domingo, setembro 25, 2011

ILIMAR FRANCO - Efeito Jaqueline



Efeito Jaqueline
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 25/09/11

A absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo propina, gera reação. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) fez consulta à Mesa: fatos anteriores "contaminam" o mandato? A defesa sustentou que não e ganhou no plenário. Mas Miro reage: "A Câmara não pode virar um refúgio". O relator da consulta no Conselho de Ética, Carlos Sampaio (PSDB-SP), que pediu a cassação de Jaqueline, dirá que contamina sim. A decisão sai na próxima quarta-feira.

Arrumando a mala

Derrotado nas eleições para o TCU, o deputado Átila Lins (PMDB-AM) recusou a relatoria da DRU. Irritado com seu partido, está conversando com o governador Omar Aziz (AM) sobre sua transferência para o PSD de Gilberto Kassab.


NO COMPASSO DA HISTÓRIA. O cantor e compositor Geraldo Azevedo será considerado anistiado político sexta-feira, num ato da Comissão da Anistia, em Recife. Em parceria com Geraldo Vandré, é autor de "Canção da despedida", música censurada em 1968. Um dos versos: "eu quis ficar aqui, mas não podia/ o meu caminho a ti, não conduzia/ um Rei mal coroado não queria o amor em seu reinado/ pois sabia, não ia ser amado". Azevedo foi preso em 69 e em 75, no Doi-Codi. Relata que sofreu torturas.

É preciso um gesto dos estados produtores. Este é outro governo, com outro presidente e num outro momento. A derrubada do veto é o pior dos mundos" - Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara (RN), sobre os royalties do petróleo nas áreas já licitadas


OS GOVERNADORES Renato Casagrande (ES) e Geraldo Alckmin (SP) estão acertados com os estados não produtores de petróleo. Eles vão ganhar no pré-sal e têm pouco a perder no já licitado.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral (RJ) convocou os senadores Francisco Dornelles (PP), Lindbergh Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB) para almoçar amanhã. Eles querem obstruir o Senado e impedir a votação de projeto que redistribui os royalties do petróleo.

O MINISTRO Edison Lobão, de Minas e Energia, diz que a proposta do governo federal para os royalties não é de sua autoria, mas do Ministério da Fazenda.

"...mas sua filha gosta"

Lurian, filha do ex-presidente Lula, está há dois meses trabalhando com o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP). Licenciada do PT desde 2008, ela aposta numa disputa, para a Prefeitura de São Paulo, entre o seu chefe e o ministro Fernando Haddad. "Se for o Haddad o petista escolhido, vai ser um debate de alto nível com o Chalita", diz. Lurian assegura que Chalita não vai para o Ministério de Dilma na reforma de janeiro. Depois das eleições, quem sabe.

Bronca geral

A bancada do PT reclamou com o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) de supostos excessos da Anatel e da PF nas batidas a rádios comunitárias. Jesus Rodrigues (PT-PI) contou caso de gente que foi a óbito numa dessas ações.

Reforço

A presidente Dilma pediu à ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) que dê atenção redobrada à Copa do Mundo. No foco: a construção dos estádios pelos clubes e as reformas nos aeroportos. A ordem é marcar de cima a CEF e o TCU.

Vetado

O governo Dilma não quer nem ouvir falar da proposta de aumento do pagamento de participação pela Petrobras para resolver a demanda dos estados não produtores. Alega que isso prejudicaria os planos de investimento da empresa.

O voto em lista só interessa ao PT

Os grandes partidos não querem saber do voto em lista. Sustentam que essa mudança só beneficia o PT. Desde 1998, a votação petista à Câmara dos Deputados cresce e, desde 2006, é a maior. O PT partiu de 12,7 milhões de votos em 1998, para 16,8 milhões em 2010. O PMDB caiu de 20,3 milhões, em 1994, para 12,9 milhões em 2010. O PSDB caiu de 18,1 milhões em 1998 para 11,7 milhões em 2010. O DEM afundou de 18,3 milhões em 1998 para 7,4 milhões em 2010. Caíram também as votações do PP, do PDT e do PTB. Muitos petistas já perceberam que os outros partidos não vão facilitar o caminho do PT rumo à hegemonia.

Nenhum comentário: