segunda-feira, agosto 22, 2011

CLÁUDIO HUMBERTO


Projeto do PT no Rio passa por ministério

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) revelou a um contato o projeto de poder do partido para o Rio de Janeiro em 2014, avalizado pelo ex-presidente Lula. Lindbergh sai candidato ao governo do estado com um vice do PMDB. Para compensar o aliado, o candidato de Sérgio Cabral ao governo, o vice Luiz Fernando Pezão, ganharia o Ministério das Cidades, caso o governo petista consiga se manter no Planalto.

Estratégia

O PT nacional considera estratégicas as conquistas dos governos de Rio de Janeiro e São Paulo, o sonho de poder nunca alcançado.

Sombra

Não se descarta que Sérgio Cabral rife o aliado Pezão. Teme que o vice, uma vez no poder, ofusque seus oito anos de mandato.

Amigo do Gabinete

Pezão tem perfil agregador para o cargo. Ganhou todos os 92 alcaides do estado quando foi presidente da associação de prefeitos.

Aliada de peso

O vice-governador passaria o fim de semana em eventos oficiais com a presidenta Dilma no Rio, que o chama de “Leão da Montanha”.

Ação na Justiça quer parar obras de porto ilegal

O Ministério Público Federal já pediu à Justiça para ouvir testemunhas na ação civil pública movida pela Fenccovib, federação que reúne a nata dos trabalhadores portuários, que pede a imediata suspensão das obras do terminal da Embraport, empresa controlada pelos árabes da Dubai Ports e a empreiteira Odebrecht. A Embraport tenta a todo custo impor a privatização branca da atividade portuária, e sem licitação.

Antaq omissa

Diante da omissão da Antaq, a Agência de Transportes Aquaviários, a tal Embraport pretende explorar atividade portuária, que é estatal.

Só com licitação

A exploração de serviços portuários por empresas privadas somente pode ser obtida mediante licitação, como no caso dos aeroportos.

E implícito?

Contato da coluna leu aviso em bar do hotel Grand Mercure em Shenzhen, China: “É proibido usar drogas e praticar sexo explicito”.

Madri vazia

Os milhares de peregrinos que foram a Madri para receber o Papa Bento XVI tiveram uma inusitada surpresa. Os madrilhenhos aproveitaram as férias de verão e abandonaram a cidade. A maioria das casas comerciais, inclusive bares e restaurantes, estão fechados.

O Brasil não para

Exonerado do DNIT com suspeita de beneficiar empresa da mulher, o diretor-executivo José Henrique Sadok surgiu no D.O. da União autorizando aditivos até 2012 em convênios com duas prefeituras.

Brasília na rota

Crescem as chances de Brasília sediar a Universíades 2017, os jogos universitários mundiais. Em setembro o comitê organizador visitará a capital, e decidirá em novembro. Turquia e Taiwan também concorrem.

Pará na Justiça

O caso do plebiscito no Pará sobre a divisão em três estados – com criação de Carajás e Tapajós – será julgado na quarta (24) no STF. O plenário decidirá se o plebiscito será só nas regiões interessadas.

Mesmo longe, servidor tem dividendos de estatal

Dois servidores requisitados pela Abin à Eletronorte, Hemérico Brasil Ornelas Leitão e Sylvio Augusto Pereira de Jesus, pediram à direção da agência o pagamento do Plano de Participação nos Lucros e Resultados. E levaram. A Abin pagou R$ 70 mil a cada um deles.

Trezza no sal

Como a Abin não tem rubrica ou recurso para isso, seu diretor-geral, Wilson Trezza, está sujeito a processo de improbidade administrativa. Os servidores sequer apareciam na estatal e receberam os dividendos.

Mulherio sumiu

O movimento PMDB Mulher murchou. Talvez porque sua líder nacional ande ocupada demais com os próprios rolos. Trata-se da deputada Fátima Pelaes (AP), fisgada na Operação Voucher, da Polícia Federal.

Parou por quê?

Sem fichados, sem algemas, a Operação Alquimia mostrou a guinada na PF, criticada pelo próprio governo ao prender os trombadinhas do Turismo. O governo baiano teria impedido a divulgação de nomes.

Pensado bem...

Se a PF continuar nesse ritmo, faltarão algemas na Esplanada dos Ministérios...

Um amante de gatos

Especialista em factóides, Jânio Quadros visitou certa vez o diplomata Guimarães Rosa. Instalado na sala do célebre autor de “Grande Sertão: Veredas”, Jânio notou que havia uma grande quantidade de gatos:
- Por que tantos gatos? Em geral as pessoas preferem cachorros...
Guimarães Rosa respondeu sem hesitações:
- Porque os gatos são muitos mais fiéis ao dono. Já os cachorros se parecem com certos diplomatas, abanam a cauda para qualquer autoridade

Nenhum comentário: