segunda-feira, dezembro 19, 2011

Mercadante no MEC - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 19/12/11


Dilma Rousseff decidiu colocar Aloizio Mercadante no lugar de Fernando Haddad quando este deixar o Ministério da Educação para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PT. A substituição deverá ocorrer em breve.
A presidente chegou a analisar a possibilidade de uma sucessão caseira, promovendo um dos quadros da atual cúpula do MEC, mas concluiu que o ex-senador petista, hoje ministro de Ciência e Tecnologia, é uma solução de mais peso para uma área que ela considera estratégica. Desde o início do governo, Mercadante tem se mantido distante de refregas partidárias e concentrado nos assuntos de sua pasta.

Marco Mercadante sempre esteve bem com Dilma, mas foi a partir da saída de Antonio Palocci da Casa Civil, em junho, que seu trânsito aumentou significativamente dentro do governo.

Hiato Uma vez fora do ministério, Haddad deve tirar duas semanas de descanso antes de mergulhar nas atividades de pré-campanha.

Morde... A recomendação, feita anteontem pelo presidente do PT paulista, Edinho Silva, para que seja mantido um "ambiente de cordialidade" com o PSD de Gilberto Kassab não encontra eco no diretório da capital. Ali se acredita que, ao menos no primeiro turno, o único caminho possível para o partido é bater duro na desgastada administração do prefeito.

...e assopra Acontece que Edinho faz parte de um invisível porém ativo grupo de petistas em permanente negociação com Kassab.

Transgênico A CNB, corrente majoritária petista, aprovou protocolo de apoio ao ex-tucano Gustavo Fruet (PDT), que enfrentará o prefeito Luciano Ducci (PSB) em Curitiba. Em desacordo, a ala liderada pelo deputado Dr. Rosinha promete lutar pela candidatura própria no diretório da capital paranaense.

Modos de ver Os peemedebistas mais benevolentes atribuem exclusivamente ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o processo de desidratação a que vêm sendo submetidos no banco. Já os mais céticos ponderam que o petista não teria como levar a cabo tamanha ofensiva sem o respaldo do Palácio do Planalto.

Prévia$ A interminável discussão a respeito do tamanho do colégio eleitoral que escolherá, em 4 de março, o candidato do PSDB à prefeitura paulistana não se deve a questões programáticas ou mesmo sobre o grau de inserção de cada um dos postulantes na máquina partidária. Trata-se de saber quantos votantes será preciso convencer. E com que meios.

Os pássaros 1 No momento, Bruno Covas é o alvo preferencial dos demais pré-candidatos tucanos, notadamente Andrea Matarazzo e José Aníbal. O primeiro o enxerga por trás de ataques que sofreu nas redes sociais. O segundo o acusa de tentar estabelecer uma espécie de reserva de mercado sobre o legado do avô famoso. Matarazzo e Aníbal estão em clima de aliança tática.

Os pássaros 2 Também contribui para a má vontade com Bruno o fato de ele ter pontuado ligeiramente melhor do que seus adversários de prévia na mais recente pesquisa Datafolha.

Pavilhões Alckmin e Kassab divergem quanto à expansão de centros de convenções na capital. Enquanto o grupo mais próximo do prefeito quer prioridade à PPP do Piritubão, a ala mais próxima ao governador pretende acelerar a ampliação da área de exposições na Imigrantes.

tiroteio

Infelizmente, senhores deputados petistas, não posso deixar para amanhã o que estou falando hoje, pois nós não temos uma vida para ensaiar e outra para viver.
DO DEPUTADO CAMPOS MACHADO, LÍDER DO PTB NA ASSEMBLEIA, aos colegas que pretendiam interromper a acalorada discussão em plenário sobre o projeto de previdência complementar de servidores apresentado por Geraldo Alckmin.

contraponto

Coisa de craque

Na longa fila de autógrafos do lançamento de "Sócrates e Thomas More - Correspondências Imaginárias", na sexta passada em São Paulo, ouviu-se um prefeito dizer:
-Mas esse Gabriel Chalita sabe vender livro mesmo... O homem acabou de morrer e ele já faz uma homenagem! Toda a torcida corintiana vai comprar!
O político que o acompanhava então perguntou:
-E o tal do Thomas More jogava em qual time?
O prefeito respondeu de bate-pronto:
-No Corinthians tenho certeza de que nunca jogou...

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou educadora no Ensino Basico ha 28 anos em Cuiaba- MT e nao concordo com o nome de Mercadante para o MEC, apesar de respeita-lo. Creio que alguem ligado a Educacao Basica e que ja esteja na instituicao seria mais conveniente se queremos realmente valorizar a educacao que nossas criancas e jovens recebem. Na minha modesta opiniao o nome deveria ser Carlos Abicalil, atual Secretario de Articulacao com os sistemas de Ensino, reconhecido nacionalmente e ate internacionalmente como um dos mais ilustres intelectuais da Educacao Basica e o que e melhor, forjado na luta dos educadores.