quarta-feira, novembro 23, 2011

Mão estendida - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 23/11/11

A oposição está disposta a acelerar a votação da DRU no Senado. Os líderes do DEM, Demóstenes Torres (GO), e do PSDB, Álvaro Dias (PR), querem em troca tirar o orçamento da Saúde do alcance da DRU. Sugerem também votar a emenda 29, com o texto do governador Tião Viana (AC) que aumenta a receita da Saúde em R$ 35 bilhões em 2012. “Se o governo não topar dar mais dinheiro para a Saúde vamos para o pau”, avisa Demóstenes.

O lobby dos financiadores de campanhas
Uma mudança no texto da emenda que deu R$ 2 milhões a mais para cada deputado no Orçamento da União, atribuída a um erro de redação, provocou um rebuliço ontem no Congresso. Foi como se alguém acendesse um rastilho de pólvora. Originalmente, o combinado era que esse dinheiro estaria vinculado a gastos com saúde em geral, incluindo-se aí a reforma de hospitais públicos e postos de saúde, por exemplo. Mas a redação falava somente em gastos com “atenção básica à saúde”. O lobby das empresas da construção civil, grandes financiadores das campanhas para o Parlamento, entrou em campo para acertar o texto.

"O secretário estadual Carlos Minc (RJ) quer descredenciar a Chevron. Afinal, quem é mesmo o ministro do Meio Ambiente do Brasil?” — Sérgio Guerra, deputado federal (PE) e presidente do PSDB

ATAQUE ESPECULATIVO. Em reunião com a bancada do PT da Câmara, a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) disse ontem que há um movimento de fora do governo para derrubá-la. Parte do movimento negro acusa Luiza de ter abandonado o Estatuto da Igualdade Racial, que estabelece políticas afirmativas. A situação da ministra tende a ficar ainda mais difícil com as novas regras baixadas pelo governo, que dificultam os convênios com ONGs. A maioria de suas ações é feita com o terceiro setor.

Contra o Rio
A Confederação Nacional dos Municípios está fazendo mobilização para levar milhares de prefeitos dia 30 a Brasília. O objetivo é tentar convencer os deputados a votar, ainda este ano, a nova lei de distribuição dos royalties do petroleo.

Sozinho
Por causa da redistribuição dos recursos do Fundo Partidário, o DEM está irritado com os demais partidos. Com a criação do PSD todos vão perder dinheiro, mas nenhum partido quer se unir ao DEM e contestar a redivisão na Justiça.

Código tumultua votação da DRU
O relator do Código Florestal no Senado, Jorge Viana (PT-AC), fez mudanças em relação ao texto aprovado na Câmara. Os ruralistas reagiram. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que preside a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pregou ontem de manhã, reunida com 30 deputados ruralistas, que eles obstruíssem a votação da DRU. A turma do deixa-disso argumentou que era cedo para radicalizar e vai agora insistir nas negociações com o relator.

Contra o tempo
Assim que a Câmara aprovou ontem a DRU, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que acompanhava a votação, atravessou para o Senado. Ela se reuniu no cafezinho do plenário com o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

Mantido
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) garantiu ontem ao presidente da Frente Parlamentar HIV-Aids, deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), que não vai reduzir recursos para o programa em 2012. A prioridade da pasta é a parceria com a Frente.

O PRESIDENTE da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pediu aos líderes dos partidos que o ajudem, pois ele quer aprovar a PEC da Música ainda antes do recesso.

O MAIS FIEL. Todos os deputados do PT e do PMDB presentes ontem na Câmara votaram a favor da prorrogação da DRU. No recém-criado PSD, o terceiro partido da Câmara, 85% da bancada votaram “sim”.

DEPOIS de comprar uma briga com o Planalto no debate dos royalties, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) lança, no dia 5, o livro “Royalties do petróleo: as regras do jogo para discutir sabendo”.

Nenhum comentário: