sexta-feira, janeiro 27, 2012

Efeito bumerangue - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 27/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Desafiada pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), Dilma Rousseff não só antecipou a demissão de seu apadrinhado Elias Fernandes (ex-Dnocs) como sinalizou que a crise com o principal partido da base aliada pode se alastrar para o Senado. Ontem, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) teve de entrar em campo para acalmar peemedebistas, informados de que o próximo da lista de degola seria Sérgio Machado (Transpetro), da cota de Renan Calheiros (AL).
Em conversas reservadas no Planalto, a presidente expressou indignação com a incontinência verbal de Alves, um dos capitães do time do vice, Michel Temer.

Segue o jogo Henrique Alves brigou por uma saída honrosa para o aliado. Temia que sua candidatura à presidência da Câmara em 2013 fosse abalada com a suspeita de desvios na autarquia. Ainda assim, o líder deve indicar o substituto de Fernandes.

Coração Em resposta ao desfecho do escândalo no Dnocs, ala do PMDB defende a convocação de Fernando Pimentel (Desenvolvimento), um dos ministros mais próximos de Dilma, para explicar, na volta do recesso, suas polêmicas consultorias.

Me dê motivo Jorge Hage procurou Fernando Bezerra (Integração Nacional) para saber as razões das restrições do ministro ao explosivo relatório da CGU sobre o Dnocs.

Hiperativo Quem acompanha de perto a transição no MEC enxerga perfil mais político nas primeiras decisões de Aloizio Mercadante, contrastando com o antecessor, Fernando Haddad. Ao receber denúncia de falha no ProUni na Bahia, o novo ministro fez contato imediato com deputados e senadores.

Compra direta Nomeado secretário de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Valdinho Caetano tem sua passagem na superintendência da PF no Rio contestada no MPF. Em dois anos, dispensou 371 licitações. A corporação diz que o TCU considerou os contratos legais.

Puro veneno Depois do Senado, é a vez de a Presidência desinfetar alguns de seus prédios: por R$ 3.430, o Planalto contratou empresa para "descupinização, desinsetização e desratização" do escritório regional em SP.

Ovação Petistas refratários à aliança com Gilberto Kassab já ensaiaram o discurso para a reunião do conselho político de Fernando Haddad amanhã. Vão explorar a manifestação de anteontem na qual ativistas lançaram ovos contra o prefeito para exemplificar sua rejeição nos movimentos sociais, base tradicional do PT.

Pelas bordas Entusiasta do acordo PSD-PT e um dos nomes de Lula para a sucessão estadual em 2014, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, teve longa conversa com Kassab na prefeitura da capital. Costuram amplo pacto entre as siglas para a Região Metropolitana.

Onde pega Aliados de Geraldo Alckmin consideram que o equívoco maior do governo na reintegração de posse no Pinheirinho foi incluí-la no rol de operações policiais tecnicamente bem-sucedidas como as da USP e da cracolândia. "O eleitor não se identifica com minorias. Já criança e casa todo mundo tem", diz um tucano perito em gerenciamento de crise.

Novo front A PM paulista está de prontidão para nova operação de desocupação de área invadida: desta vez, o alvo é Carapicuíba, cidade administrada pelo PT. A Justiça determinou a retirada de 600 famílias de terreno particular no Jardim Ana Estela.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio

A ausência de Cabral em mais uma tragédia já não pode ser tomada como indiferença, mas como irresponsabilidade, que requer o questionamento de sua autoridade política.

DO EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA (DEM), sobre o governador fluminense ter evitado a área do desabamento de três prédios no centro da capital, repetindo roteiro de outros acidentes de grande proporção no Estado.

contraponto

Índice pluviométrico

Durante evento na prefeitura paulistana, Guilherme Afif (PSD) presenteou Dilma Rousseff com coletânea de cartas enviadas por José de Anchieta a seus superiores. Nas correspondências, o vice-governador grifou trechos em que o jesuíta narrava, com alarde e preocupação, as fortes chuvas que atingiam São Paulo em 1554. Ao entregar o presente, Afif disse, limpando a barra do prefeito aliado Gilberto Kassab (PSD):
-Veja, presidente, que desde a fundação da cidade as enchentes causam problema...

Nenhum comentário: