sexta-feira, novembro 04, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Mão única
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 04/11/11

Embora seja visível o ressentimento de Marta Suplicy (PT-SP) diante da maneira pela qual se viu obrigada a abdicar da disputa pela Prefeitura de São Paulo, correligionários não acreditam que isso venha prejudicar a campanha de Fernando Haddad. Não restaria alternativa a Marta: o PT sair vitorioso da eleição é o melhor dos cenários para o partido, independentemente do candidato; a hipótese de Haddad triunfar sem o empenho da senadora seria ruinosa para ela.
Por fim, mesmo aliados admitem que o "martismo" não tem mais o mesmo vigor. E que só haveria estrago de fato se ela, magoada, deixasse a sigla.

Melhor idade 1 No bloco dos adversários do PT em São Paulo, há quem duvide seriamente do mantra suprapartidário segundo o qual a vitória na capital estaria destinada a uma "cara nova". Segundo esses céticos, nada melhor do que um nome "com experiência", de preferência respaldado em ampla aliança, para derrotar o ministro Fernando Haddad (Educação).

Melhor idade 2 Na seara de Geraldo Alckmin, esse pensamento se traduz na esperança de que José Serra ainda possa ser convencido a concorrer. No entorno de Gilberto Kassab, o figurino é preenchido por Guilherme Afif.

Cada um por si Os deputados petistas Cândido Vaccarezza, João Paulo Cunha e José Mentor, "os três mosqueteiros" da finada campanha da ex-prefeita, agora enviam recados para deixar claro que não vão se comportar como "viúvos da Marta".

Boletim De Zapatero a Hu Jintao, de Medvedev a Jacob Zuma, todos os chefes de Estado e de governo que estiveram com Dilma Rousseff em Cannes indagaram sobre a saúde de Lula.

Cortesia Sem visitas há três dias, o ex-presidente recebe hoje à tarde em seu apartamento o prefeito Luiz Marinho e a ministra Miriam Belchior (Planejamento).

Te espero lá Dilma aproveitou a cúpula do G20 para convidar os colegas a participar do Rio+20, encontro global sobre meio ambiente marcado para janeiro.

Aquecimento Antes da sabatina a que será submetido na Câmara, Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, deve se reunir na segunda-feira com o relator da Lei Geral da Copa, Vicente Cândido (PT-SP), em São Paulo. No mesmo dia, deputados que lideram o motim contra itens polêmicos do projeto visitarão o Itaquerão e Cumbica.

Protocolo Do novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), sobre Valcke ter dito, em entrevista, que "o Brasil não vai vencer a Fifa", referindo-se aos pontos controversos da lei como a meia-entrada e a venda de bebida alcoólica em estádios: "Não queremos confronto com a Fifa, mas também não queremos submissão".

Antídoto Para reduzir a pressão de prefeitos no "governo itinerante" de Campinas, marcado para o dia 11, Geraldo Alckmin anuncia hoje medidas que vão de ações judiciais contra concessionárias à criação de fundo para absorver cobrança extra de pedágio. O pacote atinge as praças de Jaguariúna, Indaiatuba e Itatiba, hostis ao tucano na campanha.

Outro lado Altemir Gregolin (PT) diz que, embora atue como consultor, não presta serviços ao Ministério da Pesca, que já ocupou. Afirma ainda se declarar agradecido a Dilma não por contratos obtidos, e sim pelo "apoio à criação" da pasta e pelo "reconhecimento ao meu trabalho no governo".

tiroteio
"Ao dizer que Marta é 'importante no Senado', a presidente Dilma resolveu dois problemas de uma só vez: tirou-a da eleição em SP e se livrou de lhe oferecer um ministério."
DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP), sobre os termos da conversa entre a presidente e a senadora, que ontem anunciou a decisão de não disputar a vaga do PT na sucessão de Gilberto Kassab.

contraponto
Não é comigo

No recém-lançado "Dissenso de Washington", livro de memórias sobre seu período como embaixador na capital americana, Rubens Barbosa conta que no primeiro encontro FHC-Bush, em março de 2001, o brasileiro pediu apoio à aprovação de empréstimo do FMI para a Argentina. O anfitrião não gostou da ideia.
Ao encerrar a troca de informações sobre a situação de diversos países na América Latina, FHC introduziu o assunto Paraguai, e Bush retrucou, com ar malicioso:
-O Paraguai é com você. É problema seu, não meu.

Nenhum comentário: