segunda-feira, janeiro 16, 2012

Licença para contratar - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 16/01/12


Além de reivindicar as custas judiciais hoje recolhidas ao governo estadual, a nova gestão do TJ-SP elegeu como prioridade a criação de 2.199 cargos de assistentes para juízes de primeira instância, que poderão, por exemplo, atuar na redação de sentenças. Pronto para votação na Assembleia paulista, projeto de lei de autoria do Judiciário prevê o preenchimento das vagas sem concurso público e por indicação dos magistrados.

Se implantada integralmente pelo tribunal, investigado pelo Conselho Nacional de Justiça por pagamentos irregulares a desembargadores, a medida resultará em despesas anuais avaliadas em R$ 120 milhões.

Sobrecarga Em média cada juiz de primeira instância tem sob seus cuidados 9,4 mil processos. Os desembargadores do TJ, responsáveis pelo julgamento dos recursos, já contam com assistentes para preparar seus votos.

Em família Entidades representativas dos servidores do Judiciário apontam o risco de nepotismo cruzado e sustentam que, na prática, juízes já usam escreventes de cartórios como auxiliares.

Nebulosidade O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), constrangeu o Planalto ao divulgar relatório que entregou em 2010 ao governo cobrando medidas preventivas contra a estiagem no Sul, sua base eleitoral. Dilma é criticada pela oposição por ter agido com atraso no combate à seca na região.

Divã Aparentemente livre da degola, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tem dito, em privado, que a sucessão de denúncias que enfrentou no final de 2011 representou "o pior momento de sua trajetória política".

Arquibancada O PT paulistano adiou o ciclo de seminários em que defenderá o legado de Marta Suplicy. As reuniões temáticas foram programadas tão logo a senadora desistiu de disputar a prefeitura. Até a conclusão da reforma ministerial, Marta, cotada para voltar à Esplanada, não participará de atos pró-Fernando Haddad.

Muita calma Para desencorajar os partidários da aliança petista com o PSD, Haddad reitera estar convencido da candidatura de José Serra -único tucano que amarraria Gilberto Kassab.

Mordaça Mesmo empenhado em motivar a militância para as prévias de março, o PSDB paulistano proibiu que os quatro pré-candidatos à prefeitura levem claque organizada ao debate de hoje, na zona sul.

Noiva... Refratário à aliança com Gilberto Kassab, o tucano Bruno Covas tenta seduzir o PSB, potencial parceiro do prefeito na sucessão paulistana. O secretário de Meio Ambiente sonha com Luíza Erundina como candidata a vice numa eventual chapa liderada por ele.

...da vez O pré-candidato mantém linha direta com Erundina, para quem organizou, em 2009, jantar de arrecadação de fundos com o objetivo de ajudá-la na quitação de dívida contraída em sua gestão na prefeitura.

Veja bem Orlando de Assis Baptista, conselheiro de Geraldo Alckmin, diz que não apoiará a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB), a despeito de sua amizade com o peemedebista: "Meu candidato será o do PSDB".

Acelerado O ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia (PTC) lançou-se à presidência da Câmara Legislativa do DF, apesar de a eleição estar marcada só para 2013. Deve enfrentar a petista Arlete Sampaio, nome do governador Agnelo Queiroz (PT).

tiroteio

Alckmin fez uma visita de médico anestesista à cracolândia. Ao estilo tucano, foi conferir a política da 'dor e sofrimento' superficialmente e no conforto de seu carro.
DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSEMBLEIA PAULISTA, ADRIANO DIOGO (PT), sobre a visita-relâmpago do governador à região da capital alvo de operação da PM para dispersar viciados em crack.

contraponto

Trilha incidental

Chico Alencar (PSOL-RJ) concedia entrevista que seria veiculada durante o recesso parlamentar no programa oficial "A Voz do Brasil". Ao final da gravação, um dos operadores de áudio o interpelou:
-Ganhei a aposta! Tinha certeza que os termos "clientelismo" e "corrupção" estariam na sua fala. O senhor é o 172º deputado a gravar e o primeiro a abordar o assunto.
Alencar rebateu:
-Você apostou com quem? Aguarde, pois certamente virão outros. Mas suspeito que não muitos...

Nenhum comentário: