terça-feira, agosto 02, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Vendas de veículos devem crescer até 12% em 2012, dizem consultorias
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 02/08/11

As vendas de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil devem crescer até 12% no próximo ano. Segundo cálculos da Tendências Consultoria, o crescimento é maior que os cerca de 5% estimados para este ano, número que carrega os reflexos de uma desaceleração nas vendas devido ao aperto nas condições de financiamento.
"As medidas restritivas ao crédito vão começar a se dissipar no ano que vem", diz Roberta da Veiga, economista da Tendências.
"Voltará o crescimento na média dos anos anteriores, talvez um pouco acima por causa da base de comparação baixa deste ano."
A RC Consultores, por sua vez, projeta para o ano que vem crescimento de 7% nas vendas internas somadas as importações, chegando a 4,1 milhões de veículos comercializados no país.
As importações devem apresentar o maior avanço, de 20%, atingindo mais de 1 milhão de veículos, segundo previsão da RC.
A produção, entretanto, deve crescer cerca 3%, para 3,39 milhões de novas unidades em 2012, de acordo com a Tendências.
"Vai ter um descompasso inicial por causa do crescimento das importações e do tempo de maturação dos investimentos", diz Veiga.
Em 2013, quando começar a operação das fábricas da Hyundai e da Chery no país e o câmbio atingir patamar razoável, o crescimento deve chegar a 14,7%, diz Veiga.

EXPANSÃO DA...
A Casa das Calcinhas abrirá neste segundo semestre as suas primeiras unidades fora do Estado de São Paulo. Serão seis novas lojas, nas regiões Sul e Sudeste e no Distrito Federal.
"Começaremos com os Estados que estão mais próximos de São Paulo para facilitar a adaptação da nossa estrutura", diz o sócio Rafael Deieno Jr.
Em 2012, a companhia terá cem novos pontos, entre franquias e lojas próprias, que movimentarão cerca de R$ 30 milhões para serem construídos.
A marca fechou parceria com uma franqueadora para a abertura de lojas menores e continuará responsável pela criação de unidades com mais de 200 m2.
"Enquanto eles cuidam da venda de pontos, nós garantimos o abastecimento dessas novas unidades", afirma Deieno Jr.

NÚMEROS
25
é o número de unidades próprias no Estado de São Paulo

R$ 30 mi
é o valor que deverá ser movimentado na abertura de lojas da marca até o final de 2012

A empresa não divulga o faturamento de 2010

...ROUPA DE BAIXO
A rede de lojas de roupas Puket revê a sua estratégia de expansão no Brasil.
A companhia, que vai abrir 26 franquias até o final de 2012, pretende inaugurar unidades maiores. "A maioria das nossas lojas tem 40 m2, mas queremos testar mais vezes o modelo de 100 m2, que foi positivo", diz um dos sócios da marca, Cláudio Bobrow.
A rede também avalia a possibilidade de inaugurar franquias no exterior no próximo ano. A Puket tem duas lojas na Venezuela.
"Queremos ter franquias na América Latina, na Europa e na Ásia. Os EUA não nos atraem, pois, apesar de o mercado ser amplo, está inundado de produtos chineses", diz Bobrow. A marca, que foi conhecida pelas meias e hoje produz roupas casuais, quer chegar a 200 franquias nos próximos cinco anos.

NÚMEROS
92
é o número atual de lojas da marca em funcionamento

36
unidades estão localizadas no Estado de São Paulo

R$ 135 mi
foi o faturamento da rede de roupas em 2010

ESTACIONAMENTO PROIBITIVO
Está cada vez mais caro estacionar o carro. O preço médio da diária no Rio de Janeiro (US$ 19,22) é o mais alto da América Latina, segundo levantamento da Colliers International, em 156 cidades do mundo, consideradas centros de negócios. São Paulo, por sua vez, apresenta a segunda maior diária da região (US$ 17,02). O local mais caro do mundo para estacionar é Oslo, na Noruega, onde a diária chega a custar US$ 89,04.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

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