quinta-feira, setembro 01, 2011

ILIMAR FRANCO - Está feito: Pimentel



Está feito: Pimentel
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 01/09/11
 
A presidente Dilma pediu ontem a seu vice, Michel Temer, que contornasse eventuais dificuldades no PMDB para fazer o senador José Pimentel (PT-CE) o novo líder do governo no Congresso. A presidente argumentou que sua escolha era natural, pois Pimentel era o primeiro vice do ex-líder, o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura). Temer já explicou a situação para o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), que decidiu não criar caso. O anúncio pode ser feito a qualquer momento.

Os estados e suas bancadas

O governo Dilma não vai fazer cavalo de batalha caso a Câmara decida votar a Emenda 29, que regulamenta os gastos com Saúde. O governo federal já gasta com o setor o percentual previsto na proposta. A presidente Dilma fez um alerta, na segunda-feira, pedindo o adiamento da votação por causa dos estados, pois a maioria deles não cumpre o percentual fixado no projeto. Emissários da presidente já
avisaram aos governadores que eles precisam entrar em campo para evitar a votação. Pois, a única coisa que o governo federal não quer é a ampliação dos recursos para a Saúde dos atuais 7% para 10% da receita bruta da União. 

"A presidente Dilma capitulou, submeteu-se à chantagem de sua base aliada. Sua famosa faxina limitou-se a jogar sujeira para debaixo do tapete e esconder a vassoura atrás da porta” — Jarbas Vasconcelos, senador (PMDB-PE)

CABO DE GUERRA. A direção nacional do PSDB entrou em campo para assegurar a permanência da deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) no partido. Com o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, de malas prontas para o PP, o presidente do diretório regional, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, teria dado um prazo de dez dias para que ele e seu grupo deixem o PSDB, sob pena de expulsão por infidelidade partidária. 

Turbinado
 
O embaixador no Egito, Cesário Melantonio Neto, representante do Brasil na Conferência de Paris, que vai tratar da Líbia, é o novo embaixador extraordinário para o Oriente Médio. Affonso Celso de Ouro- Preto está se aposentando.

Na pressão
O presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), disse ontem ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) que, se o partido continuar sob suspeição, não terá outra alternativa a não ser assinar a CPI da Corrupção.

PSD de vento em popa
A expectativa da direção do PSD é que o partido obtenha hoje o registro em 11 estados. Ontem, eram sete estados. Com isso, o novo partido terá cumprido exigência legal para que o TSE lhe dê registro definitivo. Um de seus dirigentes, Saulo Queiroz, informa que o PSD vai nascer com 47 deputados e dois senadores. Mas o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, avalia que até que saia o registro
do TSE a bancada poderá chegar a 55 deputados. 

Cota para mulheres
O PT votará nova cota para mulheres em seus diretórios, no seu 4o- Congresso, no final de semana. Hoje 30% das vagas são das mulheres. A comissão de estatuto quer a paridade, mas com uma transição de 40%. Elas querem paridade já.

Referência
A ministra Iriny Lopes (Mulheres) vai propor à Casa Civil a criação da comenda Fabiana Murer, dedicada a mulheres que fazem diferença no esporte. Fabiana conquistou o primeiro ouro feminino do Brasil num mundial de atletismo.

OS SENADORES governistas vão propor que as empresas petrolíferas paguem royalties de 20%. Na proposta original do governo, a taxação ia para 15%. 
REPRESENTATIVIDADE. São tantos os candidatos que o próximo representante da Câmara no TCU poderá ser escolhido com uma votação inferior a 100 votos.
NOVO PARTIDO. Sobrinho do senador Clésio Andrade (PR-MG), o deputado Diego Andrade (PR-MG) diz já ter o número suficiente de assinaturas em dez estados para criar o PDN (Partido do Desenvolvimento Nacional).

Nenhum comentário: