quarta-feira, outubro 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Enterro à vista
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 05/10/11

O esvaziamento do ato pró-reforma política em Brasília tem tudo para virar prenúncio de mais um naufrágio do debate sobre o tema. Depois muita saliva, o PMDB continuava, no início da noite, para lá de refratário ao relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS).
Estava marcada para mais tarde uma última rodada de conversa entre os dois partidos, mas quase ninguém esperava entendimento. Se Fontana não recuar do financiamento público exclusivo de campanhas, o PMDB pedirá vista, hoje, na votação do projeto em comissão especial. E anunciará o embarque na proposta de constituinte exclusiva do PSD de Gilberto Kassab.

Ah, é? Em recente reunião, Fontana sapecava vários "Lula quer", "Lula defende", até ser cortado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ): "Se ele não aprovou a reforma durante os oito anos de Presidência, vai aprovar agora, que não tem caneta?".

Pano rápido Tão logo Ideli Salvatti chegou ao almoço de líderes, foi interpelada por Jovair Arantes (PTB-GO): "Nós só temos três cargos no governo e a senhora diz em entrevista que o problema do PTB é cargo?". A ministra calou. Cândido Vaccarezza (PT-SP) mudou de assunto.

Padrinhos mágicos 1 O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) tem consumido telefonemas em busca de apoio a Assusete Dumont Reis Magalhães para vaga no STJ. Vinda do TRF da 1ª Região, ela integra lista tríplice a ser submetida a Dilma.

Padrinhos mágicos 2 A juíza conversou ontem com José Sarney (PMDB-AP). Segundo a assessoria do senador, o encontro foi casual e breve. O escolhido para o STJ irá atuar na área criminal.

Cizânia Na audiência de conciliação no TST, ficou patente o racha na Federação Nacional dos Trabalhadores nos Correios. A sessão se estendeu por cinco horas em boa medida devido a disputas entre as facções internas. O acordo para colocar fim à greve será submetido hoje aos sindicatos da categoria.

Armistício Rivais no plano nacional, CUT e Força chegaram a acordo para compor chapa na eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus, quinto maior do país, com 110 mil trabalhadores.

Sangria Já são seis os deputados de saída do PR: além de Sandro Mabel (GO) e Giroto (MS), que irão para o PMDB, há Liliam Sá (RJ), Dr. Paulo César (RJ), Diego Andrade (MG) e Homero Pereira (MT), cujo destino é o PSD.

Em bloco O PSB-SP, da base de Geraldo Alckmin, filiou três deputados estaduais expulsos do PSC, dobrando sua bancada na Assembleia.

Olha eu aqui Durante evento realizado anteontem pelo PSDB paulistano para Alckmin discorrer sobre as obras de seu governo na capital, José Serra interrompeu mais de uma vez o discurso do governador para lembrá-lo de feitos de sua gestão na prefeitura. Ao chegar, Serra havia dito que não falaria muito, pois estava ali na condição de espectador. Porém...

Holerite 1 Os reajustes salariais do funcionalismo estadual provocaram inchaço de R$ 5,2 bilhões nas despesas com a folha de pagamento previstas no Orçamento de São Paulo para 2012 em relação ao atual exercício.

Holerite 2 Ainda assim, governistas devem apresentar emendas propondo mais recursos para os servidores.

Recomeço O ex-deputado Orlando Fantazzini, que em 2005 trocou o PT pelo PSOL, retornou ao partido.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Dilma mostra que, ao contrário do que diz, é muito suscetível a pressões. Ela quis impor autoridade e acabou se curvando a quem nos trata como uma república de bananas."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre as mudanças que o Planalto será obrigado a promover no texto da Lei Geral da Copa depois da nova rodada de negociações com a Fifa.

contraponto

Tratamento de choque


Ao chegar à sua primeira reunião com a bancada do PMDB depois de ter sido nomeado para o Turismo, Gastão Vieira fez questão de apertar a mão de cada um de seus ex-colegas de Câmara. Henrique Alves insistia em chamá-lo à mesa principal, mas o ministro seguia entretido com os deputados. Até que o líder passou a bradar:
-Pedro Novais, Pedro Novais!- em referência ao degolado antecessor de Vieira.
Os deputados estranharam, e Alves explicou:
-É pra ver se ele presta atenção e vem logo se sentar!

Nenhum comentário: