre os quais o Balcony 412, o melhor bar de Brasília. Fará falta, diz Fernando Barros, presidente 

da agência, lamentando a perda.

SEM PASSAPORTE...

Convidado para tratar da criação de voo Recife-Panamá, quarta (25), o secretário de Relações Institucionais de Pernambuco, Maurício Rands (PT), deve ter achado que ninguém ousaria pedir seu passaporte.

...NÃO DÁ PARA VIAJAR

A carteirada de Rands funcionou no embarque do Recife, mas teve de esperar horas no aeroporto no Panamá até o consulado arrumar um passaporte para ele entrar no país. Rands se recusou a explicar o mico.

PENSANDO BEM...

...Emprestar dinheiro a Cuba é como financiar a Venezuela. A diferença é que Hugo Chávez não paga, como na refinaria de Abreu e Lima (PE), mas ao menos promete pagar. 


PODER SEM PUDOR

MARIA BARBUDA É A MÃE

O saudoso ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet, uma figuraça, incorrigível gozador, estava em campanha para deputado federal, em 1986, fazendo dobradinha com Paulo Furiatti (estadual). A caminho de um pequeno distrito de Antônio Olinto (PR), ele avisou a Futiatti para tratar muito bem a “Maria Barbuda”, dona de um bar que controlava uns cem votos, na localidade. Só não avisou que a mulher odiava o apelido. Ao chegar, Furiatti foi caloroso:

– Dona Maria Barbuda! Agora tenho honra de conhecê-la pessoalmente!

Fruet teve 1.300 votos em Antônio Olinto; Furiatti, cem a menos.

Nenhum comentário: