quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Cadeia nacional - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 23/02/12




Minuta de instrução que circula no TSE para as eleições de outubro prevê a obrigatoriedade da veiculação de propaganda gratuita de TV em todos os municípios com mais de 10 mil eleitores. A medida preocupa os partidos e as emissoras, que sugeriram ao ministro Arnaldo Versiani, responsável pelo relatório do caso, que reveja a equação e considere o palanque eletrônico somente nas cidades aptas a realizar segundo turno -ou seja, aquelas com, no mínimo, 200 mil eleitores.

Além dos obstáculos técnicos de geração de sinal, o custo da produção de programas tornaria inviável o financiamento de campanhas nos extremos do país.

Interferência Se acolhida pelo plenário do tribunal, a proposta será enviada aos TREs, que reunirão as geradoras de TV e os partidos. Um dos critérios adotados por Versiani é que as transmissões alcancem 60% da área de cada município. O relatório será concluído na segunda quinzena de março.

Caravana Fernando Haddad inicia amanhã uma série de plenárias pelos bairros de São Paulo para debater programa de governo. A primeira será em M'Boi Mirim. Na segunda-feira, a escala é em Brasilândia.

Pelotão Dentro do conselho político da pré-candidatura petista, os nomes escalados até agora para costurar o plano de governo são o vereador Carlos Neder e os deputados federais Carlos Zarattini e Vicente Cândido.

Redução de danos O périplo de Gilberto Kassab para explicar aos vários segmentos do PT os motivos de sua lealdade a José Serra ocupou boa parte da agenda de Carnaval do prefeito.

Todo cuidado... A hipótese de manter as prévias tucanas e esperar que o vencedor ceda a vaga depois a Serra é vista com reservas no núcleo político de Geraldo Alckmin. Isso porque a inconsistência na lista de eleitores habilitados dá margem a um resultado que fuja ao controle.

... é pouco O Bandeirantes avalia que somente Andrea Matarazzo e Bruno Covas abririam mão do posto, desde que instados pelo governador. José Aníbal e Ricardo Tripoli, caso vitoriosos, criariam embaraços a Serra até a convenção de junho.

Eles não Quando refez convite a Blairo Maggi (MT) para o Ministério dos Transportes, Dilma Rousseff já havia sido informada de que o senador dificilmente aceitaria. Depois, a presidente passou a dizer que manterá Paulo Sérgio Passos, pois rejeita os dois nomes da bancada na Câmara: Milton Monti (SP) e Luciano de Castro (RR).

Crime... Na esteira das polêmicas declarações da ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) em defesa do aborto, entidades pró-vida usarão audiência pública amanhã, em São Paulo, para protestar contra mudanças no Código Penal, debatidas por comissão de 15 advogados, juízes e procuradores.

...e castigo Texto já aprovado pelo grupo propõe que a prática deixe de ser considerada crime em cinco casos. O que mais alarma as ONGs religiosas é a permissão de interrupção da gravidez até a 12ª semana se o médico atestar que a mulher "não apresenta condições psicológicas de arcar com a maternidade".

Pressão Movimento da Regional Sul 1 da CNBB apresentará à Assembleia paulista projeto de iniciativa popular para incluir na Constituição do Estado o direito à vida desde a concepção como cláusula pétrea. Organizadores dizem ter 220 mil das 300 mil assinaturas necessárias.

Começa já A versão paulista da Comissão da Verdade terá membros de cinco partidos (PT, PSDB, DEM, PV e PSB) e deve ser instalada na terça-feira. Como ato inaugural, o colegiado homenageará no dia 1º o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O TSE dizer que o PSD teve 5 milhões de votos em 2010 é ignorar a forma de calcular os eleitos. A assessoria se esquece que os deputados são eleitos com votos de legenda."

DO SENADOR JOSÉ AGRIPINO (RN), presidente nacional do DEM, sobre estudo feito pela assessoria técnica do Tribunal Superior Eleitoral na ação que o partido de Gilberto Kassab move para ter acesso ao fundo partidário.

contraponto

Só pensa naquilo

Durante apresentação de Guido Mantega ao conselho político do governo, um problema técnico fez com que o equipamento "pulasse" a exibição de um dos slides, justamente o que tratava do spread bancário. Intrigada, Dilma perguntou se o ministro da Fazenda não iria tratar deste assunto.

-Está tão alto que fico com vergonha...-brincou ele.

Nenhum comentário: