domingo, outubro 30, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Seis por meia dúzia?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 30/10/11

Uma vez trocados seis ministros, muita gente no governo começa a duvidar das condições de Dilma Rousseff para realizar uma reforma ministerial ampla no início de 2012. Haverá trocas, mas vai se desenhando um quadro no qual a presidente terá margem de manobra reduzida para promover, como gostaria, um reequilíbrio das forças partidárias na Esplanada -vide a resistência do pequeno PC do B em abandonar o filé no qual se transformou o Esporte com a Copa e a Olimpíada.
A eleição municipal, que obrigará a substituição dos ministros candidatos, exigirá cuidado extra para não melindrar aliados do petismo em praças estratégicas.

Prancheta Além da Educação, caso se concretize a candidatura de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, as pastas cotadas para entrar na reforma são Cidades, Trabalho, Cultura e Desenvolvimento Agrário, além de algumas secretarias com status de ministério. Isso se nada acontecer antes com seus titulares, bem entendido.

Pause A queda serial de ministros e a perspectiva de reforma em breve vai paralisando a Esplanada. O compasso é de espera total.

Maratona O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, programou para este fim de semana um mergulho nos principais assuntos da pasta.

Assim seja Dilma deverá sancionar a lei de Acesso à Informação sem vetos.

Vai nessa A Infraero estuda um pacote de incentivos para os funcionários que se dispuserem a deixar a estatal para trabalhar nas concessionárias dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas, que serão explorados pela iniciativa privada.

Voando A despeito dos indicativos contrários do Planalto, São Bernardo do Campo entrou na briga pelo terceiro aeroporto de São Paulo. Na empreitada, Luiz Marinho (PT) diz contar com o apoio de Lula, que mora na cidade.

Infantaria 1 Quem acompanha o bastidor das prévias do PT para a prefeitura paulistana, agendadas para o dia 27, avalia que Marta Suplicy "está bem de soldados, mas mal de sargentos".

Infantaria 2 Para grão-petistas, se houvesse uma urna em cada rodada das caravanas que o partido realiza, a senadora lideraria as citações entre os cinco pré-candidatos. O colégio eleitoral da disputa, contudo, é controlado pelas lideranças, progressivamente mais alinhadas a Fernando Haddad.

Na dúvida... Na direção do partido há quem aposte que Marta, diante das incertezas do cenário, pode desistir, pois sabe que eventual derrota representaria um vexame em seu currículo.

Sucessão A mudança no comando do comitê paulista da Copa, precipitada pela saída do secretário Emanuel Fernandes (Planejamento), traz embutida uma disputa velada entre estatais pela coordenação operacional dos preparativos para o evento.

Lista tríplice À mesa de Geraldo Alckmin, três empresas são listadas como candidatas à absorção da equipe que terá dedicação exclusiva ao Mundial de 2014: a Companhia Paulista de Turismo, sob controle do aliado PSB, a CPOS e a Emplasa, ambas da cota do PSDB.

Cinturão verde Gilberto Kassab (PSD) pleiteia R$ 400 milhões do Fundo Municipal de Saneamento e Infraestrutura, sobretudo para investimentos no Parque Linear do Rio Verde, que permitirá remoção de favelas nas cercanias do Itaquerão.

tiroteio
"Graças ao inquérito da PF sobre a quebra do PanAmericano, descobrimos que a 'bolinha de papel' da campanha eleitoral foi a mais cara da história." DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), relacionando a operação de socorro ao banco de Silvio Santos à cobertura marcadamente governista feita pelo SBT no episódio do tumulto de rua envolvendo José Serra no segundo turno.

contraponto
O insaciável
Na reunião inaugural do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, terça passada, o prefeito Gilberto Kassab aproveitou a frugalidade do lanche servido -duas barras de cereal por convidado- para provocar o secretário estadual Edson Aparecido, tido como pão-duro:
-Pelo menos podemos levar para casa?
O criador do PSD brincou também com Andrea Matarazzo (Cultura), pois o evento ocorreu na Sala São Paulo:
-Você bem que poderia ter providenciado um almoço. Duas barrinhas não saciam o nosso apetite...

Nenhum comentário: