quinta-feira, agosto 11, 2011

ILIMAR FRANCO - Mui amigos


Mui amigos 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 11/08/11

O PMDB não aceita pagar a conta de irregularidades ocorridas, no governo Lula, no Ministério do Turismo. Ontem, o partido deu apoio ao convite, dos deputados Otavio Leite (PSDB-RJ) e Rubens Bueno (PPS-PR), para que o ministro Pedro Novais dê explicações na Câmara. Mas, a pedido do PMDB do Senado, eles também aprovaram convite para o ex-ministro Luiz Barretto falar sobre os mesmos fatos, ocorridos na sua gestão.

PMDB e PT dão prensa em Cardozo
Os líderes do PMDB e do PT foram para cima do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), na noite de terça-feira, por causa da Operação Voucher. A cobrança ocorreu no gabinete da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Cardozo foi até lá por ordem
da presidente. Dilma, após relato do vice Michel Temer, ficou indignada com o uso de algemas pela PF. Naquela manhã, os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Orlando Silva (Esportes) assistiram, na Sala de Autoridades do aeroporto de Congonhas (SP), Colbert Martins, secretário da pasta do Turismo, ser algemado e fotografado, embora não tenha resistido à prisão nem houvesse indício de desequilíbrio mental.

"Os excessos são imperdoáveis e serão punidos” — José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, para líderes do PMDB e do PT sobre o uso de algemas pela PF

STRESS. O presidente Marco Maia (PT-RS), na foto, bateu a mão na mesa ontem, na reunião de líderes, quando o líder do DEM, ACM Neto (BA), anunciou que seu partido iria obstruir as votações. “Vocês querem o quê? Fechar a Câmara?”, dramatizou Maia. ACM Neto retrucou: “Temos o direito de obstruir, o seu problema é a obstrução feita pela base do governo”. Maia quer votar 35 projetos, alguns deles gerando despesas, neste ano.

Geni

Na reunião do Conselho Político, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que estava liberando parte dos restos a pagar. “Sobre as emendas do Orçamento deste ano eu ainda tenho que conversar com o Mantega”, disse ela.

No clima

Dirigente do PSB, Roberto Amaral cobrou ontem divulgação prévia da pauta das reuniões do Conselho Político. “Vim aqui na expectativa de debater a crise política”, reclamou. O debate foi sobre a crise econômica internacional.

No pé do ouvido

Depois de dizer que não vai subir em palanque onde a base estiver dividida e que não é possível passar quatro anos brigando, o ex-presidente Lula chamou o senador mLindbergh Farias (PT-RJ) para uma conversa, no final do almoço com a base anteontem, no Palácio Laranjeiras. “Ô Lindbergh, acerta com a Clara Ant para você passar lá no instituto para conversar comigo”, disse ele. Lindbergh é candidato ao governo do estado em 2014. O vice Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), também é.

Pau para toda obra
A mais nova proposta para resolver o problema do financiamento da saúde pública é do líder do PMDB, Henrique Alves (RN). Ontem, para os líderes aliados na Câmara, defendeu tirar os recursos necessários dos royalties do petróleo.

Vem aí o PSD
Com mais de 400 mil assinaturas coletadas e organizado em 17 estados, o PSD vai dar entrada na próxima semana no seu registro no TSE. Saulo Queiroz, um dos dirigentes do partido, diz: “Não há como impedir a criação do PSD”.

 RESSABIADO. O ministro Wagner Rossi (Agricultura) pediu à Advocacia-Geral da União a indicação de um nome para assumir a área jurídica da Conab.
 SOLDADOS do Batalhão da Guarda Presidencial, que servem no Palácio do Planalto, estão levando “quentinhas” de casa. Consta que caiu a qualidade do almoço servido aos Dragões da Independência.
● A DIRETORA-GERAL adjunta da Cidade do Cabo (África do Sul), Laurine Platzky, e o delegado de Cultura de Barcelona (Espanha), Jordi Martí, falam hoje sobre Copa do Mundo e Olimpíadas, em seminário promovido pelo Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: