domingo, julho 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Saindo da retranca
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SP - 17/07/11

Resolvida a equação financeira do Itaquerão, o comitê paulista da Copa-2014 pretende rever a conduta até agora discreta ante o evento. O governador Geraldo Alckmin vai reforçar a equipe com dedicação exclusiva à preparação, hoje só com cinco membros -Minas Gerais, por exemplo, tem 41.
Em outra frente, tentará engajar secretarias na "atmosfera" da competição com medidas como a inclusão de disciplina sobre o evento na grade das escolas e o incremento do roteiro cultural internacional. Já no dia 30, o governador vai ao Rio acompanhar o sorteio das Eliminatórias e fazer "boca de urna" pela escolha do estádio do Corinthians para a partida inaugural.
Vestiário A deputados aliados que reclamaram não haver saído um tostão das emendas de 2011, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que chamará o colega Guido Mantega (Fazenda) para fazer uma preleção aos congressistas. Falará, sobretudo, da necessidade de precaução devido à crise na Europa e nos EUA.

Na onda
Henrique Eduardo Alves (RN), que para desgosto de peemedebistas como Geddel Vieira Lima levou um bolo de casamento para celebrar a aliança entre PT e PMDB, é afeito a símbolos. No passado, já mandou um bambolê para que Dilma tivesse "jogo de cintura" na política. Agora, cogitou enviar prancha para ela "surfar" no clima de entendimento entre aliados. Dessa vez, porém, recuou após ouvir alguns conselhos.

Autoridade 
Lourimar Rabelo, chefe de gabinete do líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT-SP), é chamado por deputados que frequentam a atual sala do petista de "514" -referência ao fato de a Casa possuir 513 parlamentares.

Compras 
A Câmara lançou edital para comprar seis poltronas giratórias de couro ao preço médio estimado de R$ 4.300 a unidade. Elas serão colocadas na sala de reuniões da presidência.

Voto sustentável 
O Movimento Nossa São Paulo, de Oded Grajew, prepara campanha para orientar eleitores a escolherem, em 2012, políticos que assumam compromissos com as causas sustentáveis e os valores éticos. O material na TV será estrelado pela atriz Beatriz Segall e pelo ex-jogador Raí.

Mutirão caipira 
Em nova tentativa de expansão pelo interior paulista com vistas a 2012, o PSDB-SP vai montar 47 coordenadorias regionais, com autonomia para deliberações locais. Os tucanos vão eleger os 22 representantes de cada núcleo no dia 13 de agosto.

Oremos 

Paulo Skaf recebe hoje o presidente da CNBB, d. Raymundo Damasceno Assis, para almoço em Pindamonhangaba. A inserção no eleitorado católico é um dos trunfos de seu adversário não declarado pela candidatura do PMDB à Prefeitura de São Paulo em 2012, Gabriel Chalita.

Popular pelo protesto no YouTube contra os baixos salários dos professores, a potiguar Amanda Gurgel protagonizará o programa de TV do PSTU que vai ao ar na quinta. Vai comparar a baixa remuneração da categoria com a evolução patrimonial do ex-ministro Antonio Palocci.

Escolado 
Gustavo Fruet, que anunciou a saída do PSDB na quarta, disse a aliados que temia repetir na disputa à Prefeitura de Curitiba, em 2012, a mesma situação dos tucanos na eleição paulistana de 2008 -a de ter candidato, mas com o governador do partido apoiando na prática um adversário.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"O governo da presidente Dilma só tem seis meses, mas os sinais de desgaste já mostram envelhecimento precoce."
DO DEPUTADO PAULO ABI-ACKEL (PSDB-MG), sobre as suspeitas de irregularidade que fizeram a presidente mudar os titulares de quatro pastas e afastar dirigentes e servidores dos Transportes.

contraponto

Nas alturas


Na abertura do 6º Salão de Turismo, quarta-feira, em São Paulo, o ministro Pedro Novais foi a estrela do evento e passou parte da solenidade ao lado do prefeito Gilberto Kassab e de Orlando Silva (Esporte), ambos bem mais altos do que ele.
Vendo a cena, um assessor brincou:
-No próximo salão, precisamos providenciar equipamento novo para a infraestrutura do turismo brasileiro: um banquinho...

Nenhum comentário: