sábado, setembro 03, 2011

ILIMAR FRANCO - Desautorizado


Desautorizado
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 03/09/11
 
A avaliação dominante no Planalto é que o presidente do STF, Cezar Peluso, foi contestado por seus pares dos Tribunais Superiores. Os ministros do governo contam que, antes do envio do Orçamento de 2012 para o Congresso, foram feitas várias reuniões, inclusive na véspera. Foi acertado que os R$ 8 bilhões para reajustes salariais do Judiciário não constariam da proposta, cabendo ao Congresso remanejar recursos para esse fim.

PSD: o que o DEM ainda teme

A direção do DEM vai fazer o que puder para retardar ou impedir que o TSE dê registro definitivo para o PSD. O comando demista avalia que, se o PSD virar partido até 20 de setembro, haverá uma corrida de novas filiações. A expectativa é que o DEM tenha perdas relevantes, desta vez de prefeitos e vereadores eleitos pelo partido, sobretudo em São Paulo e Santa Catarina. O líder no Senado, emóstenes Torres (GO), reconhece: “Tem muita gente de stand by, só esperando pelo registro.” A base municipal é fundamental, conforme estudo do cientista político Antonio Lavareda, nas eleições para as vagas na Câmara dos Deputados.

"Os estados produtores já ganharam muito dinheiro, porque os nossos representantes aqui dormiram. Mas agora acordamos e queremos a nossa parte” — Blairo Maggi, senador (PR-MT), sobre os royalties

BATENDO CABEÇA. A redução da taxa Selic pelo Copom desconcertou a oposição. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), onsidera que “houve interferência do Planalto, arranhando a autonomia do Banco Central”. Já o candidato tucano à Presidência José Serra, em seu blog, diz sobre a interferência: “Isso é uma tolice. Expressar uma posição não significa impor uma decisão tecnicamente injustificável”.

Contrapartida

O presidente da CUT, Artur Henrique, em reunião com a presidente Dilma, cobrou contrapartidas trabalhistas de empresas que recebem financiamento público. Na agenda, os acidentes de trabalho e as lesões por esforço repetitivo.

Sutileza
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, vai pedir ao governador Eduardo Campos (PE) que retire a candidatura ao TCU de sua mãe, a deputada Ana Arraes (PSB). Alega que o deputado Aldo Rebelo (PCdoB- AL) é mais competitivo.

Fiscalização para combater a tortura

A presidente Dilma vai enviar projeto de combate à tortura ao Congresso. O objetivo é permitir que peritos independentes fiscalizem presídios, cadeias e manicômios. Essa medida será anunciada juntamente com a liberação de R$ 1 bilhão para programa do Ministério da Justiça para construção e ampliação de presídios. A intenção é criar 300 mil novas vagas nas prisões. Hoje, há 60 mil presos em delegacias de polícia.

Engatilhando

A Camex vai aprovar, na segunda- feira, regra pela qual o Brasil poderá usar o mecanismo do “dumping retroativo”. Previsto pela OMC, o reforço na defesa comercial tem como alvo produtos vindos de China, Coreia, Vietnã e Tailândia.

Treino

Pré-candidato a prefeito de São Paulo, o ministro Fernando Haddad (Educação) tirava fotos ontem com a militância no 4o-Congresso do PT. Sem experiência eleitoral, questionado se estava treinando, ele respondeu, rindo: “Tô, né”.

 O GOVERNADOR Sérgio Cabral arrancou risos, na quarta-feira, na audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre royalties, ao afirmar: “O senador Aécio Neves está aqui, pelo Rio de Janeiro.”
 DISPUTA. Há três candidatos para a presidência da representação brasileira do Parlamento do Mercosul: os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Roberto Requião (PMDB-PR).
 O PREFEITO de Duque de Caxias, Zito, filiou-se ontem ao PP. Os apelos do presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), não adiantaram. 

Nenhum comentário: