segunda-feira, outubro 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Terceiro tempo
RENATA LO PRETE
FÁBIO ZAMBELI - interino 
FOLHA DE SP - 17/10/11

Embora o Planalto considere que Orlando Silva disponha de argumentação consistente para reagir às denúncias de corrupção no Ministério do Esporte, preocupa o entorno de Dilma Rousseff a persistência no noticiário das acusações envolvendo a pasta. Auxiliares próximos da presidente lembram o calvário de Wagner Rossi, ex-titular da Agricultura, que gozava de respaldo político, foi bem nas explicações dadas ao Congresso e, mesmo assim, sucumbiu à sucessão de revelações. Pesa ainda contra o ministro a repercussão internacional da crise e, sobretudo, seu efeito na organização da Copa, vital para o projeto eleitoral petista em 2014.


Calculadora Antes da crise, o espaço reservado ao PC do B na Esplanada já era contestado na base governista, se comparado ao de partidos com bancada em crescimento, como o PP e o PMDB. Além do Esporte, turbinado com a Copa e a Olimpíada, os comunistas do Brasil controlam a Embratur e a ANP.

Morte súbita Frase de um aliado do governo, avaliando a condição de Orlando Silva após a denúncia de desvio de dinheiro no Ministério do Esporte. "O programa sob suspeita é o Segundo Tempo, mas o cargo do ministro já está na prorrogação."

Pente-fino Publicado na quinta-feira passada, o decreto que regulamenta o Regime Diferenciado de Contratações passou pela análise de CGU, AGU, TCU e Planejamento. Tudo para evitar novas polêmicas nas obras de infraestrutura da Copa.

Tenho dito Dilma descarta, de forma taxativa, a fusão das secretarias de Direitos Humanos, Mulheres e Igualdade Social numa única estrutural ministerial.

Paralelo Em conversas privadas sobre a deterioração do cenário econômico global, a presidente compara frequentemente a crise atual, que aflige notadamente a Europa, com a de 1982, que levou o Brasil ao FMI.

Fora dos trilhos 1 PP e PT disputam o Conselho Deliberativo da Refer, fundo de pensão dos trabalhadores da extinta Rede Ferroviária Federal. Ligado à deputada Aline Corrêa (PP-SP), o novo presidente da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), Francisco Colombo, tenta emplacar um aliado no comando do colegiado.

Fora dos trilhos 2 No caminho de Colombo, Kennedy de Assis, atual presidente, se movimenta para permanecer no cargo com respaldo da diretoria do fundo, nomeada pelo PT. No mais novo capítulo da contenda, Colombo escalou seis auditores da CBTU para rastrear as contas da Refer, com patrimônio estimado em R$ 4 bilhões.

Segmentação Em aquecimento para as prévias paulistanas do PT, o ministro Fernando Haddad (Educação) programou reuniões setoriais com militantes dos direitos humanos, sindicalistas e movimentos ligados à juventude e à defesa da mulher.

Virtual Pressionado pela reaproximação de Geraldo Alckmin com o PSD, o PSDB paulistano põe no ar sábado uma rede social na internet para promover seus quatro pré-candidatos à prefeitura. No mesmo dia, FHC abrirá a temporada de seminários do partido para discussão de políticas metropolitanas.

Veredicto Vinculado à Secretaria de Justiça, o Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas monitora hoje em Taubaté o primeiro júri no Estado sobre remoção ilegal de órgãos. Em 1986, três médicos foram acusados de provocar mortes para retirada de rins dos pacientes.

tiroteio

"Já que o próximo feriado nacional será o de Finados, seria oportuno apresentar à Câmara dos Deputados uma moção em homenagem póstuma ao falecido DEM."
DO DEPUTADO FEDERAL JILMAR TATTO (PT-SP), ironizando a desidratação da bancada dos Democratas, agravada com a criação do PSD, nova sigla do prefeito paulistano, Gilberto Kassab.

contraponto

Ato de contrição


Em passagem relatada no livro comemorativo dos 20 anos da Força Sindical, que será lançado hoje, o sindicalista José Ibrahim, um dos fundadores da entidade, conta que foi chamado a comungar durante missa celebrada por João Paulo 2º em 1991. Quando entrou na fila, foi advertido por Luiz Antonio de Medeiros, hoje secretário-adjunto do Trabalho na capital paulista:
-Onde você vai? Comunista não toma hóstia.
Sem titubear, Ibrahim respondeu:
-A do papa eu vou aceitar. Essa eu não perco!

Nenhum comentário: