quarta-feira, janeiro 04, 2012

Antenada - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/01/12


Apesar de estar de férias na Bahia, a presidente Dilma está lendo jornais e ligando para seus ministros, que também estão de recesso. A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) interrompeu seu descanso ontem por causa das chuvas. Ela se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional, Sergio de Castro, que está de interino. O titular, ministro Fernando Bezerra Coelho, ainda não tinha voltado. Ele pretendia ficar de férias até 6 de janeiro, mas foi convocado.

Gargalo nos aeroportos
De volta ao batente, a ministra da Casa Civil também convocou reunião para apurar o caos aéreo, principalmente no Rio e em Brasília, anteontem, na volta do feriado. Ela se reuniu com o ministro Wagner Bittencourt (Aviação Civil) e está cobrando explicações da Infraero e das companhias aéreas. Essa é uma das principais preocupações do governo, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. A situação tem sido monitorada por Gleisi, que também está cuidando das concessões dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Anteontem, de 2.339 voos até as 19h, 560 atrasaram (23,9%) e 146 foram cancelados (6,2%).

"Somos protagonistas, não somos atores periféricos” — Marcus Pestana, presidente do PSDB de Minas, defendendo a reedição da aliança com o PT em Belo Horizonte, mas descartando que ela seja informal

CORRENDO ATRÁS DO PREJUÍZO. A morte da diplomata Milena de Medeiros, que voltou de Guiné Equatorial, na África, com malária, fez com que o ministro Celso Amorim (Defesa) pedisse ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, que ele passe a dar assistência aos funcionários que voltam dessas regiões. O diretor do hospital, brigadeiro médico José Maria Lins Calheiros, vai providenciar exames laboratoriais e assistência tão logo esses servidores retornem de suas missões no exterior.

Veneno
Integrantes do PSB dizem que o Ministério da Ciência e Tecnologia seria pouco para Ciro Gomes. Lembram que ele queria o Ministério da Saúde quando a presidente Dilma assumiu. Sem cargo público, Ciro está vivendo de palestras.

A meta
A direção do PMDB está fazendo um levantamento nacional das alianças e candidaturas próprias a prefeito nas eleições municipais. O partido, que controla hoje cerca de 1.210 cidades, pretende chegar aos 1.500 prefeitos neste ano.

Eduardo Campos já tem candidato
Os petistas ainda não sabem quem será seu candidato à prefeitura de Recife, onde o atual prefeito, João da Costa (PT), quer disputar a reeleição. Mas o governador Eduardo Campos (PSB) já mandou vários recados ao partido aliado dizendo que, para manter a prefeitura, ele só vê dois nomes no partido: o líder do PT no Senado e ex-ministro Humberto Costa, e o seu secretário de Governo, o deputado federal Maurício Rands (PT).

Diplomacia
O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), vai à África do Sul participar do Congresso do CNA, cujo lema é “Unidade na Diversidade”. O partido, que governa aquele país desde o fim do apartheid, completa cem anos no domingo.

Segundo escalão
Se a presidente Dilma mantiver o ministro Mário Negromonte (Cidades) no cargo, o PP quer que ele substitua o secretário de Mobilidade, Luiz Carlos Bueno de Lima. Querem um nome com mais vínculos com a bancada da Câmara.

PIVÔ do escândalo dos atos secretos do Senado, o ex-diretor da Casa Agaciel Maia, agora deputado distrital, foi relator-geral do Orçamento do Distrito Federal para este ano.

O DEM do Rio Grande do Norte está sendo disputado pelos candidatos à prefeitura de Natal do PMDB, deputado estadual Hermano Morais, e do PSDB, deputado federal Rogério Marinho.

A ASSESSORIA da Presidência da República diz: “Ciro Gomes não é um problema para 2014. A presidente Dilma o considera um companheiro de governo”.

Nenhum comentário: