quarta-feira, setembro 21, 2011

ILIMAR FRANCO - PSDB: lama no PT


PSDB: lama no PT
 ILIMAR FRANCO
 O Globo - 21/09/2011

Ficou pronta a pesquisa feita pelo PSDB e que vai orientar sua ação política nos próximos anos. Os tucanos ficaram entusiasmados com um dos dados coletados: para 21% dos dois mil entrevistados, o PT é um partido ligado a atos de corrupção e ao aparelhamento da máquina. O cientista político Antonio Lavareda registrou, para a cúpula tucana, que é a primeira vez em que um quinto de entrevistados faz essa associação e que o resultado é uma janela de oportunidade e de ação.

Mas a presidente Dilma vai bem
Os entrevistados pela pesquisa tucana fazem uma distinção entre o petismo e a presidente Dilma. Para 40% deles, Dilma está disposta a travar uma luta sem tréguas contra a corrupção. Outros 40% avaliam que a vontade da presidente se limita a uma faxina seletiva. Chamou a atenção dos tucanos a avaliação semelhante do desempenho do PSDB e do PT: competência e eficiência da gestão, 19% x 19%; melhoria dos serviços públicos, 18% x 18%; e qualificação dos quadros, 15% x 13%. Na parte qualitativa da pesquisa, Antonio Lavareda relatou que uma parcela expressiva acredita que, no futuro, os dois partidos vão se fundir.

Minas conta com Aécio. São Paulo conta com Aécio. O Brasil conta com Aécio" - Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, em solenidade na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (MG), na noite de anteontem.

Vale quanto pesa?
O PT não tem votos no Congresso para aprovar um projeto de lei complementar (257 deputados e 41 senadores) ou uma emenda constitucional (308 deputados e 49 senadores). Os petistas só conseguem aprovar sozinhos, e numa sessão com baixo quórum, apenas leis ordinárias. Apesar da fragilidade legislativa, os petistas têm dois terços dos ministros. A história do governo Lula se repete. Os aliados, principalmente o maior deles, o PMDB, estão rendidos.

Xeque-mate
Diante do alinhamento do Ministério da Fazenda com a Petrobras, no caso da atualização da Participação Especial, os senadores do Rio apresentaram outra proposta: instituir por decreto o Imposto sobre Exportação de Óleo Bruto.

Estouro
O PSD acredita que o TSE dará sinal verde à sua criação na sessão de amanhã. Seus organizadores já falam em uma bancada com mais de 60 deputados federais. Só um pedido de vista pode atrapalhar os planos do novo partido.

Carimbo
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) tentou impedir a rotulagem dos alimentos transgênicos. Seu projeto foi derrotado ontem na Comissão de Meio Ambiente. O rótulo - um "T" em cor preta num triângulo amarelo - nunca saiu do papel.

Michel Temer recebe Lula
Hoje, no Palácio do Jaburu, o presidente em exercício, Michel Temer, se reúne com o ex-presidente Lula. O relator da reforma política, Henrique Fontana (PT-RS), e os líderes Henrique Alves (PMDB-RN) e Paulo Teixeira (PT-SP) estarão lá. O PT quer financiamento público e um sistema no qual 50% dos deputados seriam eleitos pelo voto em lista e 50%, pelo voto proporcional. O PMDB aceita 50% na lista, mas quer 50% pelo voto majoritário (distritão), com financiamento público e privado.

Pedindo voto
O governador Eduardo Campos (PE) se reuniu ontem com a bancada evangélica na sala da presidência da Comissão do Trabalho da Câmara. Pediu apoio para a mãe, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), na eleição de hoje para o TCU.

ARTICULAÇÃO de peso na Câmara para fazer do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) o relator do projeto que cria a Comissão da Verdade.

A SENADORA Ana Rita (PT-ES) defendeu ontem, para a ministra Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), que refugiados estrangeiros idosos (65 anos) e deficientes também recebam recursos do Programa de Benefício de Prestação Continuada.

PROMESSA. Candidato ao TCU, o deputado Átila Lins (PMDB-AM) diz que vai privilegiar seus eleitores: "quando for acionado para resolver assuntos de minha competência constitucional e legal".

Nenhum comentário: